PMDB x PMDB. JB precisa tomar as rédeas

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Um dirigente histórico do PT – que já teve mandatos – em Sergipe ligou para o titular deste espaço e fez uma espécie de

 desabafo. Pediu para não divulgar o nome para não prejudicar os amigos petistas que estão em cargos no governo, mas lamentou que Jackson Barreto não esteja em Aracaju para prestigiar Dilma neste segunda-feira, 15. “Será que se ela fosse ainda presidente no poder, ele deixaria de recebê-la?”, questionou o petista.

Se o dirigente petista está certo ou não, a verdade é que além dos problemas da falta de recursos financeiros do governo do Estado, Jackson Barreto precisa tomar as rédeas do PMDB em Sergipe. O desgaste com a história dos vereadores de Aracaju do PMDB “liberados” para votar no projeto de João Alves e as declarações de Benedito Figueiredo deixando claro a postura contra as ações de solidariedade a presidente afastada Dilma, que chega hoje a Aracaju, tem dividido o partido e afastado alguns aliados.

E o interessante é que em vários municípios o PMDB tem problemas com lideranças que não seguem as orientações do partido.

Dores é exemplo – Em Nossa Senhora das Dores, por exemplo, no último sábado as lideranças do PMDB local tiveram um grande constrangimento. O ex-deputado estadual Luciano Bispo, participou do Encontro Municipal do PSDB da cidade, que oficializou a pré-campanha do prefeito João Marcelo. O detalhe é que o tucano enfrentará o peemedebista Dr. Thiago, do mesmo partido de Luciano Bispo, que fez rasgados elogios a João Marcelo, afirmando que o município precisa continuar no rumo certo. Ou seja, em Dores, o PMDB está contra o PMDB.

Se deseja preparar um sucessor do PMDB para disputar o governo estadual, Jackson deve tomar as rédeas do partido de imediato, do contrário, quando sair do governo, o partido estará enfraquecido e sem peso eleitoral nenhum.

Tragédia anunciada com quadriciclo
Quadriciclos nas praias: infelizmente a tragédia anunciada aconteceu e ontem, 24, um quadriciclo atingiu uma mulher e um bebê que estavam numa rede na área  de um bar na praia de Pirambu. O bebê de nove meses morreu. E agora? Quem é o responsável pela tragédia anunciada? Agora as autoridades vão acordar para o problema? Ou vão esperar que a tragédia bata na porta das casas deles? Com a palavra o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).

Família foi passar o dia na praia de Pirambu
A família foi passar o dia na praia de Pirambu, onde armou redes. A tarde duas mulheres, em um quadriciclo, em alta velocidade, atinge a rede onde se encontrava Livian Cristina da Conceição Maxuell Maia (21) e seu filho, Benjamim Maxuell Maia (9 meses) que dormia na rede após amamentar, jogando-os a 5 metros de distancia. A criança já chegou ao posto de saúde de Pirambu morta e a mãe está em estado grave na ala vermelha do HUSE.

Flagrante na condutora
A conduta foi presa em flagrante na 10ª DM por homicídio e lesão corporal: Fernanda Silva Oliveira. Espera-se que a condutora e o proprietário do veículo sejam responsabilizados, já que a resolução do Contran é clara no tocante a condução do quadriciclo. Outro detalhe, em Pirambu só existia um policial militar de plantão. Ele demorou a chegar na ocorrência porque teve que ir a Carmópolis pegar um outro policial e só assim se dirigir a ocorrência….

Resolução é clara
A Resoluçao do Contran – 573 de 16 de dezembro de 2015, determina que o veiculo tem que ser emplacado, todos os pilotos habilitados em categoria B, devem usar capacete e só podem circular em vias urbanas, mas nada disso foi respeitado pelo proprietário do veiculo e da condutora.  Nas praias de Aracaju a SMTT é omissa e nas outras o BPRV. Até quando?

Atenção! Não foi fatalidade
Só para lembrar: espera-se que algum cidadão não conceda entrevistas a imprensa dizendo que o acidente com a morte do bebê “foi uma fatalidade”. Não foi, foi sim uma tragédia anunciada, já que o quadriciclo para transitar em vias públicas, como as praias, precisam de diversos itens, inclusive emplacamento. E o mais importante: não pode ser conduzido por menor.

Agentes da SMTT ganham dinheiro e gastam combustível, mas não fiscalizam
A foto ao lado foi tirada ontem,24, às 10h30, na praia de Aruana, em Aracaju. A frente o carro da SMTT, que passou por um

SMTT passou direto pelo vendedor com a moto na areia. Ele desceu e foi puxando a moto, ontem,24.

 vendedor que ao perceber a fiscalização desceu da moto e foi empurrando-a. Ora, será que os agentes não sabem que ninguém passeia empurrando uma moto por toda a praia, com isopor e um carrinho de picolé a reboque? Depois passou um quadriciclo. No início da praia de Aruana tinha vários carros na areia. Ou seja, é melhor a direção da SMTT deixar sem fiscalização, pelo menos não gasta com combustível nem com diárias para os agentes. O contribuinte agradece.

Elefante passeando em meio a um Palácio de Cristais
E numa roda animada de políticos e funcionários públicos aposentados da Velha Guarda, regada a um bom cafezinho, num dos shoppings da capital, houve um deles que saiu com uma pérola ao dizer que "Benedito Figueiredo tratando de composição política é como um elefante passeando em meio a um Palácio de Cristais. A sutileza e delicadeza são as mesmas" para riso total dos anciãos. Agora é que PT e PMDB não se entenderão mesmo.

Coopertalse clandestina denuncia “colegas”
O blog do último sábado teve uma excelente repercussão. Um sujo falando de um mal lavado. agora vem a Coopertalse anunciar que vai denunciar os clandestinos ao MPE e os órgãos fiscalizadores. O MPE deveria dar um prazo de algumas semanas para o governo com multa pesada para realizar uma licitação para o transporte. Para quem não leu: https://.infonet.com.br/blogs/claudionunes/ler.asp?id=189084

Grupo de Amorim deve apoiar Valadares Filho
Parece que ainda hoje será fechado o martelo no apoio do grupo dos irmãos Amorim, com os principais partidos PSC, PP e PR, entre outros, anunciando o apoio a candidatura de Valadares Filho, do PSB. Deve indicar o vice, que segundo informa os colunistas políticos, será o pastor e atual deputado estadual Antônio dos Santos.

Grupo Amorim apoiou João Alves em 2012 e Edvaldo em 2008
Só para lembrar nas duas últimas eleições municipais o grupo Amorim foi vitorioso nas coligações. Em 2012 apoiou João Alves Filho e em 2008 apoiou a candidatura à reeleição de Edvaldo Nogueira. E em 2010 fez parte da chapa majoritária que reelegeu Deda com Amorim candidato ao Senado Federal.

Conselho Estadual da Juventude
A nova mesa diretora do Conselho Estadual da Juventude de Sergipe foi empossada na sexta-feira (22). A solenidade ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Estado da Inclusão Social. O novo presidente do colegiado é o representante da sociedade civil, Nicolas Antunes, militante de movimentos sociais, que iniciou sua trajetória no movimento estudantil secundarista. A vice-presidência foi ocupada por Amandy Felix.O novo presidente disse que "honrará o exercício do seu mandato, lutando por avanços nas políticas de juventude".

Políticas públicas
"Este é um momento muito especial, o qual dedico a minha família e amigos essa conquista. Agradeço aos conselheiros que acreditaram e confiram no projeto que defendo para o Conselho e me elegeram, tornando o projeto e o conselho de todos e todas. Honrarei, a cada dia, esta oportunidade, fazendo um grande mandato, lutando diuturnamente pelo avanço da política publica de juventude, tendo a certeza que junto com os demais conselheiros iremos realizar um trabalho frutífero em prol dos jovens sergipanos", afirmou.

Audiências Públicas do Plano de Saneamento Básico
A última semana das Audiências Públicas do Plano de Saneamento Básico de Aracaju inicia hoje, 25, às 19h, na Escola Municipal Tancredo Neves, situada na Rua Rodrigues Dórea, Bairro Ponto Novo. As comunidades dos bairros Luzia, Ponto Novo, Grageru, Jardins e Inácio Barbosa, vão receber as equipes responsáveis pelo Plano, onde apresentarão os resultados das quatro vertentes analisadas desde o ano de 2014, são elas: esgotamento sanitário, drenagem, abastecimento de água e resíduos sólidos.

Audiências Públicas do Plano de Saneamento Básico II
As audiências públicas começaram no dia 18 de julho e se encerram no próximo dia 27. Os professores e estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS), e os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) estão também tirando as dúvidas das comunidades. Um dos pontos debatidos durante as audiências foi sobre os canais de esgoto. Muitos moradores solicitam que estes canais sejam cobertos, mas, por questões técnicas, isso não pode acontecer.“Na visão da comunidade os canais cobertos ficam melhores, mas o correto não é cobri-los, pois diminuem a capacidade de retenção de água da chuva, além de dificultar na hora da manutenção”, informa a coordenadora.

Programação
A audiência continua no dia 26, às 19h, na Escola Municipal João Paulo II, localizada na Rua A 3, s/n, Bairro Santa Maria e envolve os bairros São Conrado, Santa Maria, Farolândia e Aeroporto. Por fim, a última audiência acontece no dia 27, às 19h, na Escola Municipal Tenisson Ribeiro, localizada na Rodovia dos Náufragos, nº 7336, Bairro Mosqueiro. Este território envolve toda zona de expansão da capital.

Reitor e a simpatia pelo projeto em Aracaju
O professor Ângelo Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe – UFS -, admite aberta simpatia pela pré-candidatura do deputado federal Valadares Filho, PSB, à Prefeitura de Aracaju nas eleições deste ano. Na última terça-feira, Antoniolli recebeu, em caráter de cortesia, a visita de Valadares Filho na Reitoria e os dois tiveram uma boa conversa sobre o Projeto de Governo do pré-candidato e as visões sociais que a gestão da UFS tem para com Aracaju.

Pragmatismo e gratidão
Valadares foi recebido por Antoniolli e por um grupo significativo de educadores e de executivos da UFS. O reitor admite que a sua simpatia pelo nome e pelo projeto de Valadares Filho está ancorada numa lógica “muito pragmática” e numa “absoluta gratidão”.“O deputado Valadares Filho e o senador Antônio Carlos Valadares, pai dele, foram os dois representantes de Sergipe no Congresso que mais contribuíram com emendas do Orçamento da União para as necessidades da nossa universidade”, disse o reitor Ângelo Antoniolli.

Interesses da UFS
Segundo o dirigente da UFS, os Valadares foram sempre ativos e atentos quando os interesses da maior instituição de ensino de Sergipe, com mais 30 mil alunos, estiveram em jogo.“Eles sempre atuaram numa defesa clara e institucional da UFS. Nos últimos três anos, os dois se dispuseram a apresentar emendas de infraestrutura para a UFS que chegaram perto de R$ 5 milhões”, completa o reitor.

Parcerias com o SergipeTec
Na última sexta-feira, 22, o pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana (PMDB), foi recebido pelo presidente do Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec, Manoel Hora, com a intenção de prospectar as possibilidades de parceria entre a instituição e o município sergipano. Para ele, São Cristóvão possui instituições e investimentos que atualmente são pouco aproveitados principalmente no que diz respeito à geração de emprego e renda.

Plano de governo
“Esta visita faz parte da nossa preparação de Plano de Governo para São Cristóvão, que tem como um dos seus principais desafios a atração de empresas para se instalarem em seu território, princípio básico para o início de um ciclo virtuoso na economia local. Para isso é necessário que já se comece a pensar em qualificação de mão de obra, especialmente dos jovens em busca de um lugar no mercado de trabalho”, coloca o pré-candidato, Marcos Santana.

Empreendedorismo
Tendo em vista tamanho potencial transformador da organização, a visão do pré-candidato é aproveitar a estrutura do Sergipetec, no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, ao máximo. “Nossa proposta de promover o empreendedorismo, em busca da inovação e geração de conhecimento, trabalho e renda aos sancristovenses está em harmonia com a missão do SergipeTec, inaugurado recentemente pelo Governador Jackson Barreto (PMDB)”, considera Marcos Santana.

Crea-SE divulga amanhã laudo da queda de peça metálica do shopping
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) divulga amanhã, 26, o resultado do laudo técnico que aponta as causas da queda de uma peça metálica da torre do Shopping Jardins. O acidente ocorrido no dia 3 de junho deste ano resultou na morte da estudante do sexto período de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, Cláudia Ticyane Freire, 21 anos, e causou ferimentos, no estudante Ítalo Ramond Rodrigues Damascena, de 25 anos.O laudo técnico será apresentado pelo presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende, em coletiva à imprensa marcada para às 10horas no  auditório do Conselho

PELO TWITTER

www.twitter.com/ComsensoWeb  103FM Jerônimo Reis diz que, se vivo estivesse, Déda já teria deixado o PT.

www.twitter.com/ffariajr  Não quero acreditar que no ato de segunda, com a presença da presidente afastada Dilma, o PMDB de Sergipe irá participar.

www.twitter.com/frednavarro  Escola sem preconceitos e dogmas. Escola impossível.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  De Barão de Itararé: "O homem que se vende recebe sempre mais do que vale".

www.twitter.com/KatiaAbreu  Maioria destes pequenos partidos de ocasião são usados para extorquir candidatos.Leilão de partidos p/ apoio nas eleições.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – FEIRAS LIVRES ARACAJU

A Cotinguiba Construções e Serviços Ltda, empresa vencedora do processo licitatório referente à concorrência pública número 001/2015, que objetiva a concessão do serviço público para organização e manutenção das feiras livres realizadas em espaços públicos do município de Aracaju, em decorrência das manifestações caluniosas, das injúrias proferidas e pela omissão quanto o cumprimento do contrato legalmente celebrado junto à Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos, vem a público esclarecer:

Considerando que até a presente data, não terem seguidas colocadas em prática, as determinações do Excelentíssimo prefeito, previamente discutidas e autorizadas em reuniões, a exemplo:
1. Fim das Feiras Clandestinas;
2. Apoio da Guarda Municipal;
3. Apoio da Vigilância Sanitária;
4. Apoio da SMTT;
5. Pagamento dos valores referentes aos kits;

Considerando que não houve cumprimento das definições aprovadas em reunião, com a presença do Excelentíssimo vice-prefeito e da diretoria da Emsurb, a exemplo:

1. Adequação da planilha orçamentária através da celebração do Termo Aditivo, visando possibilitar a cobrança de equipamentos e serviços não previstos inicialmente;
2. Normalização do reequilíbrio econômico-financeiro do contrato;

Considerando exigências exacerbadas da Emsurb, exigências estas, desprovidas de fundamentação jurídica, que objetiva apenas prejudicar a execução das feiras e, ainda, sem a contraprestação legal da empresa Concedente.

Considerando o silêncio por parte da diretoria da Emsurb, no tocante a diversos pleitos protocolizados e carentes de respostas. Silêncio que prejudica a boa execução dos serviços, pois versam sobre alteração de projetos e planilha orçamentária, o que prejudica a boa e fiel execução dos serviços.

Considerando ação contrária dos servidores da Emsurb, que incitam os feirantes ao não cumprimento de cláusulas contratuais, o que configura crime, a exemplo do reajuste de preços das tarifas previsto no contrato, dentre outros;

Ante todo o exposto,  fundamentado no que preceitua o artigo 65, II, “d”,  §3º, §6º e §8º da Lei de Licitações e Contratos, sem prejuizo do especificado nos artigos 82, 83 e 84 (§1º,§2º) e 85 da Lei 8.666 de 21 de Junho de 1993, a empresa explica as razões que resultaram na suspensão de toda e qualquer montagem de feiras até que seja estabelecida a ordem contratual.

A Direção.

NOTA PÚBLICA –  SEGURANÇA PÚBLICA

Preocupado com os problemas da segurança pública no Estado, o Fórum Empresarial de Sergipe posicionou-se na última sexta-feira, 22, encaminhando ofício ao governador Jackson Barreto, emitindo a Nota Pública com o mesmo teor:

O agravamento da criminalidade em Sergipe – nas cidades e no campo – vem preocupando a todos, trazendo medo e intranquilidade para os cidadãos que se veem privados de um dos mais elementares direitos da cidadania: a segurança. Dentre tantos e recorrentes episódios, dois deles serviram para esboçar reações e manifestações mais firmes da sociedade, às quais o Fórum Empresarial de Sergipe se soma com esta nota pública. O primeiro deles foi mais um dos frequentes assaltos a ônibus, que culminou com o assassinato de um cobrador sem sequer esboçar reação. Dias depois, fomos surpreendidos com a covarde, ousada e inaceitável execução de um delegado de polícia. Aos familiares, colegas e amigos de ambos, deixamos consignados nossos votos de pesar e nossa indignação. Assaltos, sequestros relâmpagos, roubos e toda espécie de crime vem crescendo em Sergipe, sem que se vejam medidas capazes de reverter à situação, evidenciando a ausência de uma política de segurança efetiva, que privilegie ações preventivas combinadas com a repressão qualificada. Temos ciência da complexidade do problema da violência, das suas múltiplas causas e das desafiadoras soluções. Por esta razão – e conforme proposta que apresentamos aos candidatos a governador no processo eleitoral de 2014 – entendemos que cabe ao governo do Estado mobilizar os mais diversos setores da sociedade em um conselho ou fórum permanente de segurança pública para, juntos, cada um com sua parcela de contribuição e responsabilidade, compartilharmos o desafio de mitigar a violência no curto prazo e derrotá-la mais à frente com políticas públicas participativas, integradas e de largo alcance, a exemplo do que vem sendo feito, com êxito, em vários lugares do mundo.

Assinam esse documento:

ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens
ACOMAC – Associação Comercial de Material de Construção
ACESE – Associação Comercial e Empresarial de Sergipe
ADEMI – Associação dos Dirigentes de Empresas da Indústria Imobiliária de Sergipe
ASCORSEG- Associação dos Corretores de Seguros do Estado de Sergipe
ASEOPP – Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas
ASES – Associação Sergipana de Supermercados
ASSEDIS – Associação das Empresas do Distrito Industrial de N. S. do Socorro
ASSESPRO – Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju
CRA/SE – Conselho Regional de Administração      
CRC/SE – Conselho Regional de Contabilidade
FACIASE – Federação das Associações Com. Industriais e Agropastoris de Sergipe
FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Sergipe
FECOMÉRCIO – Federação do Comércio do Estado de Sergipe
FENEN – Federação dos estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe
SEAC – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de Sergipe
SESCAP/SE – Sindicato das Empresas Contábeis do Estado de Sergipe
SHRBS/SE – Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares de Sergipe
SINCADISE – Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor de Produtos Industrializados do Estado de Sergipe
SINCODIV – Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de Sergipe
SINCOR – Sindicato dos Corretores do Estado de Sergipe
SINDESP/SE – Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Sergipe
SINDETUR – Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Sergipe
SINDILOJAS – Sindicato dos Lojistas do Estado de Sergipe
SINDPESE – Sindicato do Com. Varejista e Derivados de Petróleo do Estado de Sergipe
SINDUSCON/SE – Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado de Sergipe
SIRECOM – Sindicato dos Representantes Comerciais de Sergipe.

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Quem se vangloria de ter conquistado uma multidão de amigos nunca teve um.” Samuel Taylor Coleridge, poeta e crítico literário inglês, mprreu em 25 de Julho de 1834 (n. 1772).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais