Pise no freio

Um conselho para quem gosta de dirigir na cidade como se estivesse numa pista de fórmula 1: Pise no freio. É que a Prefeitura de Aracaju vai reinstalar os pardais e lombadas eletrônicas nas ruas e avenidas da capital para multar os “ligeirinhos” que ultrapassagem a marca dos 60 km/h. Ontem a SMTT já abriu o edital de licitação visando contratar a instalação dos equipamentos. Serão 32 radares fixos discretos, conhecidos como pardais, 16 radares fixos ostensivos com display externo, as lombadas eletrônicas e 30 radares mistos. Embora os “Fittipaldi” não gostem, a medida é necessária para reduzir o elevado índice de acidentes verificados no trânsito de Aracaju, principalmente depois que os pardais e lombadas foram retirados das vias públicas. Portanto, quem quiser dirigir a mil por hora prepare o bolso para pagar caro pela irresponsabilidade.

Desempregados

Maria Engancinda Teixeira, de Neópolis, e Luiz Vieira dos Santos, de Ilha das Flores, são os mais novos desempregados de Sergipe. Os dois tiveram seus mandados de vereador cassados pela Justiça Eleitoral porque trocaram de partido. Engrancinda mudou-se do PP para o PSB, enquanto Vieira trocou o PMDB pelo PSB. Suas justificativas para trocar de legenda não convenceram o juiz eleitoral Ronivon Aragão, que os condenou por infidelidade partidária. Bem feito, quem mandou pularem a cerca.

Investimento

Marcelo Déda (PT) e mais oito governadores nordestinos se reúnem hoje em Fortaleza com o Banco Interamericano do Desenvolvimento e o Banco do Nordeste. As duas instituições financeira vão apresentar propostas de investimento para a região. O BNB, por exemplo, detalhará o Programa de Desenvolvimento Produtivo, que dispõe de 1,3 bilhão de dólares para resolver gargalos de infraestrutura econômica.

Borrachudos

De todos os cheques emitidos em abril no país, 2,08% não tinham sem fundos. Conforme o Indicador Serasa Experian, o percentual é menor que os 2,19% verificados em março último e ligeiramente maior que os 2,00% registrados em abril do ano anterior. Entre os estados brasileiros, Sergipe aparece na 18ª posição em cheques sem fundo emitidos no último quadrimestre. No período, 3,07% dos cheques passados no estado eram “borrachudos”.

Quer recursos

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB/SE) quer a liberação de recursos para a conclusão do projeto de irrigação Jacaré-Curituba, em Poço Redondo. Ontem, ele fez apelo nesse sentido ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. Segundo o senador, o projeto vai beneficiar cerca de 700 famílias, sendo que 492 já estão assentadas na área. Valadares estima que, em três anos, deverão ser liberados R$ 17 milhões para o projeto, que tem área superior a 1.900 hectares.

Violência

Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data será lembrada por ações visando alertar a sociedade para a necessidade de proteção contra a violência sexual. O dia foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES).

A vez do forró

O prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) reúne daqui a pouco a imprensa para apresentar a programação do Forró Caju 2012, a maior e mais popular festa junina de Sergipe. Será durante café da manhã no restaurante Cariri, na Orla de Atalaia. A programação conta com diversas atrações nacionais e locais, movimentando a cultura e economia da capital.

Quanto ganham

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, se declarou favorável à divulgação dos salários de juízes e servidores de forma a atender a Lei de Acesso à Informação. Britto já manifestou interesse em criar uma comissão com integrantes da cúpula do Judiciário para redigir uma regulamentação única que deve ser seguida em todo o país, porém ainda não sabe se essa será a solução adotada.

Alô, alô

Estão abertas até o próximo dia 30 as inscrições para a seleção de alunos do Curso Técnico em Rádio e TV promovido pelo Senac. O objetivo é preencher 120 vagas, sendo quatro turmas de 30 alunos cada, com início no 2º semestre de 2012 e no 1º semestre de 2013. Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site www.concepcaoconcursos.com.br para fazer a inscrição, cuja taxa é R$ 20.

Nada mudou

O matuto contempla entristecido os bois sucumbidos, que se agrupam sobre as fundagens das ipueiras, ou, ao longe, em grupos erradios e lentos, pescoços dobrados, acaroados com o chão, em mugidos prantivos, "farejando a água"; – e sem que se lhe amorteça a crença, sem duvidar da Providência que o esmaga, murmurando às mesmas horas as preces costumeiras, apresta-se ao sacrifício. Contempla ali a ruína da fazenda: bois espectrais, vivos não se sabe como, caídos sob as árvores mortas, mal soerguendo o arcabouço murcho sobre as pernas secas, marchando vagarosamente, cambaleantes; bois mortos há dias e intactos, que os próprios urubus rejeitam, porque não rompem a bicadas as suas peles esturradas; bois jururus, em roda da clareira de chão entorroado onde foi a aguada predileta; e, o que mais lhe dói, os que ainda não de todo exaustos o procuram, e o circundam, confiantes, urrando em longo apelo triste que parece um choro. De Euclides da Cunha, em Os sertões, publicado em 1902.


Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais