Roupa suja

0

Caso os deputados estaduais Augusto Bezerra (DEM) e Gustinho Ribeiro (PSD) mantenham a disposição de contar tudo que um sabe do outro, o plenário da Assembleia pode se transformar numa lavanderia chinesa, tamanho o volume de roupa suja que os dois prometem expor no varal. Nas trouxas de molambos que os parlamentares prometem abrir, entre outras, há acusações de uso indevido do Tribunal de Contas do Estado para pressionar prefeitos, e mais de 90 processos que, segundo Gustinho, Bezerra responde, alguns por estelionato. Tomara que não coloquem panos quentes na briga de Ribeiro e Augusto, para que, conhecendo os detalhes das denúncias, seja possível avaliar se os dois merecem continuar representando a sociedade sergipana no Parlamento.

Não gostou

Embora não confesse publicamente, o governador Marcelo Déda ficou muito contrariado por ter sido comparado a Hitler pela deputada Ana Lúcia Menezes. Ouvido pela jornalista Rita Oliveira, ele disse que “ofensa pessoal me ajuda a compreender as pessoas. Tem gente que quando estava secretário era só elogios à minha pessoa. Estou sendo xingado, agredido e ofendido, mas não vou responder as ofensas”. Então, tá!

Convite

A deputada estadual Ana Lúcia já tem para onde ir se quiser deixar o PT. Ontem, o PSTU divulgou nota convidando-a a se filiar “numa das poucas agremiações a defender os interesses dos trabalhadores”. A petista entrou em rota de colisão com o partido após ter afirmado que a forma de administrar do governador Marcelo Déda (PT) se assemelha à do fascista Adolf Hitler. Ana está magoada com o aliado político porque o governo não reajustou em 22,22% o salário de todos os professores, em greve há 46 dias.

País do forró

Sergipe já respira festejos juninos, considerados os mais animados do Brasil. Hoje à noite, Socorro abre oficialmente o Forró Siri. São presenças confirmadas no palco montado no conjunto Siri a banda Calcinha Preta, Léo e Lenilson, e Forró dos Plays. A 19ª edição da festa terá prosseguimento de 27 a 30 com uma série de outras atrações locais e nacionais. Durante todo este mês de junho Sergipe será o país do forró.

Consenso

O governador Marcelo Déda acredita que o grupo político que comanda chegará a um consenso em torno do candidato a prefeito de Aracaju. Depois de ter conversado demoradamente com Rogério Carvalho (PT), Déda se encontrará segunda-feira com Valadares Filho (PSB) para mostrar a importância de todos ficarem unidos em torno de apenas um prefeiturável. A tarefa do governador não será nada fácil.

Fichas sujas

A Polícia Federal instaurou em Sergipe 63 inquéritos sobre crimes eleitorais. Destes, 10 tramitam junto ao Tribunal Regional Eleitoral e 53 junto às zonas eleitorais. 30 inquéritos investigam possíveis compras de votos. Outros 13 apuram fraudes em inscrições de eleitores. Difamação em propagandas eleitorais, declarações falsas para fins eleitorais, casos de violência e ameaça para coagir o eleitor na hora do voto também estão sendo investigados. É possível que, após as apurações, saiam desse pacote de inquéritos alguns “fichas sujas”.

TV Alese

A Justiça Federal determinou que a TV Alese, da Assembleia Legislativa, disponibilize o recurso da janela Libras ou de legenda oculta (closed caption) em suas transmissões. O objetivo é permitir o acesso dos portadores de deficiência auditiva ao conteúdo da emissora. Foi determinado, ainda, que a TV Alese faça ampla divulgação da sentença.

Prepare o bolso

As bebidas frias, como água, cerveja, refrigerante, energéticos e isotônicos, passarão a pagar mais impostos a partir de outubro. Segundo a Receita Federal, caso o aumento do IPI, PIS/PASEP e Cofins seja repassado integralmente aos preços finais, os consumidores pagarão 2,85% a mais, em média, pelos quatro tipos de bebidas. E olhe que a cerveja teve seu preço reajustado recentemente. Assim fica difícil molhar a palavra.

Último dia

Quem ainda não se vacinou contra a gripe não pode esquecer que hoje é o último dia para fazer isso. Até agora foram vacinados 68,34% do público-alvo, que inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, índios e profissionais de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização contra a gripe pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações hospitalares por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade global.

Bateu asas

É bobagem pensar que o Flamengo perdeu com a saída de Ronaldinho Gaúcho. É só fechar contrato com Adriano, o “Imperador”, para o Mengão continuar o mesmo saco de gatos, ou seria ninho de urubu? Sai um, entra outro e a bagunça continua.

Do Baú político

Com a eleição de Gilvan Rocha (MDB) em 1974, todos os três senadores de Sergipe eram médicos, um caso inédito na história política do Estado. Os outros dois eram os arenistas Augusto Franco e Lourival Baptista, eleitos em 1970. Dos três, apenas o emedebista exercia a Medicina sendo, inclusive, professor da Universidade Federal de Sergipe. Augusto Franco dedicava-se à política e as suas várias empresas, enquanto Lourival, que veio da Bahia para São Cristóvão trabalhar como médico em uma fábrica de Augusto, já havia deixado a profissão de lado há muito tempo. Contam, inclusive, que ao visitá-lo certa noite, um jornalista amigo de Lourival disse-lhe que estava com um mal estar causado, provavelmente, por uma comida gordurosa. Sem pestanejar, o senador muniu-se de uma caneta e um pedaço de papel e prescreveu um medicamento. Ao chegar à farmácia, o ‘paciente’ ficou sabendo que o remédio ministrado pelo senador médico não era fabricado há mais de 20 anos. Após rir muito da situação, o jornalista comprou um envelope de Sonrisal.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais