Pesquisa só registrada

A partir do próximo domingo as pesquisas sobre as eleições municipais de 2012 só poderão ser divulgadas se forem devidamente registradas na Justiça Eleitoral. A Resolução nº 23.341 do Tribunal Superior Eleitoral também proíbe, a partir do primeiro dia do novo ano, a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios por parte da administração pública, exceto nos casos de calamidade, estado de emergência ou dos programas sociais autorizados e já em execução. Por fim, ficam vedados os programas sociais executados por entidades vinculadas a candidato ou por ele mantidas. Quanto às pesquisas, a exigência de seus registros põe fim à divulgação de falsos índices de popularidade pelos pré-candidatos a prefeito e vereador. Em outras palavras, acaba com o disse me disse de alguns políticos no intuito de confundir a cabeça do eleitor. Legal!

Conversa fiada

Tudo bem que a rede hoteleira de Aracaju tem recebido uma excelente ocupação para o Réveillon, mas essa história de 100% de ocupação não passa de conversa fiada. Mesmo muito procurados nesta época do ano, os hotéis nunca ficam totalmente cheios como divulgam alguns, pois sempre há pessoas deixando as hospedarias e, naturalmente, gerando novas vagas.

Sem destino

E o ex-deputado federal Albano Franco ainda não escolheu seu novo endereço partidário. Durante almoço que ofereceu ontem a alguns jornalistas, o ex-tucano disse que foi convidado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para ingressar no PSD, porém está indeciso. Albano também flerta com o PSB do senador Antônio Carlos Valadares. Há quem garanta que ele só se definirá por um partido em outubro de 2013, já que só pretende disputar uma eleição em 2014.

Fuleragem

Há 40 dias que a Prefeitura de Santana do São Francisco não paga os salários dos professores municipais. Segundo o Sindicato da categoria, enquanto atrasa o pagamento dos educadores, o prefeito Ricardo Roriz (PT) gasta os recursos públicos com passeios de catamarã e contratação de helicóptero para transportar Papai Noel. Em isso sendo verdadeiro, é uma fuleragem das grandes. Que horror!

Aliança

Com o título acima, o Jornal da Cidade publica hoje na coluna Periscópio a seguinte nota: “O deputado federal André Moura (PSC) não descarta a hipótese de uma aliança do seu grupo político, liderado pelos irmãos Amorim, com o deputado federal Almeida Lima (PPS), visando a disputa pela Prefeitura de Aracaju. Moura admitiu que atualmente as lideranças do grupo têm conversado com Almeida e, segundo ele, há possibilidade de um entendimento”. Será?

Tranquilo

O governador Marcelo Déda (PT) nega que tenha cometido crime eleitoral ao reunir lideranças políticas para um almoço no Palácio. Por causa desse fato, ocorrido em 2010, o Ministério Público Federal pediu a cassação do mandato dele e do vice Jackson Barreto (PMDB). “Tenho muita tranquilidade e convicção dos atos que pratiquei. Em função de problemas de saúde, estava afastado do Estado há mais de 90 dias. Ao retornar, convidei para um almoço na residência oficial do governo dirigentes partidários e parlamentares visando agradecer o apoio recebido durante meu afastamento”, explica.

Espumantes

O sergipano, assim como os demais nordestinos, são famosos consumidores de whisky. Segundo dados do Instituto Nielsen, o Nordeste já é responsável pelo consumo de 45% da bebida no Brasil. Porém, neste Natal, as comemorações em Sergipe foram regadas a espumantes. A venda do produto nas lojas do Bompreço cresceu mais de 30% na semana passada, enquanto a dos demais destilados ficou em cerca de 10%.

Na filosofia

O ministro Carlos Ayres Britto, que assumiu interinamente a presidência do Supremo Tribunal Federal, prefere não ampliar a polêmica sobre o poder de investigação do Conselho Nacional de Justiça. Ele disse ao jornal O Globo que não reverá liminares limitando poderes do CNJ e recorreu à canção “Argumento”, de Paulinho da Viola, para justificar sua posição: “O momento exige comportamento condizente com a música do Paulinho da Viola, que diz ‘faça como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro leva o barco devagar’, filosofou”.

De folga

Os assaltantes de banco estão de folga amanhã. É que as agências bancárias fecham hoje à tarde e só reabrirão na próxima segunda-feira. Portanto, se você tem algum compromisso bancário, é bom se apressar, principalmente se o valor do débito estiver atrelado ao salário mínimo. É que, a partir do próximo domingo, o mínimo nacional passa dos atuais R$ 545 para R$ 622.

Do baú político

Essa quem contou foi o jornalista e poeta Amaral Cavalcante. Segundo ele, quando era governador de Sergipe, Antônio Carlos Valadares se redobrava de todos os cuidados para receber em audiência a prefeita de Simão Dias e mãe dele, dona Caçula Valadares. Não era fácil dizer não à matriarca, e, quando precisava negar alguma reivindicação, tinha que apresentar fortes argumentos para não desagradá-la. Numa tarde, após ter despachado com a mãe e prefeita, o governador foi questionado por um assessor direto: “Observei que, enquanto dona Caçula falava, o senhor estava alheio, com o olhar vagando entre um ponto e outro da sala, como se estivesse totalmente distante”. A explicação de Valadares foi curta: “É que dizem que a mãe lê os pensamentos dos filhos!”.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais