Política nivelada por baixo no País

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Após um grande desgaste com Eduardo Cunha na presidência da Câmara dos Deputados, onde o Poder Legislativo foi manchetes, mais nas páginas policiais, do que no noticiário político, a eleição da Mesa Diretora mostra que a maioria esmagadora da classe política tem o interesse exclusivo no poder pelo poder, como objeto de barganha num sistema fragilizado por conta das próprias instituições.

A briga pelo voto é fruto de quem “dá mais” e barganhas com o apoio do governo federal. Ninguém se preocupou em assumir o

compromisso por uma reforma política de verdade, ou então a tão malfadada reforma tributária tão necessária ao país no atual momento econômico.

Os três principais candidatos, que aglutinaram boa fatia dos votos dos 513 candidatos não tiveram propostas. Ninguém se preocupou em resgatar a imagem de um Poder enlameada nos últimos meses.

E a ética? Alguém ouviu a palavra na boca de algum dos candidatos? Claro que não. Até melhor porque para falar em ética neste momento é preciso ter uma excelente reputação.

Apenas a certeza: o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia, DEM, não mudará nada.

Ética, dignidade e transparência política. Essas palavras passam longe da Câmara dos Deputados.

Insegurança toma conta e PM envia mais dois para força nacional. No total 138
Algo errado e o governador Jackson Barreto não deve saber. O comando da PMSE exagerou no envio de homens para a força nacional. Ontem, o BGO da PM publicou mais dois nomes. No total 138 policiais. Enquanto isso a segurança preventiva não acontece e pais de famílias, como o cobrador de ônibus, são assassinados.

TCE acompanha recurso no TSE
O blog foi informado que o TCE, por conta do desgaste com a certidão emitida em prol de Luciano Bispo, acompanha o recurso no TSE. Inclusive documentação mostrando que o ex-deputado teve direito de defesa e que o processo tramitou de forma legal.  Todas as desculpas estão sendo desmontadas para conhecimento dos ministros do TSE.

Cresce no governo, defesa do fim da remuneração nos conselhos
O blog foi informado ontem, 13, por um secretário de Estado que o governo está pensando seriamente em acabar com a remuneração nos conselhos. São vários e muitos auxiliares participam de mais de um conselho. Com a crise e o desgaste administrativo o governador Jackson Barreto quer mostrar que está fazendo a parte dele.

Cartilha 2016. Cadê o legado ético de Déda?
O governador Marcelo Déda, inaugurou, em Sergipe, a publicação e observância da legislação eleitoral, inclusive durante os anos de eleições.Para isso, sempre mobilizou Controladoria e Procuradoria Gerais do Estado para editar "cartilhas" com a tradução das normas do TSE, para orientar os gestores à fiel observância das proibições impostas pela legislação aos gestores públicos, em ano de eleições.Espera-se que o Governo do Estado publique logo a "cartilha/2016", para dar continuidade ao legado ético de Déda.

Escola em Lagarto
O deputado federal Fábio Reis (PMDB), vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, garantiu aos lagartenses a continuidade da construção de uma escola no povoado Tanque. A obra, já iniciada, sofreu problemas na gestão passada e estava paralisada desde então.

Importância
Fábio se sensibilizou com a causa, já que trata da educação dos sergipanos, e se empenhou em conseguir, junto ao FNDE, a prorrogação do convênio responsável pela obra.O presidente do órgão, Gastão Vieira, acatou o pedido do parlamentar e publicou a decisão no início desta semana.“Sou muito grato a Gastão e toda a equipe do FNDE que nos ouviu e entenderam a importância desta escola no nosso povoado”, comemorou Fábio. “Em breve teremos pronta mais esta conquista em Lagarto”, finalizou.

Estratégias do PT
Na manhã de ontem, 13, o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho se reuniu com presidentes dos diretórios municipais da sigla para compartilhar informações e discutir estratégias em cada município. “Este é um momento de conversar com a companheirada para dividir informações e definir como vamos para as disputas. Uma coisa é certa: o PT vem com tudo nestas eleições. Confio na capacidade de organização e força da nossa militância. Costumo dizer que a militância é central na vida do partido e hoje fizemos isso: conversamos com nossos presidentes para irmos com tudo nestas eleições”, considerou Rogério.

Mobilização e reunião com Edvaldo.
Também pediu todo empenho e mobilização dos presidentes dos diretórios para receber a presidenta Dilma Rousseff, que estará

Rogério e Edvaldo: juntos em Aracaju.

 em Aracaju, no próximo dia 25 de julho, na série de viagens que ela tem feito pelo Brasil explicando e denunciando o golpe que sofre no processo de impeachment em curso no senado federal. “Sergipe nunca faltou à nossa presidenta Dilma. Em todas eleições demos fantásticas vitórias a ela nas ruas e nas urnas. Continuamos com a mesma confiança e muito conscientes de que o que fazem com ela é uma injustiça à sua história e a sua gestão na presidência.” Disse. O ato será dia 25 na Praça General Valadão. A tarde a militância petista se reuniu com o pré-candidato Edvaldo Nogueira.

Projeto aprovado em Aracaju serve de exemplo para outras cidades
O Projeto de Lei 15/2013, de autoria do vereador Max Prejuízo (PSB), aprovado na Câmara de Aracaju, que regulamenta a inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas públicas da rede municipal de ensino, tem chamado a atenção de outras câmaras municipais. O setor legislativo da Câmara tem recebido várias ligações de câmaras municipais do interior de Sergipe, bem como de outros estados, a exemplo de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, solicitando informações e cópia da versão final aprovada do Projeto, que aguarda apenas a sanção do prefeito de Aracaju para tornar-se Lei.

Importância
"Todo esse interesse mostra a necessidade desse projeto e o quanto é importante que o prefeito sancione. É um grande passo para a melhoria do ensino, para a inclusão do aluno e o combate à evasão escolar", disse Max.

Convite
O parlamentar foi convidado pelo presidente da Câmara de Carmópolis, vereador Adilson Ramos, para expor o projeto aos vereadores da cidade nesta quinta-feira, 14/7, na Câmara Municipal de Carmópolis (CMC), interior de Sergipe. "Fico feliz com o convite e em poder contribuir com colegas de outros municípios. É mais um reconhecimento à importância deste projeto que aproximará escola, alunos e famílias, melhorando significativamente a qualidade do ensino e aprendizagem", afirmou o vereador Max.

Espaço Cuidar em Simão Dias
Nesta quinta-feira, 14, o governador em exercício, Belivaldo Chagas, visita o município de Simão Dias para inaugurar o Espaço Cuidar e assinar ordem de serviço para recuperação do escritório da Deso. As solenidades estão marcadas para as 10 horas.

Vulnerabilidade
O Espaço Cuidar é ligado à Secretaria de Estado de Inclusão Social e promove inclusão social com compromisso de transformação, objetivando aproximar o Governo das comunidades em situação de vulnerabilidade. Em Simão Dias, o Espaço integrará atividades do Instituto de Identificação (SSP), para emissão de RG; da Deso; e do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), com emissão de CTPS e intermediação de mão de obra.

Escritório da Deso
Na ocasião, Belivaldo Chagas assina ordem de serviço autorizando a recuperação do escritório da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) localizado no município.O imóvel passará por uma reforma que contemplará nova pintura, recuperação das instalações elétricas e hidráulicas e do telhado. O investimento é de R$ 129.133,38.

PRB no interior
O partido dos pastores Jony e Heleno não está fazendo questão de ter pré-candidatos ao cargo de vereador no interior.  A prova disso é o que vem ocorrendo em uma cidade do agreste, o partido havia ficado com um grupo político e só foram saber que o diretório do PRB não estava com o grupo quando foram entregar  a prestação de contas e foi constatado que o diretório retornou para pessoa que estava com ele nas eleições de 2012.

PRB no Interior II
O blog foi informado que o pastor Jony foi procurado para que o partido continuasse com o grupo que havia conquistado o PRB recentemente, mas Jony informou que quem poderia resolver isso era o pastor Heleno. Enquanto isso Heleno vem sendo procurado, tentativas sem êxito, e o grupo continua sem definição. E com isso quem estão sendo prejudicados são os pré-candidatos a vereadores e o próprio PRB, afinal de contas os cabeças do partido não estão fazendo questão em fortalecê-lo no interior.

Radialistas: patrões submetem categoria a um calvário anual
Na última terça-feira (12) aconteceu mais uma rodada de negociação entre patrões e radialistas. Como em rodadas anteriores, os radialistas recorreram à SRTE (antiga DRT) para que esta assumisse a dura missão de mediar as negociações entre operários e patrões.

Ladainha enfadonha
Segundo um membro da comissão ‘os representantes dos patrões, como sempre, repetem exaustivamente, como fosse uma catequese, a mesma ‘ladainha enfadonha’, sem um único dado real. Para tentar passar uma falsa impressão de que negociam, ofereceram uma reposição de 3%, muito aquém dos 9,83% aferido pelo INPC’. Caso aceitem a proposta dos patrões, os radialistas, que já têm um dos pisos mais baixos do país, teriam uma redução salarial de 6,83%.

Números reais
Como tem sido uma prática rotineira da diretoria do STERTS, a comissão de negociação apresentou números oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego, apurados pela FIPE, com um aumento real médio nacional de 0,2% cima da inflação, sendo que em Sergipe o aumento médio foi ainda maior, ficando em 0,3% acima da inflação, nas negociações trabalhistas firmadas em maio.

Sem compromisso
Fernando Cabral, presidente do STERTS e membros da comissão de negociação, afirmou que 'o sentimento dos radialistas é de que a atual diretoria do sindicado patronal zomba da cara dos trabalhadores, desfazendo acordos, como no ano passado e pressionando empresários a descumprirem acordos diretos, como no caso do SISTEMA ATALAIA, que havia se comprometido a implementar o vale-alimentação e depois de supostamente serem pressionados pelo presidente do sindicato patronal, voltaram atrás no combinado'.

Paralisações e ruas
A paciência dos radialistas parece ter chegado ao fim e as paralisações deverão voltar a acontecer, inclusive o próximo ato já tem até data e local. A categoria voltará a se reunir em assembleia geral extraordinária, na próxima sexta-feira (15), na sede do sindicato dos radialistas, na Avenida João Ribeiro, 937 (próximo ao Hospital São José), para novas deliberações.

Solenidade CRC
O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC/SE) realizará hoje, 14, às 19h30 a solenidade na AEASE, em Aracaju, de entrega do Registro Profissional aos novos Contadores.Na solenidade o CRC/SE fará homenagem ao ex-secretário  da CGE-SE,Adinelson Alves da Silva, que será o paraninfo da turma.

Capacitação em Informática
Após dois meses de aula, 43 alunos do curso de Informática Básica da cidade de Santa Rosa de Lima, receberam o certificado de conclusão do curso na manhã da última terça-feira (12). O curso foi realizado através da Indústria do Conhecimento – projeto de âmbito nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) com a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e a Paróquia de Santa Rosa Lima. O prédio da Indústria do Conhecimento instalado na cidade contém biblioteca, DVDteca, CDteca, GibiTeca e um laboratório de informática.

Programa Infotv
Nasce em Aracaju o primeiro programa televisivo via Internet do Brasil com foco  em Tecnologia, Ciência, Negócios e Intercâmbio. O programa tem a proposta de divulgar, principalmente, conteúdo regionalizado, o qual conta também com a participação de Colunistas/Colaboradores locais na sua linha  editorial escrita, o que não só enriquece o portal, como também presenteia os internautas conterrâneos sergipanos! O lançamento oficial do portal será dia 16, próximo. O endereço é: http://www.programainfotv.com.br   ou clicar no link:https://www.facebook.com/janio.oliveira.336/videos/pcb.726330967505732/726328277506001/?type=3&theater

PELO TWITTER

www.twitter.com/revinhogama   A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem!

www.twitter.com/dittacuja  Nível de cansaço: sobrevivente de guerra.

www.twitter.com/alanbarretoso   Nunca na história de  Sergipe Del Rey, passamos por um momento tão nefasto envolvendo os poderes e seus tentáculos!

www.twitter.com/frednavarro  Nossos deputados e senadores não passam de clones de jurados de programas de auditório. Pedros de Laras e Mister Ecos.

www.twitter.com/braynerr  Estou na mais profunda crise econômica, política e social. E você, como brasileiro indignado, como está.

www.twitter.com/riltonmorais  Estamos todos lascados, @braynerr. Todos não! Os políticos continuam numa boa. CANALHAS!

DO LEITOR

São Cristovão: um caos à céu aberto
Por: Geraldo Lima Feitosa, o Geraldo dos Correios: “São Cristovão: um caos à céu aberto. Terra de um povo bom e hospitaleiro, São Cristovão não condiz com o status de quarta cidade mais antiga do Brasil. Pelo contrário, com todo respeito às pessoas lá residentes, é motivo de desilusão quando acompanhamos um visitando, principalmente, vindo de outro estado, pois a expectativa é grande e logo se pensa um conjunto de moradias com estrutura física, opções de laser e outras adequações inerentes e compatíveis à fama. Bem servida apenas de entidades bancárias e igrejas, vamos rezar e torcer para que uma futura e boa gestão municipal venha a oxigenar a economia local, proporcionando melhores dias ao seu povo e satisfação aos visitantes”.

NOTA COHIDRO 

Em relação à informação noticiada de que no leilão unificado do Tribunal Regional do Trabalho, a ser realizado no próximo dia 21, estaria incluída para venda a área onde hoje está construída a estrutura da antiga Central Estadual de Abastecimento (Ceasa), terreno que pertence à Cohidro, a empresa vem a público informar que já tomou todas as medidas cabíveis à Instituição para que não ocorra a perda deste patrimônio, a partir de sua venda judicial.

Para tanto, a Companhia firmou acordo trabalhista com os seus dois servidores que, devido às suas ações ganhas na justiça, geraram a necessidade de disposição financeira do patrimônio, no caso, o terreno da antiga Ceasa. Assim, os termos indenizatórios foram aceitos por ambas as partes, já tendo, no momento, sido assinados pelos processantes, seus advogados e diretores administrativos da Cohidro.

O documento que selou o acordo foi entregue e protocolado junto ao TRT, para que seja então homologado pelo Juiz responsável pela sentença que gerou a necessidade de venda judicial e assim, retirar o terreno da Empresa Pública da lista bens a serem leiloados no próximo dia 21.

A Companhia ainda acrescenta que, desde quando a nova diretoria assumiu, no dia 5 de maio do corrente ano, vem buscado o diálogo e a negociação com os servidores que reivindicam dividas trabalhistas judicialmente. Assim, anuncia que novos acordos serão concretizados com esses trabalhadores no futuro, prezando sempre ao que for justo ser cobrado pelos funcionários, mas defendendo, de todas as formas, a permanência inalterada do patrimônio público da Empresa.

Aracaju, 13 de julho de 2016

Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro)

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Na boca do mentiroso, até a verdade é suspeita.”
Jacinto Benavente, escritor e dramaturgo espanhol, morreu em 14 de Julho de 1954 (n. 1866).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais