Rolo compressor

A oposição na Câmara de Aracaju foi esmagada ontem pela bancada governista. Com 16 votos, o rolo compressor do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) rejeitou o requerimento propondo a instalação de uma CPI visando apurar denúncias sobre o contrato para a coleta de lixo na capital. Derrotados, os oposicionistas prometem ir à Justiça para garantir a investigação parlamentar, porém dificilmente isto ocorrerá. Mesmo a Câmara sendo obrigada a abrir o processo, a bancada do prefeito simplesmente não indicará representantes para a CPI, impedindo seu funcionamento. Portanto, restará aos sete vereadores da oposição e aos aracajuanos que desejam transparência da administração municipal, torcer para que o inquérito aberto pela Polícia Civil apure se realmente houve falcatrua na relação da Prefeitura com a Torre, empresa que coletou o lixo em Aracaju durante anos.

Circo armado

Segundo a Polícia, os atos de vandalismo que teriam sido praticados na sede da Prefeitura de Capela foram forjados para incriminar o ex-prefeito Ezequiel Leite (PSC). A delegada Mariana Amorim chegou a esta conclusão após um servidor comissionado ter confessado que mentiu para garantir o emprego público. Em nota, a prefeita Silvany Sukita (PTN) reafirma ter recebido a prefeitura “em estado caótico, com equipamentos deteriorados e ausência significativa de documentos”. Então, tá!

Deu pra trás

A Petrobras desistiu da venda para a Karoon dos campos de Tartaruga Verde e Baúna. A estatal tomou esta decisão diante da “insubsistência das condições da proposta de aquisição apresentada” e da manutenção dos efeitos da liminar da Justiça Federal de Sergipe, que impedia o prosseguimento do negócio. Diante da desistência, a Petrobras pediu à Justiça Federal a extinção do processo contra a venda dos campos para a Karoon. Esta informação é do jornal Valor Econômico.

Poder obscuro

Não existe transparência nas ações das Câmaras de Vereadores. Segundo o Tribunal de Contas de Sergipe, 34 dos 75 legislativos municipais não disponibilizamqualquer informação sobre seus atos na internet. Outras 34, incluindo a de Aracaju, apresentam nível crítico de transparência, pois as informações que divulgam são escassas ou desatualizadas, beirando a inexistência. Cruz credo!

Marmanjos dominam

O Brasil ocupa a 115ª posição no ranking mundial de presença feminina no Parlamento dentre os 138 países analisados pelo Projeto Mulheres Inspiradoras. No Congresso brasileiro, há somente 10% de mulheres. Segundo o estudo, o Brasil enfrenta 30 anos de atraso porque até hoje não atingiu a média mundial de 190 (12,7%) de representantes femininas no Legislativo. Na comparação, o Brasil se aproxima dos países do Oriente Médio e do norte da África (8,9%) e dos países árabes (9,5%). Misericórdia!

Vão às urnas

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral confirmou ontem, o registro da candidatura de Volney Leite Alves (DEM) a prefeito de Carmópolis. Com esta decisão, os mais de 13 mil eleitores que vão às urnas neste domingo (2), poderão votar no demista ou em Luiz Guimarães (PSB), que tem Gladstone Garcia (PMDB) como candidato a vice. O parceiro de chapa de Volney é o compositor Beto Caju (SD).

Agora vai!

E quem está em Aracaju é a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino. Veio tratar com o governador Jackson Barreto (PMDB) e a bancada federal sobre a retomada do projeto do Canal de Xingó. A obra sonhada pelos sertanejos visa aumentar a oferta de água no semiárido sergipano. Esta semana, o governo federal prometeu R$ 20 milhões para o empreendimento. Será que honra o prometido? Cala-te boca!

Povo nas ruas

Centrais sindicais promovem nesta sexta-feira, o Dia Nacional de Luta rumo à greve geral. Os trabalhadores protestam contra as famigeradas reformas trabalhista e da Previdência, ambas concebidas por este governo temerário. Também condenam a aprovação da terceirização irrestrita. Em Aracaju, a concentração está marcada para as 15h, na Praça General Valadão, de onde os manifestantes sairão em caminhada pelo centro da cidade. Participe!

Aposentadoria

O político que votar a favor da reforma da Previdência nunca mais se elege. Quem pensa assim é o senador carioca Lindbergh Farias (PT). Ele esteve ontem em Aracaju justamente para falar sobre esta famigerada reforma. Na palestra proferida no plenário da Assembléia, o petista disse que este governo temerário colocou em prática um plano de austeridade todo em cima dos trabalhadores, dos pobres. “O nome disso é maldade, perversidade”. Crendeuspai!

Igreja ameaçada

Construída pelos jesuítas no século 15, a Igreja católica da Praia do Saco, em Estância, está a um passo de ser derrubada pelo mar. Segundo os moradores daquele balneário, o templo religioso será “engolido” pelas águas porque os órgãos de proteção ambiental impedem que sejam colocadas pedras visando conter o avanço do mar. Lastimável!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 6 de junho de 1907

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais