Pão e água sem circo

Como nos anos anteriores, o governo já começa a preparar o espírito dos servidores estaduais para o presente de grego que os espera. Em vez de um generoso aumento salarial, eles deverão ter somente a correção da inflação, ou seja, o IPCA acumulado de fevereiro de 2011 a fevereiro deste ano, que é de míseros 6,5%. Quer dizer, quem ganha R$ 1 mil terá um acréscimo no contracheque de apenas R$ 65, suficientes para comprar pão e água. Ingresso para o circo nem pensar. Os servidores que ainda sonhavam com um aumentozinho maior tiraram o cavalo da chuva ao ouvir ontem a choradeira do secretário da Fazenda, João Andrade, na Assembleia. Ele disse aos deputados que a situação financeira do estado está equilibrada, porém deixou transparecer que o erário não suporta um aumento salarial digno para quem, de fato, mantém funcionando a máquina estatal. Uma lástima!

Boca fechada

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) não quer falar sobre o voto da ministra relatora Nancy Andrighi, do Supremo Tribunal Federal, favorável à cassação de seu mandato. “Vamos aguardar a tramitação normal do processo e esperar que os demais ministros cheguem a um entendimento”, diz a demista. Ela é acusada por prática de abuso de poder político e econômico durante a campanha de 2006. A senadora está certa, pois em boca fechada não entra mosca.

Britto eleito

O ministro sergipano Carlos Ayres Britto foi eleito ontem o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) para o biênio 2012-2014. Ele não cumprirá todo o mandado porque completará 70 anos em novembro deste ano e terá que se aposentar compulsoriamente. Caberá ao vice-presidente, ministro Joaquim Barbosa, substituí-lo na presidência. A posse de Carlos Brito está marcada para o dia 19 de abril próximo.

Sacolas grátis

A rede Bompreço escolheu uma proposta interativa e sustentável para presentear seus clientes no próximo sábado, quando se comemora o 157º aniversário de transferência da capital de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju. Os primeiros 500 clientes que, no sábado, chegarem no Hiper Bompreço do bairro Jardins e no Hiper da avenida Gonçalo Prado vão ganhar sacolas retornáveis, contribuindo assim para reduzir o consumo de sacolas plásticas. Com esta atitude, o Bompreço oferece a Aracaju um verdadeiro presente recheado de cidadania e responsabilidade.

Refazendo a base

E o governador Marcelo Déda (PT) tem mantido uma série de conversas com deputados estaduais e lideranças políticas para reconquistar a maioria perdida na Assembleia. Ontem ele recebeu o deputado estadual Gilson Andrade (PTC), o prefeito de Estância, Ivan Leite (PSD), o ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis (sem partido), e o suplente de deputado federal, Fábio Reis (PMDB). Além do apoio ao governo no Legislativo, Déda tratou sobre a escolha do secretário de Educação, Belivaldo Chagas, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Prêmio Ademi

Termina amanhã o prazo de inscrições para os Prêmios Ademi-SE 2012 e Ademi-SE de Jornalismo. Ao todo, a primeira promoção divide-se em oito categorias, entre as quais destacam-se os prêmios “Empresa do ano”, “Imobiliária” e “Lançamento Imobiliário do Ano”. Já o Prêmio Ademi-SE de Jornalismo premiará as melhores reportagens de TV’s, rádios, sites, jornais e revistas. O regulamento dos dois prêmios encontra-se no site ademi-se.com.br.

Sem apoio

A ausência de uma política do governo de Sergipe para o setor de Tecnologia da Informação (TI) é criticada pelos empresários do setor. Segundo Roger Barros, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia de Informação, Software e Internet de Sergipe, a área tem sido pouco valorizada no Estado. “Faltam incentivos para atração de empresas com vertentes em inovação tecnológica, comprometendo a geração de empregos e renda”, reclama ele.

Supervendas

Para incentivar e movimentar a economia de Aracaju, a Prefeitura vai apoiar a realização do 4º Encontro de Negócios dos Supermercadistas, Atacadistas Distribuidores, Tecnologia e Fornecedores de Produtos e Serviços – Supervendas. Ontem o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu a comissão organizadora do evento para oficializar a parceria. “É um evento muito importante para a economia sergipana, porque reúne o setor empresarial do comércio atacadista e varejista”, disse Edvaldo.

Pouco tempo

Faltando pouco mais de dois meses para o fim do cadastramento eleitoral, 180 mil sergipanos ainda estão com os títulos cancelados. Eles perderam o documento porque não fizeram o cadastramento biométrico dentro do prazo. O TRE alerta essas pessoas para procurarem os cartórios visando providenciar o documento. O eleitor que precisa apenas requerer a segunda via do título, sem qualquer alteração nos dados, poderá fazê-lo até o dia 27 de setembro deste ano.

Do baú político

Os mais idosos lembram muito bem do carro preto de então senador Lourival Baptista pegando sorvete de frutas na hoje extinta Cinelândia, ali na rua Itabaianinha. Semanalmente, o político sergipano levava para Brasília uma grande caixa com a guloseima gelada para presentear amigos e autoridades. Aliás, esse costume de cativar pela boca era antigo em Lourival. Já no final da década de 50, a imprensa sergipana citava os agrados feitos por ele para conseguir alguma coisa no poder público. “Se uma verba demora a sair, no primeiro avião segue doce de caju; se Lourival quer ser amigo de alguma personalidade na capital da República, remete logo uma vistosa rede; se prenderem na gaveta papéis importantes, ele providencia, com urgência, cocada; e se o estudo de um projeto demora, apressa-se a remessa de doce de côco”, publicou o Diário de Sergipe em 1957.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais