O Saneamento Básico em Aracaju é uma mentira? Aracaju fede

 

(foto da Coluna de LEC)

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Por Antônio Samarone:

O jornalista Luiz Eduardo Costa denunciou em sua coluna: “Aracaju fede cada vez mais, e nos bairros considerados ricos a fedentina é pior.” “O Rio Poxim é uma cloaca”.

Os dados oficiais da finada DESO é que a rede de esgoto cobre 60% da cidade e que existem 7 estações de tratamentos.

Onde está a verdade?

Ocorre, que boa parte do esgoto coletado, por razões diversas, não chega às estações de tratamentos. Parte do esgoto coletado é jogado diretamente ou indiretamente nos canais, córregos, rios e riachos. Somando-se as ligações diretas, cria-se um quadro dantesco de insalubridade.

Aracaju está fedendo, o jornalista tem razão, e fedendo a merda!

Infelizmente a questão ambiental não está na pauta dos poderes públicos em Aracaju, nem por parte do estado, nem do município.

Na verdade, a finada DESO opera, entre aspas, uma rede fictícia de esgoto, incompleta, descontinua, visando apenas duplicar a arrecadação, com a cobrança da extorsiva “taxa de esgotos”. A única forma de tirar do vermelho uma empresa desorganizada.

Pedir providências a quem? O governador está sub judice e o prefeito em permanente campanha eleitoral…

Deus nos proteja!

Clóvis Barbosa visita Lula na segunda-feira e Moro na terça-feira. Uma verdadeira piada! Do ex-deputado João Fontes:  O conselheiro Clóvis se inspirava em Moro para combater a corrupção em Sergipe. Aliás, este blog chegou a levantar questionamentos no artigo “Que Venha Moro. Perguntas que não se calam,”’ quando Clóvis anunciou que traria Moro para um seminário. Ao visitar o presidiário Lula, Clóvis marca uma posição política para ter apoio dos petistas para se manter no TCE. Clóvis visita Lula na segunda-feira e Moro na terça-feira. Uma verdadeira piada! Qual o Clóvis que você acredita? Coisitas de Sergipe Del Rey. A política é Coisitita do Capetita!

TRE/SE: na pauta na próxima segunda-feira,30, embargos de declaração do governador cassado E se encontra no segundo bloco da sessão do pleno do TRE/SE da próxima segunda-feira, 30, os embargos de declaração impetrados por Belivaldo Chagas contra a decisão do pleno que cassou o mandato dele e de Eliane Aquino por abuso do poder econômico.

Decisão revertida Num restaurante famoso no Shopping RioMar um assessor especial do governo garantia ontem, 23, que a votação já foi revertida e comemorava antecipadamente, inclusive aceitando apostas. Arrepare Osmário!

Cassação de Cristiano Beltrão também na pauta da sessão do dia 30 E na pauta do dia 30 de setembro tem também o recurso do Ministério Público Eleitoral que pede a cassação do prefeito de Ilha das Flores, Cristiano Beltrão, hoje Cavalcanti e da vice, Eleni Ferreira Lisboa. A expectativa no município é grande.

Codevasf Sergipe disputada Enquanto a senadora Maria do Carmo conta com o apoio da maioria da bancada de Sergipe para manter a indicação na superintendência da Codevasf no Estado, nos bastidores, os colegas do senador Alessandro  dizem que ele ainda tenta indicar um nome para a companhia e para isso já condicionou o apoio ao governo no Senado . Será verdade? É só esperar.

Macambira: prefeito do PT enaltece André Moura Enquanto alguns petistas de Sergipe fazem “cara feia” para o ex-deputado André Moura, outros petistas aplaudem o ex-deputado, hoje secretário no RJ. O prefeito de Macambira, Luciano do PT, não se cansa de agradecer a André por várias emendas a última foi um caminhão coletor de lixo.

A César o que é de César. Enquanto isso num Reino não muito distante de Sergipe Del Rey “A coisa na redação é muito complicada, alguns colegas usam medicamentos, tipo Rivotril, para suportar a jornada estressante que se instalou por lá. A equipe está reduzida e desmotivada. E para completar os editores não estão aceitando a intervenção externa de uma súdita que deixou o reino, mas do condado que está agora quer pautar o que o reino faz. E tudo isso no grito, destruindo algo construído por profissionais. E o pior: quem manda no reino não são os soberanos é um tal de JR. Faz o que quer com a complacência da rainha e da princesa.

A César o que é de César. Enquanto isso num Reino não muito distante de Sergipe Del Rey II Na verdade os cidadãos sentem faltam do antigo Rei César. Na verdade não era um rei, era um gestor humano, não tratava os cidadãos como súditos, mas como colaboradores. Ele jamais deixaria que duas pessoas manipulassem tão negativamente os destinos do Reino. Os mais antigos contam que certa vez um cidadão vindo de fora do reino diretor quis afrontá-lo e ele botou para correr dizendo que quem mandava no Reino era ele.

A César o que é de César. Enquanto isso num Reino não muito distante de Sergipe Del Rey III Ele sabia preservar o patrimônio físico e humano do Reino, coisa que os herdeiros parecem não ter conhecimento ou capacidade já que delegam poderes demais para duas pessoas. Com ele o reino não estaria passando por essa situação. Hoje ninguém mais se preocupa com a memória e o legado deixado por ele.

Com a boca na botija A expressão popular usada quando se pega alguém em flagrante cometendo algum ato proibido caí como uma luva num episódio recente em Sergipe. Um político, hoje sem mandato, foi pego com a boca na botija com uma auxiliar. A consequência do flagrante familiar foi a exoneração dos indicados dele. Em Aracaju tudo se sabe e nem precisa sair em jornal em extinção.

Estrategista político E um conhecido estrategista político experiente e que já participou de diversas campanhas em Sergipe está aderindo a pré-candidatura a vereador de um nome pelo Partido dos trabalhadores em Aracaju.

Técnicas de Investigação contra a Lavagem de Dinheiro: MP promoverá Workshop O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP), promoverá, no dia 04 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, o “Workshop Técnicas de Investigação contra a Lavagem de Dinheiro: Teoria e Prática”. O curso é destinado ao aperfeiçoamento da atuação dos membros, servidores e estagiários do MPSE.

Palestras O evento terá como palestrantes os promotores de Justiça Peterson Almeida Barbosa (MPSE), Francisco de Assis Machado Cardoso (MPRJ) – especialista em investigações financeiras e ilícitos fiscais, criminologia, inteligência estratégica, inteligência de Estado e inteligência de segurança pública -, Alexandre Veras Vieira (MPRJ) – especialista em segurança pública -, Rafael Calhau Bastos (MPES) – especialista em prevenção e repressão à corrupção – e o juiz Federal Marcelo Bretas (TRF2). As palestras serão abertas para o público interessado.

Canindé do São Francisco: aprovada cassação do prefeito E  os vereadores do município de Canindé do São Francisco, aprovaram ontem, 23, por unanimidade a cassação do prefeito Ednaldo Barros. Entre as acusações de improbidade administrativa falta de recolhimento ao INSS, não pagamento de consignados e uma nota paga para produtos farmacêuticos que não foram entregues. Com a cassação, assume o presidente da Câmara, Weldo Mariano (Republicanos).

Desembargador Edson Ulisses lança nova edição de seus livros O desembargador Edson Ulisses, do Tribunal de Justiça de Sergipe, lançou no último sábado (21) novas edições dos livros Reflexões Cidadãs e Sabedoria Popular. O autor, que é membro da Academia Sergipana de Letras, utilizou a sua vivência como representante da OAB e observações do vocabulário popular para servir de tema às obras. O lançamento ocorreu no Hotel Aquários, junto com o coquetel de encerramento do Seminário Regional do Direito Notarial e Registral, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe – ANOREG/SE.

Os dois livros Reflexões Cidadãs reflete a luta de Edson Ulisses em favor dos direitos

O autor dos livros, Edson Ulisses com familiares, entre os amigos José Carlos Machado e Albano Franco e na última foto com o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho e o deputado Talysson.

humanos, através de discursos feitos em eventos nos quais representava a OAB. Na obra, constam também palestras e artigos, sendo alguns de abordagem jurídica e outros em forma de análise crítica da sociedade. Por sua vez, livro Sabedoria Popular foi escrito ao longo de anos de pesquisa e observação. São textos, estórias, provérbios e versos compostos por máximas da sabedoria popular sergipana e outras amenidades, que ressaltam, em seu conjunto, a importância da cultura popular na formação da sociedade.

AmigosO lançamento foi bastante prestigiado por autoridades e amigos do autor. O ex-governador Albano Franco, o ex-deputado José Carlos Machado, o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju Nitinho Vitale e a Juíza Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe foram algumas das presenças ilustres.

Projeto da ANOREG/SE homenageia notários e registradores do passado Por falar em ANOREG/SE, o seminário de atualização da categoria realizado no último sábado teve discurso de abertura do presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Osório de Araújo Ramos, e contou ainda com a presença do ex-governador Albano Franco, do ex-deputado José Carlos Machado e do desembargador Edson Ulisses.

Memória O evento serviu também para o lançamento de um interessante projeto de resgate da memória cartorária do estado: Grandes Notáveis, criado para homenagear Notários e Registradores que exerceram com destaque as suas atividades nos cartórios extrajudiciais de Sergipe. O primeiro volume do projeto é “Nair Aragão Feitosa – Uma notária registradora à frente do seu tempo”, escrito por Euvaldo Lima sobre a ex-titular do cartório de Primeiro Ofício de Nossa Senhora da Glória. O livro é composto por estrofes de cordel e depoimentos da família e amigos de D. Nair do Cartório, como era conhecida a homenageada.

Sergipe participa do encontro nordestino das empresas distribuidoras de gás O segmento de distribuição de gás do Nordeste se reuniu na quinta-feira, 19, em Natal, no Rio Grande do Norte. O encontro contou com dirigentes de sete concessionárias de gás. Estavam presentes o estado do Ceará (Cegás), Rio Grande do Norte (Potigás), Paraíba (Pbgás), Pernambuco (Copergás), Alagoas (Algás), Sergipe (Sergás) e Bahia (Bahiagás) que discutiram temas como o Novo Mercado de Gás no Brasil, desafios regulatórios e a política setorial de gás natural para o Nordeste. Também integrou a pauta o andamento da Chamada Pública para compra do suprimento que irá possibilitar a competitividade do combustível.

 Relevância O encontro aconteceu no salão de eventos do Hotel Barreira Roxa e contou com a participação da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que na abertura destacou a relevância das companhias estaduais de gás para o desenvolvimento da região Nordeste.

Ajustes O  diretor da ANP, Cesário Cecchi, essa reunião em Natal será repetida em outras oportunidades defendendo  “ajustes entre as regulações federal e estaduais, em função dos elos da cadeia que a indústria de gás compõe. E se um elo falha, tanto a montante quanto a jusante, o processo não se conclui. Então, é necessário harmonia entre a regulação federal e a regulação dos estados”. Já o senador Jean Paul Prates informou que não soube acerca da definição de compromisso em manter a malha de dutos de gás no Nordeste, assim como da venda por parte da Petrobras.

 Expansão “Também não tive conhecimento sobre o compromisso para expansão. Não ouvi nada sobre isso. Portanto, é muito importante que o Nordeste esteja unido. Nossas personalidades são específicas, mas nossas distribuidoras têm uma história em comum, sócios, configurações e um modelo tripartite, formado pelo governo, Petrobras e empresa privada. E essa história em comum deve promover um futuro em comum diante dos desafios de negociações e novas descobertas”.

Demandas da Sergas O diretor presidente da Sergipe Gás, Valmor Barbosa, fez uma explanação do quadro vivenciado pela companhia em Sergipe. Ele também questionou e solicitou ao diretor da ANP presente no evento, algumas demandas pertinentes a Sergas. A primeira delas foi no sentido de que o gás produzido em Sergipe, seja priorizado para a distribuidora local. De sorte que a Petrobrás retire o volume de gás necessário para reinjeção, queima e consumo próprio, o excedente forneça a Sergas. A segunda solicitação refere-se que a ANP autorize a Petrobrás a realizar pequenas modificações operacionais, passando do duto de transporte para a rede de distribuição da Sergas, com isso, não pagaríamos o transporte. Diante dessa aprovação, teríamos condições para diminuir a tarifa.   Cesário Cecchi achou razoável as demandas apresentadas por Valmor Barbosa e solicitou que formalizasse através de ofício para fins de avaliação dos pleitos.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Workshop discute mieloma Após participar recentemente em Boston, Estados Unidos, do 17° Workshop Internacional de Mieloma, já está em Aracaju, a médica hematologista Lourdes Alice Marinho, integrante da equipe médica da Clínica Onco Hematos. O evento, qpromovido pela Sociedade Internacional de Mieloma, reuniu mais de três mil participantes de vários países e teve por objetivo promover o intercâmbio científico e clínico sobre os mais recentes avanços em mieloma múltiplo e das doenças das células plasmáticas. “O mieloma é o câncer de um tipo de células da medula óssea chamadas de plasmócitos, resposáveis pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias”, destacou a hematologista. A médica Lourdes Alice é a única profissional da área de hematologia em Sergipe, autorizada pelo SUS – Sistema Único de Saúde, a fazer transplante de medula óssea.                                                                 

Copa Nordeste de karatê: com dois clubes Sergipe foi vice-campeão geral E o karatê de Sergipe continua mostrando que é um dos melhores do país. Em recente Copa Nordeste de Karatê realizada em Maceió (AL), competição oficial da CBK, os dois clubes que representaram Sergipe, o União e o Budô conquistaram o vice-campeonato geral com oito atletas, mostrando assim que quantidade não é qualidade. O evento contou com cerca de 100 atletas de todo o Nordeste.

Os representantes de Sergipe Os caratecas de Sergipe vencedores em várias categorias: Arthur Oliveira, campeão de Kata e kumite; Davi França, campeão de Kata e kumite; Carlos Arthur, campeão de kumite e vice de Kata;;Davi Lucas, campeão de kumite e 3° de Kata; Arthur Felipe, 2° kumite; Myllena Anemberg ,vice-campeã de Kata e kumite; Alessandra Antônio, vice-campeã de Kata e 3° no kumite;Sheila Camila, vice-campeã de Kumite e Samara Raíssa,3° lugar em kata. “Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos pupilos que em nenhum momento fraquejaram, ao contrário foram muitos aguerridos,” destacou um dos coordenadores da equipe de Sergipe,, Yoakan Jócelis que também agradeceu o apoio da Ótica Carol, Sumã Surf Shopping, Trimidia e Sesi.

Construtora Celi apresenta novos projetos A Stanza apresentou, na última terça-feira (17), o lançamento do Residencial Del Rey, que vai integrar a Alameda Serigy, uma nova área residencial e comercial que chega em Aracaju. A nova região está localizada entre os bairros Inácio Barbosa, Farolândia e Jardins, traz um novo conceito de urbanização, com praça, empreendimentos comerciais e residenciais. O Residencial Del Rey, da Stanza traz modernidade e conceitos sustentáveis em seu projeto, e plantas de dois ou três quartos, com até 68m². Para mais informações entre em contato pelo telefone (79) 3251-5001 ou visite o Espaço Celi Sementeira Park. Mais uma realização da Construtora Celi!

PELO E-MAIL E FACEBOOK

ARTIGO

“Turismo entre nós, está ainda na boa vontade” por Carlos Nascimento*

O título deste artigo não é original, é o mesmo de um artigo assinado por Ediraldo Matos Silva publicado no jornal A Cruzada de 21 de março de 1970 no qual o articulista faz uma crítica, até onde era possível àquela, época, às políticas públicas de turismo, e destaca que “turismo se faz principalmente ‘com massa cinzenta’, depois dinheiro”.

Logo nos primeiro parágrafo o hoje Professor e Procurador Aposentado de Belford Roxo, Ediraldo Matos Silva, assevera, com certa dose de humor, que “Nação que não promove turismo não tem tostão” e diz que se o Prof. Alencar quiser ele empresta o slogan, desde que citada a fonte.

O professor Clodoaldo Alencar foi um dos pioneiros no jornalismo de turismo em Sergipe, mantendo a coluna turismo no Sergipe Jornal nos anos 1964-1965, e mais tarde foi o incentivador para a criação do Departamento de Cultura e Turismo de Aracaju. Através de sua coluna o Prof. Alencar fazia proposições para inserir Sergipe no mapa do turismo Brasileiro que começava a se desenhar (a Embratur somente viria a ser criada em 1970,e por aqui a Emsetur, que está em processo de extinção, em 1971)..

Tanto em um quanto outro articulista o que mais se ressalta na escrita é a possibilidade do turismo ser um impulsionador da economia e os benefícios para o Estado e população em geral. Não sem coincidência o tema deste ano para o Dia Mundial do Turismo é Turismo e empregos: um futuro melhor para todos.

Quase 50 anos depois do artigo na Cruzada o que mudou? Uma parte da resposta pode estar na entrevista do Governador Belivaldo Chagas a Jozailton Lima ao site jlpolitica, disse ele: “Reconheço que erramos, que há falhas por parte do Governo. Mas é preciso que cada um também procure a sua falha. Acho que o fato de termos tido, nos últimos anos, uma série de secretários de Turismo atrapalhou, porque você não tem uma sequência: um entra e pensa de uma maneira; outro entra, e pensa de outra maneira. Isso atrapalha, e eu acho que foi o que aconteceu. Vamos buscar alguém que possa estar à frente da Secretaria e fazer com que ela trabalhe com profissionalismo. Eu acho que do jeito que as coisas estão sendo colocadas hoje, não estão boas, e eu preciso rever a situação do Turismo e da pasta como um todo.”

Temos na entrevista dois pontos a analisar. A falta de continuidade e falta de profissionalismo. Desde que a Secretaria de Estado do Turismo foi criada em 2003, com um breve período de extinção quando se fundiu com a SEDETEC, passaram pela pasta treze secretários, porém grande parte destes respeitaram o planejamento e deram continuidade às ações.

Principalmente apoiado no corpo de profissionais que estavam na pasta. E isto ocorreu desde a criação da SETUR quando nós os técnicos recomendamos e Pedrinho Valadares acatou que se implantasse o Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico que fora elaborado durante o Governo Albano Franco pela Technum após dois anos de debates envolvendo o trade turístico, órgãos públicos e instituições de ensino superior. Um dos grandes avanços da SETUR foi a implantação do Fórum Estadual de Turismo, e a definição do que norteia a Política Estadual de Turismo através de um decreto, e permitam-me a falsa modéstia, pois fui o responsável por redatar o instrumento original que depois sofreu alterações, porém sempre mantendo o espírito do decreto original no tocante à política.

Mas se um ou outro secretário rompeu a continuidade de ações, só recentemente, ainda que as pessoas evitem colocar isto, conjugou-se falta de continuidade com falta de profissionalismo, mesmo que nos quadros do turismo oficial tivesse bons profissionais, estes não eram ouvidos. Dentre os principais estragos está a quebra da série histórica das pesquisas de demanda turística, ao menos duas eram feitas por ano, uma na baixa e outra na alta estação, e servia para balizar as ações. As últimas foram feitas há cinco anos. A pesquisa que foi apresentada no ano passado abarcando os polos Costa dos Coqueirais e Velho Chico não supre a quebra da série histórica das pesquisas de demandas, sendo outro instrumento ao qual deve ser dado continuidade. Como planejar o turismo sem dados que apontem uma direção?

É claro, que como também assinalou o governador na entrevista citada, o turismo não é responsabilidade única do governo do estado, ou somente do poder público, quer seja federal, estadual, ou municipal, é responsabilidade de todos, a começar do cidadão que dá a sua contribuição mantendo a cidade limpa, até os trabalhadores dos diversos setores que se preparam para atender bem ao cliente.

Também não podemos ocultar que nos últimos cinquenta anos houve muitos avanços que contribuíram, de uma forma ou de outra para nos colocar no mapa do turismo brasileiro.
Esta semana que é conhecida como semana do turismo, pois antecede o Dia Internacional do Turismo, 27 de setembro, é propícia para fazermos uma reflexão que vá além da boa vontade e dos” achismos”.

*Mestre em Gestão de Políticas Culturais ênfase em turismo cultural, Universitat de Girona; consultor de cultura e turismo.

PELO TWITTER                                             

www.twitter.com/Pontifex_pt Somos chamados a ser testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus, a oferecer ao mundo luz onde há trevas, esperança onde reina o desespero, salvação onde abunda o pecado.

www.twitter.com/mendoncaprado Lamentavelmente até o momento nenhuma solução. Sergipe vive um dos seus momentos mais críticos. A população nunca sofreu tanto quanto nos dias atuais. Em vez de progresso nos deparamos com um abominável retrocesso.

www.twitter.com/wilksoniery Primeiro atiraram nos bandidos                     

0Mas não me importei
Não era bandido

Em seguida atiraram nos suspeitos
Mas não me importei
Também não era suspeito

Depois atiraram nos moradores da periferia
Mas não me importei
Não sou da periferia

A história se repetindo
E sabemos o final.

www.twitter.com/MarcelioCouto Todo “machão” metido a bravo é, em sua essência, um covarde. Alguém que, em seu íntimo, treme e teme a tudo e a todos, como não tem escrúpulos nem índole, sofre de baixa autoestima e tem caráter – no mínimo duvidoso – sempre ataca de maneira violenta, pois nunca tem argumentos.

www.twitter.com/ComsensoWeb Na coluna de @BlogAnderson no Correio: Passo Preto e o silêncio eloquente do PSOL

Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

Frase do Dia
“A marca de uma inteligência de primeira ordem é a capacidade de ter duas ideias opostas presentes no espírito ao mesmo tempo e nem por isso deixar de funcionar.” F. Scott Fitzgerald.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais