Políticos alvoroçados

A relação de 6,7 mil gestores com contas rejeitadas entregue pelo Tribunal de Contas da União à Justiça Eleitoral alvoroçou o mundo político. Só de Sergipe são 188 processados por omissão na prestação de contas, desobediência as normas de licitações, e dano ou desfalque ao erário. No listão sergipano aparecem nomes como os ex-prefeitos Armando Batalha, Acelino Souza, Jerônimo Reis, Zé Franco, José Raymundo Ribeiro, Renato Brandão, Laelson Menezes, Manoel Sukita, os deputados estaduais Luciano Bispo e Goretti Reis, além do prefeito de Pirambu, Élio Martins. Os 188 citados se apressaram em jurar que, apesar da relação do TCU, estão aptos para disputar as próximas eleições. Os adversários deles, contudo, aproveitaram para queimá-los junto ao eleitorado. Claro que nem todos os relacionados estão impedidos de disputar o pleito de outubro. O próprio TCU informa existirem casos em que os processos estão sob apreciação da Justiça. No entanto, como política é uma guerra fria, a relação chamuscou até mesmo aqueles que já conseguiram sentença judicial favorável. Estes terão que gastar muita saliva para explicar ao eleitorado que não são fichas-suja e que tudo não passa de intriga da oposição.

Mãos ao alto

Uma perigosa quadrilha de marginais assaltou uma famosa quadrilha junina. O crime ocorreu ontem, em Feira de Santana, tendo vitimado os participantes da quadrilha sergipana Século XX. Os bandidos tomaram celulares, dinheiro e documentos dos brincantes. O grupo foi abordado pelos marginais no ônibus que o levava para uma apresentação naquela cidade baiana. Lastimável!

Dois preços

Veja o que publicou a amiga Thaís Bezerra no Jornal da Cidade: “A Secretaria Estadual de Cultura contratou o forrozeiro Adelmário Coelho para tocar na Vila do Forró, na Orla de Atalaia, pagando R$ 50 mil. Já a Prefeitura de Aracaju, contratou o mesmo cantor para se apresentar no Forró Caju, mas com um cachê de R$ 95 mil. Como diria o apresentador Silvio Santos, quanto vale o show?”. Misericórdia!

Língua ferina

O vereador Agnaldo Feitosa (PR) não gostou de ver o colega Agamenon Sobral (PHS) chamar os médicos da Prefeitura de Aracaju de “um bando de moleques”. Médico por formação, Agnaldo disse que todos podem criticar a greve da categoria, mas daí a chamar os profissionais de moleques e vagabundos é um exagero que a merece reprovação de toda a sociedade. Tá certíssimo!

Chumbo grosso 

Em nota, a tendência petista Esquerda Popular Socialista faz duras criticas a administração de Aracaju. Acusa o prefeito João Alves Filho (DEM) de governar como se estivesse nos tempos da ditadura militar e de tratar a questão social como caso de polícia, enquanto que a prioridade é administrar para que as elites rodem “no macio”. Os petistas também defendem a completa renovação da Câmara de Vereadores. Homem, vôte!

Apoio serrano

O PSL decidiu apoiar a pré-candidatura de Valmir Monteiro (PSC) a prefeito de Lagarto. O entendimento ocorreu no último final de semana, durante a Festa do Caminhoneiro realizada em Itabaiana. Presidente do PSL em Sergipe, o ex-deputado estadual Zé Milton de Zé de Dona fechou o apoio num almoço com o pré-candidato lagartense e o senador Eduardo Amorim (PSC).

Palanque eletrônico

A propaganda eleitoral gratuita para os candidatos a prefeito e vereador começará no dia 26 de agosto. Para felicidade geral da Nação, o período da propaganda foi reduzido de 45 para 35 dias. As rádios e televisões deverão reservar dois blocos de 10 minutos cada, duas vezes por dia, de segunda a sábado, no caso de campanha para prefeito. Já as inserções serão veiculadas em tempos de 30 e 60 segundos para prefeito e vereador em um total de 70 minutos diários. Haja ouvido!

Promessas

E o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, anunciou em Itabaiana que deve acontecer em agosto a licitação para duplicar a BR 101, no trecho ligando Sergipe a Bahia. Também informou ser prioridade deste governo temerário a retomada das obras de duplicação da BR 101 Norte. Quanto à duplicação da BR 235, o ministro revelou apenas que estudos estão sendo feitos. Quintella veio a Sergipe exclusivamente para participar da Festa do Caminhoneiro.

Porrada em João

Sempre que pode, o comunista Edvaldo Nogueira criticar a administração do prefeito João Alves Filho (DEM). “Não sou pré-candidato por vaidade. O que me move é a necessidade de reconstruirmos Aracaju, que o prefeito conseguiu destruir. A cidade perdeu seu rumo e é notável como João está afundando com ela”, fustiga Nogueira.

Fora de moda

As lâmpadas incandescentes deixarão de ser vendidas a partir do próximo dia 30. A restrição foi estabelecida em 2010 e objetiva minimizar o desperdício no consumo de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta economiza 75% em comparação a uma incandescente de luminosidade equivalente. Se a opção for por uma lâmpada de LED, essa economia sobe para 85%.

Recorte de jornal

Publicado no Correio do Aracaju, em 28 de novembro de 1908

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais