Recebendo em casa para a ceia de Natal.

A alegria em preparar a casa para a ceia natalina é contagiante, mas precisa de planejamento para receber os convidados a fim de que tudo transcorra bem com muita harmonia.

Existe um provérbio árabe de Abdelwahab Bouhdib, que diz: “Beber da mesma água e comer do mesmo sal, cria um vínculo místico e a hospitalidade é uma comunhão que cria laços duradouros”. Por isso uma das razões de preparar uma reunião em casa é proporcionar um relacionamento agradável, de afetividade e de alegria para anfitriões e convidados.

O primeiro passo é você escolher o tipo de ceia.  Irei descrever alguns detalhes de uma ceia informal e participativa onde você não encontrará dificuldades por haver a participação dos convidados.

O bom anfitrião irá indagar com espontaneidade se os convidados desejam contribuir com algum alimento para a ceia, sendo assim fica fácil para todos. Com sintonia para não haver alimentos repetidos, todos participarão com as especialidades culinárias.

Com antecedência para esta reunião também pode ser feito o sorteio dos presentes para o amigo secreto. Existe também uma brincadeira onde os convidados levam presentes de valor simbólico estipulado e pegam uma numeração relativa à quantidade de pessoas. Quem pegou a primeira numeração começa a escolher os presentes que ficam expostos numa mesa. Os demais participantes também escolhem, mas podem trocar os presentes entre si, sendo privilegiada a pessoa que tirou o primeiro bilhete e não teve com quem trocar, podendo no final escolher o presente que desejar.

Montando a mesa do bufê:

A mesa deve proporcionar circulação dos dois lados para não deixar filas demoradas. Não deve estar atulhada para a liberdade de movimentos. Dê um toque decorativo com candelabros, flores ou frutas.

A toalha é o cartão de visita, prepare uma especial para a ocasião.

Na arrumação dos pratos, empilhe quantidade superior ao dos convidados num ponto conveniente ou numa mesinha separada. Você poderá optar por uma mesinha onde deverá colocar pratos, talheres, guardanapos e copos, mas se desejar arranjar os utilitários na mesma mesa do bufê faça de forma que haja circulação de pessoas nos dois lados. Para isso no início da mesa coloque duas pilhas de pratos para que se formem duas filas, coloque os alimentos e por últimos arranje os talheres, guardanapos e copos. Sendo assim, os comensais terão as mãos livres para pegarem os alimentos e só posteriormente pegará os talheres.

Não esquecer de providenciar bebidas geladas ou na temperatura certa para todos os gostos.

O menu deve ser planejado entre todos com antecedência para não haver repetição de cardápio. Como anfitrião, cabe a você preparar o peru. DICA: compre o peru temperado, retempere com alho, pouco sal, pimenta do reino, vinagre ou suco de laranja, ervas como hortelã e um sache de creme de cebola. Agora é só colocar no forno ou levar a uma padaria que faz esse serviço.

RECEITA FÁCIL DE UM SALPIÇAO DE FRANGO por Cleonice Conceição ( Encomendas: 3211-5410)

Ingredientes:

2 peitos de frango cozido e bem desfiado
250g de presunto em cubos
250g de queijo mussarela em cubos
1 xícara  de chá de passas
2 maças verde picadas
Molho inglês (3 colheres de sopa)
Maionese (um vidro pequeno)
Catchup ( meia caixa pequena)
Azeitonas picadas (1/2 xícara)
1 cebola picada (deixe descansar 5 min em água gelada para sair a acidez)
(Sal a gosto e fio de azeite de oliva se desejar)

MODO DE PREPARAR:

Em uma tigela misturar todos os ingredientes; primeiro o frango desfiado e por último a cebola picada.  Deixe na geladeira até o momento de servir. Acrescente batata palha.

Com essa organização, receber para a ceia natalina ficará mais fácil onde todos desejarão um ambiente harmonioso e participativo.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais