Na reta final para as eleições

A seis dias da realização do pleito, as eleições de 2016 estão batendo a porta. Os mais de cinco mil municípios brasileiros vão escolher seus prefeitos e vereadores , depois de uma campanha exatamente franciscana, por causa da mudança nas regras das doações para campanhas eleitorais. O fato é que faltou dinheiro para os candidatos se movimentarem com mais agilidade. Mas, essa é uma regra que deverá existir pelos tempos afora. Afinal, em eleições passadas ficava sempre a dúvida: quem ganhou foi o candidato X is ou o volume de dinheiro que ele conseguiu e gastou? Agora, a situação é outra: os candidatos tiveram que partir para o convencimento e para o gogó na busca do voto. Aqui em Sergipe, não foi diferente. As campanhas foram tão franciscanas  que quem conseguia dez mil réis de doação rezava de satisfação.

Uma campanha paupérrima

Campanha chega ao final na quinta-feira tão pobre como começou. A se confiar nas pesquisas, dos sete candidatos, três são os principais na busca da vitória – os demais têm pouca chance. Dos três que estão em primeiro plano, dizem as pesquisas, o dr. João Alves, depois de duas vezes prefeito e três vezes governador, fez uma campanha apática e vi terminar, melancolicamente em terceiro lugar. Frustará seu sonho de voltar ao governo do Estado pela quarta  vez, o que por si só já seria um recorde. Desta vez, o dr. João vai se dedicar à aposentadoria talvez recebendo apenas a visita dos que foram candidatos a vereador na sua chapa. Estes candidatos sentiram-se abandonados em plena campanha pelo desinteresse do dr. João em fazê-la. Ele não foi, por exemplo, a nenhum debate, com receio de enfrentar uma plateia que poderia lhe ser hostil. A sua publicidade na televisão muito raramente era renovada, tornou-se, portanto repetitiva e pouco atraente. O apelo de sua mulher,  Senadora Maria do Carmo, não surtiu o mesmo efeito dos anos anteriores. Em suma, uma campanha que foi um fisco.

A exposição da candidata a vice

A campanha de Edvaldo Nogueira usou e abusou da presença da ex-Primeira Dama, Eliane Aquino, além de ter produzido o jingle mais bonito de toda a campanha, lembrando as obras produzidas quando foi prefeito pela primeira vez. Eram apenas 3 minutos – mas poucos minutos de muita movimentação e sem xingamentos. A campanha do seu adversário, Valadares Filho, tentou sugerir  que ele estria envolvido nos vexames do PT, mas o carimbo não chegou a deixar marcas. Valadares preferiu explorar as visitas que fazia a comunidades distantes do centro parra fazer suas promessas, como a construção de quatro mil casas populares  ou o projeto de reformar casas que foram entregues com muitos problemas. Vai ser possível realizar tal programa? É o que se verá se ele for eleito, no primeiro ou no segundo turno. Edvaldo tem esperanças de encerrar  faturar já no primeiro turno. Não está muito longe disso.  Sua promessa de campanha mais importante foi a de rever o valor exagerado  do IPTU manipulado por dr. João Alves Filho.  A hora de votar é no próximo domingo. À noite, já se saberá quem as urnas contemplou com a vitória.

Governador do Rotary faz visita oficial

Governador do Distrito 4390 do Rotary Club, que engloba os rotarianos de Sergipe, Alagoas e norte da Bahia estará nesta semana em Aracaju para visita oficial a alguns clubes. O sr. Leozildo Pereira Pedrosa será recepcionado hoje, na reunião-almoço do Rotary Clube de Aracaju-Norte. À noite, estará em São Cristóvão.  Na terça-feira a visita será feita ao RC Praia 13 de Julho. Na quarta-feira, estará no RC de Aracaju, que é o clube mais antigo da cidade. Na quinta-feira, finalmente, estará no RC Siqueira Campos. Ele retorna a Juazeiro, de onde procede, na sexta-feira. Volta, em data a ser oportunamente anunciada para visitar os demais clubes da cidade e do Estado.

Pagamento só na terça-feira

O Governo do Estado informou, no final da tarde de sábado, que o pagamento dos servidores aposentados e pensionistas, marcado para hoje, segunda-feira, foi adido para amanhã, “por motivos burocráticos não superados”. Amanhã, os aposentados e os pensionistas recebem o saldo do mês de gosto e o integral do mês de setembro. Tudo de uma vez só.

Depoimento de Sérgio Conde Garcia

Do dr. Sérgio Conde Garcia transcrevemos o e-mail recebido:
“Não tenho dúvidas sobre  a decência, conduta étic e mortal do Engenheiro Pedro Figueiredo. Assino esse manifesto  por considerar uma IGNOMÍA o que foi imposto a esse profissional competente e dedicado. O Brasil tem muito a reconhecer a extremosa contribuição desse cidadão de bem que colocou sua vida profissional a serviço do coletivo. Jamais se apropriou do que não lhe pertence, jamais faz parte de associações com pessoas de caráter duvidoso. Conheço-o no seio de sua família, no convívio com seus colegas  estudantes e profissionais, sua trajetória na Engenharia. É um homem de bem, jamais iria decepcionar seus admiradores. Tem reconhecimento internacional e todos que lhe conhecem orgulham-se do técnico, distante e interesses individuais e políticos. É uma lástima o que fizeram com você, Eng. Pedro.
Assim manifesto a minha solidariedade a você que enfrentou com galhardia os poderosos e covardes, posto que se ocultam nas sombras, criando cizânias e maledicências. Você nunca foi homem de conchavos e articulações. Sua presença na presidência da Eletronuclear engrandecia a  cadeira que você sentava, da mesma forma que engrandeceu e deu segurança às operações. Os lugares que você ocupou  não lhe tornaram maior do que você já era. Você os engrandeceu por onde passou. Sua conduta moral e ética e sua reputação ilibad são exemplares para todos os gestores públicos”.

                 …e para encerrar…

Sepultamento – Morreu no início da manhã de domingo o comerciante José Resende Machado, conhecido como Zelito, casado com d. Hortência Machado. Ele morreu aos 87 anos e foi sepultado à tarde no Cemitério Santa Isabel. Ele era rotariano do Rotary Club de Aracaju. Zelito e d. Hortência formavam um casal muito conhecido e querido da sociedade sergipana.

                 ***              

Fundo – O Fundo Estadual de Equilibrio Fiscal – que será constituído por pelo menos 10% do valor do benefício fiscal concedido pelo próprio Estado para que empresas se instalem em território de Sergipe -, cujo projeto está na Assembleia, foi discutido por empresários em reunião realizada na Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, sob a presidência do presidente da FIES, com a participação do dr. Albano Franco, na última quinta-feira

                 ***

Férias – Assembleia e Câmara de Vereadores suspenderam as sessões ordinárias desta semana para liberar os parlamentares nesta semana que

                 ***

Detido – De Ministro da Fazenda e ex-estrela do PT, o indefectível Antônio Palocci foi agarrado pela Lava  Jato. Foi detido pela Polícia Federal na manhã de segunda-feira

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais