Orçamento secreto: Congresso descumpre STF. Tem fumaça e tem fogo

                                          Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


A revista Carta Capital do último fim de semana trouxe uma matéria mostrando que quase um mês após o fim do prazo dado pelo Supremo Tribunal Federal para que o Congresso divulgue quais parlamentares foram os responsáveis pelas emendas do orçamento secreto, os nomes seguem sob sigilo. A ordem para que houvesse ampla transparência dos repasses foi dada ainda em dezembro pela ministra Rosa Weber.

A matéria ressalta que, para o Supremo, a distribuição dos recursos sem critérios técnicos e por interesses políticos “viola os princípios da publicidade e da impessoalidade dos atos da administração pública”. “Causa perplexidade a descoberta de que parcela significativa do orçamento da União Federal esteja sendo ofertada a grupo de parlamentares, mediante distribuição arbitrária entabulada entre coalizões políticas, para que tais congressistas utilizem recursos públicos conforme seus interesses pessoais”, escreveu Rosa em sua decisão em dezembro do ano passado.

Só para lembrar: o senador Rogério Carvalho contrariou uma decisão do PT e não só votou, como deu o voto decisivo para aprovação do orçamento secreto no Senado. Rogério hoje é chamado no Senado pelos adversários do padrinho do orçamento secreto idealizado por Bolsonaro.


Onde chega, o ex-presidente Lula pede duas coisas: para não votar em que fez o impeachment de Dilma e quem aprovou o orçamento secreto: “..não podemos votar em senador que aprovou um tal de orçamento secreto. Nunca teve na história do Brasil orçamento secreto. Nunca teve. Se é secreto é porque é desonesto.”
Já imaginou essa gravação veiculada diariamente no horário eleitoral? O próprio Lula pedindo para não votar em Rogério Carvalho?


“Se é secreto é porque é desonesto”, viu Rogério? Foi Lula quem disse. É como escreveu o deputado federal pelo PSOL, Ivan Valente, “tem fumaça e tem fogo!”

 


Fotos revelam intimidade com a família Bolsonaro E o blog está prestes a receber algumas fotos que revelam uma profunda intimidade com a família Bolsonaro, principalmente o senador Flávio Bolsonaro e a esposa Fernanda. Deslumbrada com a capital federal, uma aspirante a esposa que sonha em ser  primeira-dama, gosta de mostrar para os amigos as fotos com a família Bolsonaro, relatando as festas e comemorações. Tudo seria perfeito se a aspirante e o namorado político não passassem a impressão nas redes sociais como duros críticos do governo Bolsonaro. Ou seja, pura hipocrisia política… diga com quem andas, que direi quem és…

Falta de transparência E hoje,18, completa 10 semanas que o blog espera as respostas do questionário dirigido ao arcebispo de Aracaju d. João Costa. A falta de transparência do arcebispo continua sendo um mau exemplo para o clero e os leigos de Sergipe. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/

Por que tanto medo? O blog ficaria satisfeito em obter as respostas sobre quanto foi o valor da comissão da venda do colégio arquidiocesano e quem recebeu a comissão. Qual o medo do arcebispo em fornecer tais informações?

Bela homenagem in memorian: 40 anos de contribuição de José Carlos de Sousa ao TCE/SE E o Tribunal de Contas de Sergipe fez na semana passada uma justa e bela homenagem in memorian pelos 40 anos de contribuição ao órgão ao conselheiro José Carlos de Sousa: “Componente da segunda turma de conselheiros do TCE/SE, José Carlos de Sousa (in memorian) ingressou na Corte como procurador, tornando-se conselheiro em 1980, permanecendo no cargo por 16 anos. Devido a sua imensa contribuição, em 2011, o TCE instituiu a Medalha José Carlos de Sousa para homenagear os funcionários públicos que exercem serviços relevantes em prol dos sergipanos.”

Depoimento pessoal José Carlos de Sousa não foi apenas um grande conselheiro do TCE/SE. Ele foi professor e patrono da cadeira 37 da Academia Sergipana de Educação. O titular deste espaço, no início da carreira, em 1993, teve o prazer de conhecer e receber a ajuda de José Carlos de Sousa quando semanalmente ia acompanhar as sessões do pleno (no prédio onde hoje é a escola da Alese, ao lado do Palácio Olímpio Campos) e, o órgão não tinha uma relação aberta com a imprensa. José Carlos Sousa sabia da importância da imprensa e repassava a pauta do dia e dava dicas para conseguir mais informações. Um homem simples, cortês, probo, sábio e que sabia cativar as pessoas. Um grande cidadão que contribuiu muito com Sergipe. Naquele período outro conselheiro que também ajudou este jornalista foi Carlos Pinna (em atividade) cujo o pai foi amigo de José Nunes da Silva, líder sindical e presidente do Centro Operário Sergipano, avô deste jornalista.


Triste fim do Confiança: depois do ex-presidente, Hyago França, que só pensava em política eleitoral agora é a vez do pré-candidato a deputado, o ex-jogador Washington “se abancar” de CEO para tirar proveito eleitoral Até quando os interesses eleitorais vão tomar conta da Desportiva Confiança? O ex-presidente Hyago França que é também vice-prefeito de Carmópolis (cuja mãe é a prefeita), abandonou o clube (ainda bem!) depois de mostrar toda incompetência ao deixar o Confiança retornar para a série C. Os torcedores clamam que ele suma de uma vez do clube.

Politicagem continuará? O sergipano não é besta não, viu! Agora a nova diretoria parece que gosta de politicagem também porque chamou o pré-candidato a deputado federal, o ex-jogador Washington, para ser o novo CEO (é diretor executivo minha gente, é porque brasileiro só gosta de falar o que é de fora). E Washington ainda envia um release para imprensa dizendo que a relação dele com Sergipe foi porque o pai veio morar em Aracaju e ele, adolescente “CHEGOU” a ser matriculado no Arquidiocesano, mas não estudou porque foi morar em Caxias do Sul (RS) e após se aposentar virou empresário lá e foi eleito vereador. Agora pousou em Aracaju para “conquistar” um mandato de deputado federal.

Turismo sergipano agora vai decolar Com parcerias americanas, com quiabos e a Minie Mouse, o turismo de Sergipe promete se renovar. Como a esperança é a última que morre. É só aguardar! Vida que segue.

Gestante presa tem direito a tratamento humanitário durante e após parto O Governo federal sancionou a Lei 14.326 que assegura à mulher presa gestante ou puérpera (que deu à luz) um tratamento humanitário antes e durante o trabalho de parto, assim como no puerpério (pós-parto) e na assistência integral à saúde dela e do recém-nascido. A iniciativa é fruto de Projeto de Lei da senadora Maria do Carmo Alves (UB/SE).

Obrigação A nova lei altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210, de 1984) para explicitar que o poder público passa a ter a obrigação de prover assistência integral à saúde da presa gestante ou puérpera e de seu bebê. Ficam assegurados nestes casos os atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do parto e durante o trabalho de parto, assim como no período de pós-parto, cabendo ao poder público promover a assistência integral à saúde da detenta e do recém-nascido.

Tratamento humanitário “Precisamos ver a lei cumprida e garantir tratamento humanitário às gestantes, puérperas, lactantes e mães que estão privadas de liberdade. Precisamos garantir saúde integral a elas e a seus filhos”, disse a senadora, ressaltando que, em seu voto, a relatora Zenaide Maia (Pros-RN), destacou o caráter humanitário da proposta apresentada pela senadora sergipana.

Empresário cita exemplo de coragem e desprendimento de Laércio Oliveira E o empresário Juliano César, do grupo Fasouto, fez questão de dar uma declaração de apoio ao deputado federal Laércio Oliveira neste momento de definições políticas. Na visão dele a administração de Laércio foi um exemplo de competência e de uma nova forma de fazer gestão, saindo dos gabinetes e aproximando a entidade para mais perto da população. “Eu costumo dizer sempre que foram oitenta anos em oito. Basta ver a obra maravilhosa que ele vem fazendo”, disse. O destaque a liderança de Laércio é porque em alguns meses ele estará encerrando a passagem pela presidência do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, entidade que agrega 12 sindicatos patronais, após oito anos, deixando um legado de grandes realizações e uma semente plantada para as novas gerações.

Diferencial Para Juliano César, Laércio tem um diferencial que é sua visão de levar desenvolvimento e renda para a população através do empreendedorismo. “Eu cito como exemplo a Lei do Gás, que ele encabeçou. É uma lei que abre o mercado, cria oportunidades, e Sergipe poderá se transformar numa grande potência nacional, o que vai gerar emprego e renda para a nossa população” , explicou.

Depoimento “Eu admiro o trabalho de Laércio por isso, pelo seu desprendimento, pela coragem de ter levantado da cadeira e ir para o front, o que que não é fácil. Ele saiu da sua zona de conforto, enquanto empresário, e foi para a disputa política, isso gera um desgaste muito grande. Mas ele tomou a decisão dizendo o seguinte: vou enfrentar porque quero servir ao povo do meu Estado”, disse Juliano.

Campeonato do Nordeste de Kart em Aracaju tem sua programação divulgada, Competição começa na quinta-feira, 21 A partir da próxima quinta-feira, 21, pilotos de todo o país vão acelerar no novo asfalto do Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE), que será o palco da 2ª edição do Campeonato do Nordeste de Kart, até o sábado, 23. A programação do evento, que este ano excepcionalmente acontecerá em etapa única, já foi divulgada e pode ser conferida no link: https://www.dropbox.com/sh/bnr1238q0j2rzrl/AABq3ZFPoCUrmpo4z8NAH_1Pa?dl=0

Treinos A partir de hoje, 18, até a quarta-feira, 20, a pista já estará liberada para treinos. No dia 21, todas as categorias terão dois treinos livres, a partir das 7h30. Na sexta-feira (22), a programação começará com warm up, a partir das 7h15 para as categorias da manhã (Júnior Menor, Júnior, Graduados, Novatos, Super Sênior e Mirim). As tomadas começarão às 8h35 e a 1ª Classificatória às 9h35. À tarde, as categorias Cadete, F4 Júnior, F4 Graduados, F4 Novatos e F4 Super Sênior vão para a pista a partir das 12h15 para o warm up. As tomadas terão início às 14 horas e a 1ª Classificatória às 15 horas. No sábado (23), as categorias da manhã terão a 2ª Classificatória e as Finais, na sequência, a partir das 8h35. As disputas das categorias da tarde começarão às 13h20.

Grande evento Até o momento, mais de 100 kartistas já garantiram presença neste grande evento criado no ano passado pela nova gestão da Confederação Brasileira de Kart (CBA) para fortalecer o kartismo na região e integrar cada vez mais a modalidade em todo o país. Localizado na bela praia de Atalaia, o Kartódromo Emerson Fittipaldi passou por uma grande reforma em sua pista e instalações para receber as principais competições do país e contou com total apoio da prefeitura de Aracaju. A pista de 1.360 metros ganhou um asfalto completamente novo.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

2ª Expo Indústria Comércio e Serviços, Shopping Peixoto, Itabaiana/SE. De 28 a 30 de Abril A Expo Indústria vai muito além de uma feira de negócios. O evento terá rodas de negócios, visitas às indústrias e marcas divulgadas em outros Estados, além de palestras e debates. O grande diferencial da Expo Indústria para outros eventos é que no evento realizado em Itabaiana serão colocados frente a frente produtores, consumidores e fomentadores da produção. Conheça toda programação e mais detalhes: https://itabaianaexpoindustria.com.br/

A Sessão ordinário do Consulado de Itabaiana, na Quinta-feira Santa. Por Antônio Samarone:
“Nada de tira gosto de carne.
Duas novidades:
1. A presença de Régis de Pedro da Jabá, isso mesmo, o Dr. Régis oncologista, acompanhado do filho, com uma vistosa camisa do Fluminense. Régis é itabaianense de 4 costado, neto de minha Tia Melinha.
2. A ilustre visita de Augusto Fábio, competente Secretário do Planejamento do Aracaju. Um papo cidadão.”


PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK


OPINIÃO

Esquerdopatas! Por Antônio Samarone, médico sanitarista.

Em um grupo de médicos no WhatsApp, desses onde se fala de tudo, recebi uma acusação patologizante: “Esquerdopata”! 

Em Sergipe, o bolsonarismo é dominante entre os médicos. Em alguns, a crença política assumiu ares de fanatismo. São de uma extrema direita ostensiva, sobretudo nas esferas econômica e dos costumes. Como é uma moda recente no Brasil, é uma extrema direita rude e simplória. Ainda não tiveram tempo para um aprofundamento doutrinário.

São dublês dos supremacistas brancos! Milicianos de jaleco!

Não existe espaço para a troca de ideias. Quem pensa diferente é considerado esquerdopata!

O debate político descambou para o campo patológico. O psicopata é um indivíduo clinicamente perverso, antissocial, sem remorsos, com distúrbios mentais graves.

E o esquerdopata, vem de onde? Consta no Código Internacional das Doenças (CID)?

Na fundação da psicanálise houve um intenso conflito entre o judeu, Sigmund Freud e Carl Jung, notório simpatizante e colaborador do Nazismo.

Freud defende que a psique humana é universal. Jung acredita que existem psiques diferentes, em distintas raças e agrupamentos humanos.

Dizia Jung: Freud não entende nada da psique ariana dos alemães, pois ele é judeu.

Nesse desvio, existe também uma psique vermelha, dos comunistas. Ontologicamente, a psique dos comunistas é desviada, criminosa, traiçoeira. Os esquerdapatas são uma psicopatia coletiva, que Olavo de Carvalho divulgou no Brasil. (Que come criancinhas)

O antissemitismo de Jung era notório, sem desmerecer a obra dele. Há uma fronteira entre o homem e a sua obra.

Esse meu colega médico do grupo de WhatsApp me acha um esquerdopata. Por enquanto, vou fazer de conta que não entendi, Não divulgarei o seu nome. Muitos colocarão a carapuça!

Eu tenho dúvidas se ele sabe o que está dizendo ou é somente ódio, ignorância, preconceito e fanatismo político.

Entretanto, mesmo desconhecendo o conceito de esquerdopata, ele apoiará sem hesitação a eliminação deles da vida social.

O enquadramento do outro, do divergente, cria uma intolerância desumanizada. Para essa milícia, o esquerdopata é um doente sem cura. Possui uma psique inferior, deturpada, que não se justifica estar livre na sociedade.

A eliminação dos esquerdopatas é um ato cívico, pensam os neonazistas. Espero que eles nunca tenham como executar este desejo.

Temo pelo futuro do Brasil!


OPINIÃO

Aparente calmaria. A tempestade passou? Por Antônio Carlos Sobral Sousa*

O provérbio da língua portuguesa “depois da tempestade, vem a bonança”, expressa a ideia de que depois de um período conturbado e agitado, se segue a calmaria. Traçando-se um paralelismo desse ditado popular com o mundo da navegação tem-se a situação em que, no mar, após grandes tempestades, sucedem-se períodos de tranquilidade, quando se pode navegar com maior facilidade. Temos vivenciado tempos difíceis proporcionados pela pandemia da Covid-19, que evoluiu com ondas sucessivas, sufocando a economia e ceifando vidas preciosas Brasil a fora.

A terceira onda da referida virose, chancelada pela disseminação da variante Ômicron do SARS-Cov-2 está em fase de dissipação segundo Boletim recém-divulgado por pesquisadores que integram o Observatório Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo o documento, o atual cenário sinaliza para uma redução gradual, mas consistente, do número de casos graves, internações e óbitos, que constituem os principais impactos da doença. A tendência de queda se reflete, também, pela redução significativa dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo Novo Coronavírus (nos períodos mais críticos da pandemia, 98% dos internados com a síndrome eram positivos para o SARS-Cov-2, atualmente essa proporção caiu para 50%) e da letalidade (calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma enfermidade) de 3% para 0,8%.

O Boletim ressalta o papel crucial da vacinação para o controle da Covid-19 e alerta para a importância da segunda e da terceira doses do imunizante. Vale assinalar que, da população brasileira vacinável, aproximadamente 20% não tomou as duas doses preconizadas e 50% não completou o ciclo com a 3ª dose da vacina. Os pesquisadores enfatizam que as doses de reforço (3ª e 4ª), sobretudo em grupos mais vulneráveis, como os idosos, podem reduzir ainda mais os impactos da pandemia sobre a mortalidade e as internações. O documento evidencia, ainda, que a baixa adesão das crianças à imunização tem colaborado para maior vulnerabilidade deste grupo às formas graves e fatais da Covid-19, justificando assim, uma maior contribuição relativa das faixas extremas da pirâmide etária, para a evolução desfavorável da virose.

Todavia, apesar da momentânea calmaria, a pandemia, infelizmente, ainda não acabou e, portanto, uma nova tempestade pode recrudescer, caso surjam variantes mais letais ou que escapem da imunidade produzida pelas vacinas disponíveis contra a enfermidade. Um país com dimensões continentais como o Brasil, e com reconhecidas desigualdades regionais, necessita de atenção especial dos gestores da saúde, visando incrementar a vacinação sobretudo nas áreas de menor cobertura e incentivar o uso de máscaras em ambientes fechados.

Como ocorre anualmente, com a aproximação do inverno, já foi iniciada a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza), importante tanto para evitar a virose em si, como para minimizar os mal-entendidos entre os sintomas da gripe e os sintomas da Covid-19. Esses cuidados auxiliarão no sentido de não sobrecarregar as unidades de saúde do país. Para facilitar a adesão da população, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica que permite a aplicação simultânea das vacinas contra os vírus da gripe e da Covid-19. Finalizo citando o astrofísico e escritor americano Neil de Grasse Tyson: “Ciência é a vacina contra o charlatanismo do mundo que explora sua ignorância”

*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação/Artigo Publicado no JC do último fim de semana.


PELO TWITTER

www.twitter.com/pedalmario Uma imagem que nos rende, desarma, silencia, converte…

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

 

 

 



www.twitter.com/ThalesBrandao Muitos brasileiros abrem um perfil no Instagram e se denominam empreendedores. A educação sobre marketing digital é essencial – para entregar as características reais de um empreendedor(a) que mergulha no cenário das redes sociais.


Siga Blog Cláudio Nunes: 

Instragram

 Facebook

 Twitter



Frase do Dia
“Quando o escritor se acha no estado de espírito do que ‘observa’ está em nível muito inferior ao estado de espírito do que cria.” Marcel Proust.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Toda mensagem aqui:https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-04/papa-francisco-missa-pascoa-urbi-orbi-paz-cristo-possivel.html

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais