O Proinvest tomou conta dos debates

A Assembleia Legislativa já está em recesso. Realizou a sua última sessão na sexta-feira, que, tradicionalmente, não tem encontros legislativos, mas este ano foi obrigado a abrir exceções, porque na 5ª feira havia muito o que se debater nas comissões técnicas, como a audiência pública com a presença do Secretário de Justiça, Sr. Antonio Hora. Este terminou não aparecendo nem mandando um simples assessor. O fato foi considerado como uma desfeita contra a Assembleia – mas ficou por isso mesmo. Na sexta-feira, além da pauta do Orçamento para 2017 havia inúmeros outros projetos, mas o que provocou debates foi o projeto do governo, revisando o Proinvest. O projeto, aprovado no Governo do Dr. Marcelo Deda, ainda chama a atenção e provoca muitos debates. De um lado o governo, do outro os parlamentares amorinistas, isto é, que seguem a orientação dos irmãos Senador Eduardo e empresário Edvan Amorim. Enquanto os jornalistas especulavam se seria aprovado ou não, terminou que, na votação, o governador Jackson Barreto cacifou-se com14 votos a favor e 8 contra. O projeto aprovado agora é no valor de R$ 428.791.548,18. O projeto do Proinvest tramitou em 2013 e o governador Marcelo Deda teve que negociar com o Senador Eduardo Amorim, porque este se mostrou irredutível em alterar alguma coisa de sua posição. Agora que o projeto inclusive já foi negociado com a Caixa Econômica Federal, o Senador Eduardo Amorim não deu as caras, mas os parlamentares seus seguidores foram todos contra um novo elenco de realizações além da vinculação de cada obra por um valor arbitrado pela Oposição. Deda lutou tenazmente contra isso, mas afinal foi derrotado. Agora, as coisas mudam de figura. Há um novo Proinvest na praça no valor de quase 450 milhões de reais para um elenco de 36 obras. A briga em torno deste novo Proinvest começou nas comissões técnicas e terminou no plenário da Assembleia com a sua aprovação. Já não se esperava que o governo tivesse coragem de deixar submeter o novo projeto à votação. Mas foi o que aconteceu. E se saiu vitorioso.

Pode-se dizer que o governo fez barba, cabelo e bigode. Aprovou o projeto do Proinvest e até o Orçamento do Estado para 2017 como queria. À oposição só restou se lamentar nas inumeras entrevistas que concedeu ao rádio e a televisão. A Assembleia só volta a se reunir agora em 15 de fevereiro de 2017. Terá então 3 deputados novos, substituindo os parlamentares que vão assumir dia primeiro de janeiro a cadeira de prefeituras no interior do Estado.

Mérito Industrial para Albano Franco

O empresário e ex-governador Albano Franco foi homenageado na última quinta-feira, com o Gran Colar da Ordem do Mérito Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul. É a maior comenda da entidade sindical que reúne os industriais sul-mato-grossenses. A entrega ocorreu em sessão solene, a partir das 20 horas na Casa da Indústria de Campo Grande. A homenagem é o reconhecimento dos relevantes serviços prestados pelo empresário Albano Franco ao sistema CNI/SESI/SENAI/IEL, quando ocupou a presidência da Confederação Nacional da Indústria, no período de 1980 a 1994.

Conselho de Educação tem novos dirigentes

O Conselho Estadual de Educação tem, desde o último final de semana, novos dirigentes. Foi eleita presidente do órgão a professora Luana Silva Boamorte de Matos e como vice-presidente o professor José Sebastião dos Santos Filho. Ela chega à presidência com menos de dois anos após entrar para o Conselho, no dia 28 de maio de 2015. Ela agradeceu ao governador Jackson Barreto a sua indicação para o Conselho e a seus companheiros de Conselho a sua elevação à Presidente da Casa. Luana Silva Boamorte vem do interior do Estado. De fato, ela lecionava numa escola do governo do Estado em Nossa Senhora da Glória.

Os números do Nordeste
O Nordeste apresentou crescimento de 0,20% na inflação em novembro, seguindo tendência de queda ao longo do ano. O índice da Região, no entanto, ainda é superior ao nacional, que registrou alta de 0,18% no período. A avaliação é do Escritório de Estudos Econõmicos do Nordeste (Etene), órgão de pesquisas do Banco do Nordeste. Segundo o Etene, os gastos que compõem o grupo “Saúde e Cuidados Pessoais”  subiram 0,70% sendo responsáveis por quase metade da inflação do Nordeste em novembro. Em Fortaleza e Recife esses produtos tiveram aumento mais elevado de 0,77% e 0,71%,  respectivamente . Salvador por sua vez teve o crescimento percentual para esse gênero, com alta de 0,65%. No acumulado de doze meses, a inflação regional registrou 7,89%, também superior a nacional, de 6,99%. A região metropolitana de maior inflação no período continua sendo Fortaleza, ao apontar crescimento de 9,25%. Na mesma base de compa ração, Salvador, que possui o  maior peso no calculo realizado para o Nordeste, assinalou índice de 7,33% e Recife, elevou os preços em 7,75%, Ainda levando em consideração novembro, Recife foi a cidade onde se verificou o maior índice inflacionário (0,60%). Fortaleza e Salvador apresentaram inflação de 0,13% e 0,05%, respectivamente.

Na compra dos remédios, consumidor quer preço

O consumidor está priorizando preço à marca na hora de adquirir medicamentos. Essa é uma das conclusões da pesquisa “Análise do perfil de compra dos consumidores de medicamentos”, divulgado em outubro último pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada. Segundo a pesquisa, 45% dos consumidores acabaram comprando produtos diferentes do objetivo inicial: a quase totalidade desses clientes buscava economia. A pesquisa teve como objetivo apurar a características de compras de medicamentos dos brasileiros, o tipo de medicamento adquirido, o percentual de consumidores que portavam receituário e o índice de troca de medicamento, bem como os motivos que levaram a essa troca. Segundo a pesquisa, dos entrevistados que foram as farmácias, 72% adquiriram os medicamentos, contudo, apenas 24% compraram exatamente o que foram comprar, 31% modificaram parte da compra e 45% trocaram os medicamentos por vontade própria ou por indicação dos farmacêuticos. Um ponto importante a ser destacado na pesquisa foi que a cada quatro compradores de medicamentos, três não portavam receita médica.  Quando perguntados se estavam com ela, 74% dos clientes afirmaram que não, contra apenas 28% que disseram estar.

É para atualizar os dados

Aposentado e pensionista que não atualizarem os dados terão pagamentos bloqueados. O Sergipeprevidência convoca os aposentados e pensionistas que não realizaram o Censo Funcional 2016, para comparecerem a sede do Instituto, localizado na praça da Bandeira, 48, bairro São José até o dia 15 de janeiro de 2017. O não comparecimento dentro deste prazo, resultará no bloqueio do pagamento do benefício até que seja regularizada a situação. A lista dos convocados encontra-se disponível no Diário Oficial número 27.599  de 16 de dezembro de 2016.

Juiz sergipano preside conselho da AMB

Um sergipano é o novo presidente do Conselho Fiscal da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. O Juiz José Anselmo de Oliveira – titular do Juizado Especial da Fazenda Pública de Aracaju – foi o nome eleito na reunião do Conselho Fiscal da AMB. Para a Secretaria foi eleita a juíza Maria de Fátima Gomes de Oliveira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, completando o Conselho, o Desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, do Tribunal de Justiça de Tocantins. Em solenidade que contou com a presença de Ministros do STF e do STJ, do Ministro da Justiça e do presidente do Conselho Federal da OAB, além de juízes do Brasil inteiro, a posse dos eleitos aconteceu na sexta-feira.

Mutirão de Diabetes de Sergipe

Foi no último sábado, entre 8 e 12h, que se realizou o Mutirão de Diabetes de Sergipe, patrocinado pelo Centro de Diabetes de Sergipe e Secretaria Municipal de Saúde. O mutirão é uma homenagem ao Natal e realizou-se no Colégio Estadual Jose Alves do Nascimento, na Avenida General Euclides Figueiredo, no bairro Coqueiral.  Foram oferecidos exames gratuitos de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, avaliação ponderal e orientações sobre diabetes. O evento contou com o apoio da Universidade Tiradentes, Sociedade Médica de Sergipe, sob a coordenação da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético, Sociedade de Brasileira de Diabetes, Regional Sergipe, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Regional Sergipe, Federação Nacional de Entidades e Associações de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Sergipe. O Dr. Raimundo Sotero, do Centro de Diabetes, fez uma palestra sobre prevenção e cuidados com diabetes. A nutricionista Cinthia Fontes, por seu turno, falou sobre Nutrição e Diabetes.

…e para encerrar…
JANTAR – O Rotary Club de Aracaju-Norte reúne seus associados amanhã à noite, em uma ceia festiva, comemorativa do Natal. Será a partir das 20h no Quality Hotel, sob a presidência do dr. Carlos Melo.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais