Plotagem em todos carros públicos já! Cadê MPE e TCE?

                      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Se for contar as cobranças que este espaço faz ao Ministério Público Estadual – MPE e ao Tribunal de Contas de Sergipe darão para preencher um relatório de uma “coordenadoria avulsa popular”.

O problema é que em Sergipe Del Rey muita gente ainda vive do (e no) passado achando que ser “autoridade” vale tudo, inclusive usar o  dinheiro público ao bel prazer. Taí a operação Anti Desmonte que vai mostrar muitas irregularidades cometidas por prefeito ao apagar das luzes.

Agora o que se vê, inclusive em diversos municípios, são vários carros locados sem nenhum tipo de postagem em várias secretarias.

É preciso que o MPE e o TCE emitam uma, diga-se assim, “recomendação” para que os novos gestores deixem todos os veículos, locados ou não, com identificação. Para evitar aquele “jeitinho” brasileiro que é imoral de levar fazer compras da casa, levar parentes, filhos as escolas e até mesmo ir ao lazer do fim de semana com o carro pago pelo dinheiro público.

Não pense caro leitor, que é uma besteira. Não é não! O uso do cachimbo faz a boca porta e muitas vezes o simples uso de um carro público para fim particular sem punição é uma porta aberta para outros crimes mais graves…

Temer deve vir a Sergipe em abril
O presidente Michel Temer, deve vir a Sergipe no próximo mês de abril para inaugurar duas mil residências do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A vinda ainda não está totalmente definida. São mil casas em Estância e mil em Tobias Barreto.

Prefeitura de Pacatuba com dinheiro sobrando. Contrata escritório advocacia por R$ 3 milhões                                                                                 

    Através de inelegibilidade de licitação a Prefeitura de Pacatuba contratou o escritório de advocacia “Rochadel Advocacia” por R$ 3 milhões, com vigência de 12 meses para defesa processual um uma ação que tramita na 3ª Vara Federal de Sergipe (processo número 008501-70.2003.4.058500.2003.83.00.008501-1). É bom que o MPE e o TCE tenham um “olhar atento” se todo o processo foi correto. 

Cadê os 300 comissionados demitidos por Almeida? Alguém viu no Diário?
Perguntar não ofende: as 300 demissões anunciadas pelo novo secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, saíram no Diário Oficial ou foi só conversa fiada?

Correntes sem cadeado. Apenas para fotos e filmagens
Todo protesto ordeiro deve ser respeitado. Ontem, 13, os professores aposentados amanheceram em frente a casa do governador Jackson Barreto porque os salários de fevereiro serão pagos hoje (leia nota do governo nesta edição). Até aí tudo bem, mas o que não se pode é jogar para a plateia, ou melhor, para as fotos e filmagens, dizendo que estão acorrentados, quando na verdade, apenas posam com as correntes. E partindo de pessoas de idade é um péssimo exemplo para os mais jovens.Na próxima vez que levarem correntes pelo menos prendam-se de verdade com os cadeados.Foi-se o tempo de Ana Lúcia, ela sim fez greve de fome de verdade..

CPI do Lixo Aracaju: suplente da REDE alerta para o direito das minorias garantido na Constituição Federal
O debate para instalação da CPI do Lixo em Aracaju ganha uma nova vertente através de ofícios protocolados pelo suplente de vereador da REDE, Hebert Pereira. Ele alertou a Mesa Diretora e ao líder da bancada da Rede, Américo de Deus, para o fato de que o Regimento Interno da Câmara ao exigir aprovação em plenário para instalação de CPIs está ferindo a Constituição Federal, que é a Lei maior que regula o assunto e não exige a aprovação de maioria.

Regimento Interno não pode se sobrepor a Constituição
"Encaminhamos estes ofícios para alertar os interessados de que o Regimento Interno da Câmara de Vereadores, assim como qualquer outra norma, não pode ir de encontro à Constituição, que consagra em seu art. 58, §3º o direito das minorias parlamentares de investigarem através de Comissões. A regra da constitucional tem que ser reproduzida e seguida pelas casas legislativas dos estados e municípios, e estas, ao regulamentarem o tema, não podem criar restrições que a Constituição Federal não criou. Caso o presidente da Câmara ignore esse alerta esperamos que os vereadores reclamem judicialmente suas prerrogativas ”, esclarece Hebert.

De Mané Doído numa roda de fofoqueiros
Ter pedigree em Sergipe abre muitas portas…Em tempo Mané Doído não tem parentes importantes e veio do interior…

Caindo aos pedaços
A oposição ao candidato a prefeito de Carmópolis, Volney Leite Alves (DEM), parece estar mesmo caindo aos pedaços. Além de dezenas de lideranças políticas, ele acaba de receber também a adesão de 4 vereadores. Do total de 9 membros da Câmara, Volney  já soma 7 vereadores em sua bancada.

Líder petroleiro
Quem também apoia a chapa Volney/Beto Caju é o ex-vereador do PT, de Aracaju, o líder petroleiro Lacerda Oliveira. Cunhado e antigo articulador político da ex-prefeita Esmeralda (PT), ele considera a gestão da petista um desastre sem precedentes para o município.

Continuísmo
Diz também que a nova chapa de Esmeralda – Luiz Guimarães e Gladston Garcia – representa apenas continuísmo político e interesses particulares. Para Lacerda, somente Volney reúne estatura moral e competência administrativa para salvar Carmópolis, nesse momento.

Cope de parabéns
E a SSP, através do Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) está de parabéns por efetuar em Recife (PE) a prisão de cinco homens apontados como responsáveis por uma série de assaltos a agência bancárias em todo o país, inclusive ao furto na agência do banco Santander, no dia 29 de janeiro em Aracaju. O serviço de inteligência está funcionando com qualidade.

Aracaju: matrículas on-line
Esse é o objetivo do vereador Seu Marcos, PHS, que apresentou indicação na Câmara de Aracaju, aprovada por unanimidade, solicitando a Secretaria Municipal que implante a matrícula on-line a partir do próximo ano. A intenção é que os pais de alunos deixem de dormir nas filas para conseguirem as matrículas.

Fiscalização de tijolos
O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) iniciou os estudos para a implantação da fiscalização do comércio de tijolos em Sergipe. O objetivo é fazer com fabricantes e comerciantes do setor de cerâmica atuem somente com produtos que atendam aos padrões específicos exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fiscalização de tijolos II
O diretor-presidente do ITPS, Léo Araújo, viajou ao Piauí, para conhecer o programa ‘Tijolo Padrão’, iniciativa que envolve fiscalizações e evita que o consumidor seja prejudicado pela compra de material fora das normas de controle e com baixa qualidade. Uma pesquisa do ITPS revelou que o Parque Cerâmico de Sergipe é um dos principais da região Nordeste.

Definição do valor das passagens
O vereador Iran Barbosa (PT) posicionou-se contra o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Nº 1/2017, que suprime o §3º do art. 239 da Lei Orgânica Municipal, impedindo que a majoração do preço da passagem do ônibus urbano seja submetida à Câmara de Vereadores.

Atribuição
Na  quinta-feira, 9, ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, o parlamentar defendeu que o parlamento municipal mantenha como sua a atribuição importante de se manifestar sobre temas de interesse da cidade.

Incidência
"O reajuste da tarifa do transporte coletivo incide diretamente sobre a vida da população aracajuana e, portanto, o Poder Legislativo, representante do povo, deve participar das discussões e votar sobre o tema", disse Iran.

Em destaque
A Subinspetora da Guarda Municipal de Aracaju, Valéria Bispo, primeira servidora de carreira da GMA e mulher a ser nomeada Diretora Geral da Guarda Municipal de Aracaju, bem como foi a primeira mulher a assumir a função de Chefe de Serviço, foi homenageada como "Mulher Virtuosa" no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju pela Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe – FECS. Este evento foi em alusão ao Dia Internacional da Mulher e teve como objetivo enaltecer mulheres que dedicam suas vidas à causa da segurança pública. Também foi homenageada a Delegada de Polícia Georlize Teles.A sociedade aracajuana e sergipana agradecem a vocês pelo empenho diuturno em prol da Segurança Pública.

TV Sergipe destaca atividades ao ar livre
No Bom dia Sergipe de ontem, 13, o professor de educação física, Gladson Luiz Santana, foi entrevistado sobre os benefícios das atividades ao ar 

livre. Entre os benefícios citados por ele, que estava no Parque da Sementeira, as muitas opções de Aracaju, como os parques, as praças, os calçadões e a orla que tem equipamentos variados. “Na academia o aluno começa, mas muitas vezes cai na monotonia, ao ar livre as paisagens e as opções são muitas e variadas sempre”, ressaltou.

Cuidados necessários
Gladston lembrou os cuidados necessários que é primeiro procurar um médico para ter uma avaliação e depois um professor de educação física que vai adaptar o treinamento a aptidão física do aluno. “O ideal é realizar a atividade física ao ar livre no início da manhã ou no fim da tarde”,explicou, destacando também a necessidade de uma hidratação constante.

Centro Funcional
O professor Gladston Luiz é um dos mais preparados do Estado. Ele também é atleta e campeão de futevôlei e ao lado de outro professor experiente e qualificado Nick Maia, criaram o Centro de Funcional e Futevôlei “Nick Maia G10”. Pratique bem estar e ganhe saúde. De segunda a quinta das 7h às 8h (nas areias ao lado do estacionamento da Passarela do Caranguejo). Mais informações Gladston e Nick Maia: 99839-1718/98813-4407.

PELO TWITTER

www.twitter.com/WilliamFonseca   Não desisto… resisto.A verdade e o bem sempre vencem… ainda que demore!

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE   até o dia de hoje não publicaram nada no DO , acho que é mais uma bomba de Almeida Lima , o povo quer ver os nomes fantasmas.

www.twitter.com/andretrig   Caráter é aquilo que você é quando ninguém está te olhando. (Epicuro)#bomdia

www.twitter.com/tiagohelcias   Alguém precisa dizer ao "prefeito perfeito" que numa gestão é preciso assumir o ônus ou o bônus do passado. Pagar dívidas antigas, faz parte.

www.twitter.com/AlberthoJorge1   "É melhor ser temido do que amado! -Maquiavel.  

DO LEITOR

Telha: pneus de ônibus escolar em péssima condições
E-mail recebido: “Boa tarde, Cláudio Nunes  a situação dos pneus dos ônibus da cidade de Telha isso aconteceu hoje. Não adianta o prefeito atual enviar uma nota pra você dizendo que foi deixado pela gestão passada teve toda transição e ele sabia o que ocorria em todo setor, eu acho que ele não tem planejamento as aulas começaram dia 7 de março e esse gestor não se planejou pra nada. E ainda tem um ônibus escolar que o motorista não é habilitado.”

TCE/SE: medida moralizadora de Clóvis esbarra nos colegas
E-mail recebido: “Desde que assumiu a Presidência do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, o Conselheiro Clóvis Barbosa tem empreendido diversas medidas moralizadoras. Uma delas é a regularização da situação dos servidores cedidos aos seus órgãos de origem. Ocorre que como com as outras medidas do atual Presidente, esta também tem enfrentado forte resistência dos demais Conselheiros. Conforme demonstrado através do arquivo em anexo, todos os atuais servidores do Estado cedidos ao TCE/SE encontram-se com suas situações funcionais irregulares. Os atos das suas cessões encontram-se vencidos, alguns desde 2015. Essa aberração dentes Tribunal já foi inclusive denunciada ao Ministério Público que recomendou à Corte que regularizasse a situação, mas o Colegiado se mantém irredutível na sua disposição em não devolvê-los.  O Presidente da Casa tem buscado a todo custo contornar o problema, entretanto os outros membros do Colegiado não lhe permitem fazê-lo. Muito pelo contrário, ultimamente vem pressionando-o para que assuma integralmente os custos pela manutenção dos cedidos. Isso porque a maioria desses servidores tem ligação com algum Conselheiro ou figurão local. Em regra, as cessões são motivadas por afinidades políticas e não por critérios técnicos, como determina a lei. Claudio, peço-lhe que divulgue mais essa excrescência. Ajude Clóvis a moralizar o TCE. A sociedade sergipana e os servidores da Corte saberão reconhecer o seu compromisso com a moral e a legalidade.”

Nota – Governo do Estado

O Governo do Estado informa que finaliza o calendário do funcionalismo público nesta terça-feira, dia 14, porque parte do ICMS utilizado para pagar a folha de aposentados e pensionistas só foi recolhida na sexta, dia 10, sendo repassado no sábado, dia 11. Com isso, o aporte da Secretaria da Fazenda só foi possível de ser realizado  hoje, segunda-feira, dia 13, sendo transferido para as agências bancárias ao longo do dia, compensado à noite e disponibilizado somente na terça-feira, dia 14. O repasse utilizado pelos cofres estaduais para cobrir o déficit da previdência este mês foi de R$ 104 milhões.
 
A gestão estadual informa que tem se esforçado para equilibrar as contas estaduais a fim de regularizar o calendário de servidores ativos e inativos, porém a administração tem um déficit da previdência em torno de R$ 1,3 bilhão por ano, o que corresponde a 25% da receita, e compromete o fechamento da folha salarial no final de cada mês.

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“O melhor acaba sempre acontecendo e o futuro é melhor do que qualquer passado.” Chiara Lubich, ativista italiana, morreu em 14 de Março de 2008. Fundadora do Movimento dos Focolares, um movimento que tem como finalidade a construção de um mundo unido, o "que todos sejam Um" (n. 1920).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais