Pessoas com HIV têm 28 vezes mais chances de contrair tuberculose

HIV e Tuberculose: Uma combinação perigosa. O dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Um dos motivos da criação da data foi para alertar a população sobre os riscos da tuberculose associada à infecção pelo HIV.

A tuberculose é uma infecção que afeta principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos – é a tuberculose extrapulmonar. É o caso da tuberculose ganglionar, que acomete os gânglios linfáticos, responsáveis pela defesa do nosso corpo.

A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis é transmitida pelas secreções respiratórias. Quando sintomática, a pessoa pode apresentar tosse, febre, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.

A relação entre HIV e Tuberculose

Pessoas que vivem com HIV têm mais chances de contrair tuberculose porque o HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o nosso corpo.

Com o sistema imunológico debilitado, as chances de contrair infecções como a tuberculose aumentam significativamente. Uma pessoa vivendo com HIV tem 28 vezes mais chances de contrair tuberculose do que uma pessoa que não tem HIV. O motivo: a infecção pelo HIV é responsável por uma redução dos linfócitos T CD4, diminuindo a imunidade e favorecendo ao desenvolvimento da tuberculose.

A tuberculose é a doença infecciosa mais frequente nas pessoas vivendo com HIV e tem grande impacto na qualidade de vida e na mortalidade dessa população. A coinfecção TB-HIV é a principal causa de morte em pacientes com aids.

Alerta aos profissionais de saúde

Uma recomendação do Ministério da Saúde é que, em todas as oportunidades de atendimento às pessoas vivendo com HIV, seja feita a investigação para tuberculose. Da mesma forma, todas as pessoas diagnosticadas com tuberculose devem ser testadas para o HIV. Embora essa seja uma recomendação antiga, que reforçamos sempre em reuniões e capacitações com profissionais de saúde, e também com a ampliação da oferta de testes rápidos no SUS, ainda existem pessoas com tuberculose que desconhecem sua condição sorológica para o HIV. O manejo da Tuberculose em pessoas que vivem com HIV persiste como um desafio aos profissionais e gestores de saúde.

Alerta para as pessoas que vivem com HIV

As pessoas que vivem com o HIV precisam ficar atentas aos sinais e sintomas da tuberculose – tosse, febre persistente, suor noturno e emagrecimento – e informar o profissional de saúde quando eles surgirem. A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Alerta para a população em geral

O diagnóstico precoce do HIV é de fundamental importância para iniciar logo o tratamento com os medicamentos antirretrovirais. Os testes rápidos para diagnóstico do HIV estão disponíveis nas unidades de saúde ligadas ao SUS.

O tratamento antirretroviral precoce tem um impacto significativo na sobrevida das pessoas diagnosticadas com tuberculose e coinfectadas com HIV, reduzindo, com isso, o número de mortes.

Um grande desafio, neste momento de pandemia, é estimular as pessoas a procurarem os serviços de saúde para a realização dos testes rápidos para diagnóstico precoce do HIV e de outras IST como a Sífilis e Hepatites Virais.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais