Pode ter 2º turno

O que muitos já não acreditavam pode acontecer: o 2º turno nas eleições de Aracaju. Pelo menos é o que revela pesquisa do Instituto Dataform, feita entre os dias 28 e 29 passados e publicada hoje pelo semanário Cinform. Registrada no TRE com o número 00079, a consulta mostra João Alves Filho (DEM) com 44,6%, enquanto a soma dos demais candidatos chega a 40,9%. Como a margem de erro é de 3,5% caracteriza-se um empate técnico. Outro dado relevante é que o demista caiu 6,7 pontos nos últimos 15 dias, tendo Valadares Filho (PSB), que aparece nesta pesquisa com 31,7%, conquistado 7,1 pontos no mesmo período. Pela consulta, Vera Lúcia (PSTU) tem 6,2%. Reynaldo Nunes (PV) e Almeida Lima (PPS) estão empatados com 1,5%. Os indecisos (5,6%) e aqueles que dizem que podem anular o voto ou votar branco (2,9%) são o fiel da balança, pois o comportamento destes eleitores nas urnas pode provocar o 2º turno na capital. Aguardemos, portanto!

Estadão

O jornal O Estado de São Paulo publicou ontem a seguinte nota sobre as eleições em Aracaju: “Alguns partidos deverão ser alijados do poder nas capitais, como o PC do B, que vai deixar o poder em Aracaju, ou para o DEM, que disputa com o ex-governador João Alves, ou para o PSB, que lançou o deputado Valadares Filho, apoiado pelo governador Marcelo Déda (PT) e pelo atual prefeito Edvaldo Nogueira. Nas últimas semanas o favoritismo de Alves caiu, enquanto Valadares subiu muito nas pesquisas”.

Baile de gala

Há quem acredite que o prefeiturável Almeida Lima (PPS) não renunciará antes do grande baile de gala da campanha eleitoral, que é o debate entre os candidatos promovido pela TV Sergipe e marcado para a próxima quinta-feira. Vaidoso, Almeidinha não iria perder a chance de participar deste grand finale, com direito a usar sua metralhadora giratória contra os adversários. Caso pretenda, no final do debate anunciará a renuncia ao vivo e em cores para todo o estado.

Calendário

Partidos e candidatos só têm até a próxima quinta-feira para veicular propaganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão e promover reuniões públicas ou comícios com a utilização de aparelhagem de som. Sexta-feira será o último dia divulgar anúncios pagos na imprensa escrita e internet. A propaganda eleitoral com a utilização de alto-falantes e amplificadores de som pode ser feita até sábado próximo.

Vias de fato

O tempo esquentou ontem na Orla de Atalaia. Simpatizantes dos prefeituráveis João Alves Filho (DEM) e Valadares Filho (PSB) se enfrentaram usando os mastros das bandeiras como arma. Ninguém sabe quem iniciou a briga que deixou hematomas em vários dos brigões. A confusão começou logo após a passagem da carreata demista pela Passarela do Caranguejo.

Policiamento

A Secretaria da Segurança Pública enviou reforço policial para Capela, Itabaiana e Lagarto, onde a campanha eleitoral vive forte tensão. Os três municípios receberam reforços dos Batalhão de Choque, Comando de Operações Especiais, Grupamento de Ações Táticas no Interior e Grupamento Tático Aéreo. As equipes vão permanecer naqueles municípios até segunda-feira próxima.

Otimismo

A proximidade do final do ano e, consequentemente, das férias anima os setores envolvidos com turismo em Sergipe. Segundo o secretário em exercício do Turismo, José Roberto de Lima Andrade, os investimentos em publicidade, realizados desde 2008, já posicionam o estado como um destino emergente. Ele também revela que de janeiro a setembro último o fluxo turístico em Sergipe cresceu 20% na comparação com o mesmo período de 2011.

Destaque

A Deso está entre as 15 maiores empresas públicas do setor no Brasil. O dado, que tem como indicador a receita operacional líquida, faz parte da pesquisa "As Maiores do Saneamento 2012". A Deso também aparece entre as 10 principais companhias em volume de investimentos anunciados este ano: R$ 376 milhões para melhoria de abastecimento hídrico e esgotamento sanitário.

Na frente

O candidato Valmir de Francisquinho (PR) lidera a disputa pela Prefeitura de Itabaiana. É o que revela consulta feita pelo Instituto de Pesquisa Brasil Data nos dias 26 e 27 passados e registrada no TRE com o número SE-000070/2012. Pelo levantamento, Valmir tem 46,8% das intenções de voto, enquanto o prefeito Luciano Bispo (PMDB) aparece com 40%. Os indecisos somaram 9,7%, brancos e nulos, 3,4%.  A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Do baú político

No final da década de 70, a Justiça decretou a prisão preventiva do astrólogo Souza Filho, acusado de ter participado um homicídio. Com amigos influentes no governo, ele mandou recado dizendo que não se entregava e que a Polícia não o prendia vivo. Por azar, acidentou-se e teve que ser internado no Hospital de Cirurgia, em Aracaju. A Polícia cercou a unidade hospitalar, porém, misteriosamente Souza Filho conseguiu escapar. Dias depois, o então delegado de Maruim, capitão Tadeu Cruz, o prendeu ainda com a mão enfaixada. Ao interrogá-lo, o militar quis saber como o procurado conseguiu fugir do Hospital se toda a área estava cercada. “Porque seu colega foi mais inteligente do que você. Ele entrou em meu quarto como capitão e saiu promovido a major”, respondeu o desaforado astrólogo. A declaração irritou o governador José Rollemberg Leite, que mandou apurar o fato, mas as investigações terminaram, sem qualquer resultado prático, antes que Souza Filho ganhasse a liberdade, coisa que não demorou muito.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais