Procura-se um vice

A menos de três dias do prazo final para realizar as convenções, boa parte dos partidos ainda procura um nome ideal para compor como candidato a vice-prefeito a chapa que disputará à Prefeitura de Aracaju. O bloco governista tenta convencer alguns vereadores, e até mesmo a deputada estadual Conceição Vieira (PT), a toparem a empreitada. No DEM, o nome mais provável é o do tucano José Carlos Machado, mas o martelo ainda não foi batido. Já Almeida Lima (PPS) reza para que os irmãos Amorim resolvam apoiá-lo, indicando Venâncio Fonseca (PP) como candidato a vice. Até a chamada “Frente de Esquerda” ainda tenta escolher o parceiro de chapa do prefeiturável Henri Clay Andrade (PSOL). No pouco tempo que resta, os líderes partidários terão que encontrar nomes que somem eleitoralmente, pois se optarem por pesos mortos podem dar com os burros n’água. Tu vice?

Definidos

O PMDB realizou ontem sua convenção para homologar a candidatura a reeleição do prefeito Luciano Bispo. Ele terá como candidato a vice o petista Olivier Chagas. A oposição, liderada pela deputada estadual Maria Mendonça (PSB), só fará convenção no domingo para oficializar o nome do vereador Valmir de Francisquinho (PR) como candidato a prefeito. O nome do vice oposicionista ainda não foi definido.

Tá fora

E o líder do governo na Assembleia, deputado Francisco Gualberto (PT), não quer compor a comissão parlamentar que tentará negociar com o governo um reajuste salarial melhor para os professores. Ao anunciar a desistência, o petista sugeriu que a presidente do Legislativo, Angélica Guimarães (PSC), tome a frente das negociações. Ela aceitou, mas deixou transparecer que, com a ausência de Gualberto, a comissão terá mais dificuldade para convencer o governo.

Panfletário

Não é a primeira vez que o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) é acusado de mandar distribuir panfletos apócrifos. Em 2010, o demista foi apontado como o responsável por um panfleto caluniando aos deputados governistas. Houve reação dos caluniados, prometeu-se apurar o fato, mas tudo terminou em pizza. Agora, Augusto nega ter mandado distribuir em Socorro panfletos apócrifos contra o prefeito Fábio Henrique (PDT). É, deve ser coincidência!

Boa idéia

O candidato a prefeito de Laranjeiras, “Juca Bala” (PMDB), deverá ter a simpatia dos biriteiros da cidade, tudo porque escolheu como parceiro de chapa o vereador “Zé Bodega”. Com esse sugestivo apelido, o candidato a vice pode até pedir ajuda financeira para a campanha a empresa que distribui a cachaça 51.

São Pedro

Os festejos juninos vão pegar fogo até domingo em todo o estado, com destaque para Socorro e Capela, que promovem grandes eventos em comemoração a São Pedro. Pelo palco do Forró Siri, vão passar as bandas Calcinha Preta, Garota Safada, Aviões do Forró e o cantor Luan Santana. Em Capela estão previstas, a partir de amanhã, as apresentações das bandas Fogo na Saia, Machões do Forró, Saia Rodada, Calcinha Preta, o cantor Michel Telo, entre outros.

Coletiva

A Frente de Esquerda de Sergipe, composta pelo PSOL, PSTU e PCB, anuncia hoje à tarde seus candidatos a prefeito e vice de Aracaju. Será durante entrevista coletiva na sede do Sindipetro. Os três partidos garantem que os nomes anunciados nesta quinta-feira serão confirmados nas convenções que realizará até o próximo sábado. O advogado Henri Clay deverá encabeçar a chapa da Frente de Esquerda.

Projeto Águas

O Senado Federal aprovou o acordo de empréstimo para execução do Projeto Águas de Sergipe, que prevê investimentos totais da ordem de 117 milhões de dólares. Desse montante, 70 milhões de dólares serão financiados pelo Banco Mundial. O projeto visa
promover o uso eficiente e sustentável da água e implementar ações que contribuam para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Sergipe.

Não é crime

A colocação de adesivo em veículos contendo apenas o nome de suposto candidato às eleições não configura propaganda eleitoral antecipada. É o que garante o ministro Gilson Dipp, do Tribunal Superior Eleitoral. Ele adverte, contudo, que a mensagem não pode reunir elementos que caracterizem apelo explícito ou implícito ao eleitor de forma que seja associada a eventual candidatura.

Do baú político

Aracaju é hoje a capital Sergipe por causa de um preconceituoso discurso proferido pelo major Botocudo no engenho Jesus, Maria e José, em Laranjeiras. Segundo o padre Filadelfo Jônatas de Oliveira, em seu livro ‘Registros dos Fatos Históricos de Laranjeiras’, aquele município foi objetivo das cogitações do presidente de Sergipe, Ignácio Barbosa, para ser a capital da província. Isso não aconteceu por motivos políticos e, talvez, por causa do célebre brinde no banquete em homenagem ao presidente. É que, saudando Ignácio Barbosa, o major Botocudo declarou “conhecer bem toda a sua família, composta de honrados e dignos mestiços”. Ao ouvir aquilo, o presidente retirou-se precipitadamente do recinto, deixando desiludida a noiva, jovem branca e prendada. Desgostoso e envergonhado com a forma preconceituosa como foi tratado pelo major, Ignácio Barbosa deu com os costados no povoado de Santo Antônio. Gostou das praias e transferiu a capital de São Cristóvão para Aracaju.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais