Na crista da onda

Pesquisa feita pelo Exatta e divulgada ontem pelo Jornal do Dia mostra o prefeiturável João Alves Filho (DEM) bem à frente dos adversários. Registrada no TRE sob o número 00016, a consulta foi realizada em Aracaju de 1º a 3 deste mês. Na estimulada, o demista aparece com 55%, bem à frente de Valadares Filho (13%). A candidata Vera Lúcia tem 8%, enquanto Almeida Lima só seria votado por 6% do eleitorado. O verde Reinaldo Nunes tem apenas 1%. Na pesquisa espontânea João também lidera com 37%, Valadares aparece com 7%, Vera e Almeida só conseguiram 2% das intenções de voto e Reinaldo não foi citado. Confirmando-se os índices apurados pela Exatta, os aracajuanos definem o pleito ainda no 1º turno, porém é bom levar em conta que a campanha está somente começando e que até o dia 7 de outubro muita água ainda passará por baixo da ponte.

Protesto

Os professores da rede estadual começam a semana protestando. Daqui a pouco eles vão queimar o Índice Guia de Avaliação de Desempenho em frente à sede da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). Os educadores entendem que o documento, imposto pela Secretaria da Educação, afronta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O protesto faz parte de vários outros programados para este mês pelo sindicato da categoria.

Reajuste

O governador Marcelo Déda recebe hoje deputados estaduais para tratar sobre o reajuste salarial dos professores. A comissão suprapartidária foi criada pela Assembleia a pedidos dos educadores, que recusaram o reajuste linear de 6% e insistem numa majoração de 22% sobre o piso salarial. Esta será a primeira vez que Déda recebe em audiência velhos aliados, que se tornaram adversários por conta da antecipação da eleição da Mesa Diretora do Legislativo.

Quebra de braço

Auditores estão em pé de guerra com o secretário da Fazenda, João Andrade. Este ameaça punir a categoria se persistir a operação padrão, iniciada na semana passada nos postos fiscais. O Sindifisco reagiu contra a ameaça e denunciou que a Secretaria não oferece condições mínimas de trabalho. Em nota, a entidade revela que os postos estão sem balanças, policiamento, iluminação adequada. Também faltam coisas simples como papel, clips, toner e impressoras. É, assim fica difícil trabalhar.

Cifrão

Ao discursar num comício em Itabaiana, o governador Marcelo Déda (PT) voltou a fustigar os irmãos Edvan e Eduardo Amorim. Segundo o petista, surgiu em Sergipe um grupo político baseado no talão de cheque. Enquanto pedia votos para o prefeito e candidato a reeleição Luciano Bispo (PMDB), Déda afirmou que os Amorim entendem política como um negócio de compra e venda. Homem, vôte!

Novas moedas

O Banco Central lançou duas moedas comemorativas em homenagem às Olimpíadas, que terminaram ontem na Inglaterra. A moeda bimetálica especial de R$ 1 traz em seu anverso, no núcleo prateado, a legenda Brasil com a logomarca dos Jogos Rio 2016 e, no centro da composição, a bandeira olímpica. Outra moeda, com características parecidas, é de prata, com valor de face R$ 5. Parte delas, 80 mil unidades, será comercializada em embalagens especiais para colecionadores e o restante colocado em circulação.

Acese apela

Criar áreas específicas no centro de Aracaju para carga e descarga de mercadorias, e a ambientação do trecho interditado da rua José do Prado Franco, visando evitar que o local seja ocupado por camelôs. As duas reivindicações foram feitas ao prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) pelo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, Alexandre Porto. O prefeito prometeu analisar os dois pedidos.

Adiou

João Alves Filho adiou o encontro marcado para hoje com empresários da construção civil. Organizada pela Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas, a reunião-almoço objetiva ouvir as propostas dos prefeituráveis. Na semana passada, Alves Filho também cancelou encontro idêntico organizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe. O demista tem passado parte do tempo em São Paulo, acompanhando um familiar doente.

Voou penas

E o vice-governador Jackson Barreto (PMB) reagiu contra as afirmações do deputado federal André Moura (PSC) que o comparou a “um jarro cafona, velho e de muito mal gosto que está encostado em um canto do Palácio”. O peemedebista postou no twitter que “é melhor ser comparado um jarro velho e limpo do que ser condenado pela Justiça como ladrão de frango da merenda escolar das crianças pobres de Pirambu”. Misericórdia!

Do baú político

Não é fácil escolher um entre os 5.379 candidatos a vereador de Sergipe. Para tentar ajudar o eleitor indeciso, o blog listou alguns dos apelidos registrados este ano no Tribunal Regional Eleitoral. Comece apreciando este cardápio de pretendentes: Arroz Doce, Garapa, Tubaína, Jurubeba, Café, Bolo, Pipoca, Chocolate, Chiclete, Pirulito, Pinha, Bacalhau, Peixe, Farinha, Toicinho, Bofe e Mocotó. Cuidado com Colesterol!  Também há Peixe Podre. Xarope ajuda?

Você pode escolher seu candidato entre ‘animais’ como Carneiro, Formiga, Formigão, Caititu, Rato, Sapinho, Guigó, Tatu, Zebrinha, Lobinho, Pica-Pau, Louro, Azulão, Tucano, Pinto, Xexéu e Patativa. Ou se defina pelo que se acha o mais importante de todos: Comandante Urubu. A fauna eleitoral também inclui Pato Rouco, Júlio Camelo, Zé da Gata, Lulu da Jibóia, Zé da Burra, Mão de Urso, Zé Pavão, Maria da Cobra e Vado Gavião.

Não gostou dos candidatos apresentados até agora? Que tal votar em Urêia, Pezão, Bico de Bule, Treme-Treme, Pitico, Bilisco, Resenha, Minuto, Cilibrina, Moral, Bicudo, João Mochila, Bico Liso, Fogoso, Farmacinha e Lambança? Tem ainda Faca Cega, Lata Velha, Marreta, Cuíca, Biela, Penca, Índio, Cacique, Sapato, Chumbinho, Queixo de Aço, Escopeta e Canhão.

Ah, você deseja candidatos importantes, personagem de televisão? Então opte por Chapolin, Batman, Robin, Sombra, Tico, Teco, Bob Esponja, Catatau, Batoré, Amado Batista, Gugu Liberato e Chacrinha. Senão escolha entre Pirata, Tenente, Xerife, Kojak, Doutor, Prefeitinho, Ministro, Buda, Colombo, Cazuza e Madonna. Quer aterrorizar de vez? Pois vote em Bin Laden.

Já está com a cabeça ardendo? Que tal candidatos como Júnior Pimpão, Paulo Penteado, Telmo Cabeleireiro, Careca e Zé Peruca? Na relação da Justiça Eleitoral tem um tal de Defunto, mas é melhor você optar por Anjinha, Anjo Gabriel, ou simplesmente Céu. Como, após desfilarem por aqui tantos políticos de proa, você ainda permanece indeciso? Então não tem jeito, só lhe resta votar em Peidão, candidato a vereador lá em Socorro.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais