“Salvar a situação”. A tentativa no caso do lixo

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Está em curso nos últimos dias uma operação comandada não só pela Emsurb, mas alguns setores da Prefeitura de Aracaju, com o apoio de alguns meios de comunicação para tentar desqualificar a Operação do Deotap na própria empresa municipal como também na empresa Torre.

O blog acertou ao publicar que a operação do Deotap na Emsurb e na Torre não se referia apenas ao último contrato emergencial. O delegado 

geral Alessandro Vieira confirmou ontem na, FAN FM, ao radialista George Magalhães que o histórico do lixo de Aracaju nos últimos 10 anos vem sendo investigado. Por isso o medo de alguns e a tentativa de não abrir a CPI do Lixo.

E não é só Aracaju que os contratos do lixo estão sendo investigados. Em Socorro também. A investigação é rigorosa para não deixar duvidas para a população. São contratos, aditivos, doações e tudo mais. Precisa-se saber até onde vai a generosidade de algumas empresas e o retorno. E o investimento em campanhas?

Por enquanto a operação “abafa” vem surtindo efeito contrário. Na Câmara mais vereadores anunciam o apoio a CPI do Lixo. Já a sociedade organizada vem prestando solidariedade ao trabalho do Deotap. Além da Adepol, SSP, o procurador-geral do MPF. Heitor Soares, foi pessoalmente ontem ao departamento com uma equipe. Parece que a OAB/SE também vai se manifestar.

A Operação “Salvar a situação” parece que vai para o buraco, ou melhor, para o lixo.

Hoje em Aracaju só se fala em um assunto: o lixo que fede e o sumiço do prefeito Edvaldo Nogueira.

Inabilitar a Torre e a Cavo
Alguma autoridade competente consegue encontrar um mecanismo legal para inabilitar as empresas Torre e Cavo da disputa da licitação final para a coleta do lixo em Aracaju?

Zé Franco não deixou o PSDB: “Quem disse não está satisfeito, deve sair do partido”
O ex-deputado e ex-prefeito de Socorro, Zé Franco, disse ontem, 23, que está “super bem” no PSDB e não vai deixar o partido cuja informação foi passada a este blog por uma “fonte” tucana. “Quem lhe disse, precisa sair porque não está satisfeito no partido”, disse afirmando que tem um excelente relacionamento com o presidente, Eduardo Amorim e será o secretário geral do partido em Sergipe.

Cidadania para Alessandro Vieira
E o delegado geral Alessandro Vieira em breve receberá o título de cidadão aracajuano. A propositura foi apresentada pelo vereador Elber Batalha, PSB.

Valadares Filho é o único de SE que preside Comissão Permanente na Câmara
E o deputado federal Valadares Filho, PSB, tomou posse ontem como Presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Ele defende ações para a inclusão social através do desenvolvimento integrado nas regiões mais pobres.

Plano Nacional de Desenvolvimento Regional
A Comissão promoverá, durante o ano de 2017, a realização de Seminários Estaduais, Regionais e Nacional. “O intuito é promover uma discussão sobre temas relevantes para cada uma dessas regiões: seja transporte, hidrovia, saneamento básico, acessibilidade às tecnologias da informação, industrialização. Enfim, o que for necessário para a integração regional. Desses encontros, vamos colher subsídios para elaboração do Plano”.

Saúde: Almeida prepara pompa para receber prefeito de Lagarto
Em uma ação articulada entre Gustinho Ribeiro e secretario Almeida Lima, prefeito Valmir Monteiro,PSC, é recebido com pompa e circunstância na secretaria de saúde do estado. Na mesma manhã prefeito Valmir bateu passado nos aliados do governador numa emissora de Rádio.

Crítica
Logo após a audiência com Almeida Lima, assessoria de Gustinho enviou release para imprensa informado que Almeida quer consertar a saúde do estado  e família Reis quer destruir.

Almeida atua politicamente na saúde
Para quem acreditava que Almeida tava atuando de forma técnica e sem Aval do Governador hoje teve certeza de ação articulada e premeditada para construir uma nova opção política no governo.

Nova arrumação política em Lagarto
Anotem, até o fim do mês não será novidade se houver uma inversão política no xadrez político no estado, saem Goretti Reis e Fábio Reis do governo e entra Valmir Monteiro. Quem viver verá!

Clientes reclamam que cash do Banese no Petrox do bairro Aruana não funciona
Há vários dias o blog vem recebendo queixas de clientes do Banese que moram na Zona de Expansão e utilizam o cash eletrônico localizado no posto Petrox. “É muito raro este cash está disponível para o correntista do Banese, principalmente no fim de semana. Sempre fora do ar. Quando precisamos de um dinheiro, numa emergência ou está fora do ar ou não tem dinheiro”.

Deputado reafirma posição contra a lei que terceiriza todas as atividades
Pelas redes sociais, Valadares Filho, postou um atestado médico e um video onde ficou ausente nos dias 21 e 22 das atividades legislativas e por isso não estava presente na votação do projeto que terceiriza todas as atividades.  “Em respeito aos eleitores deixo claro minha posição contrária ao projeto por entende que precariza ainda mais a relação empregador e trabalhador”, explicou.

Milho
Do deputado Jony Marcos, PRB pelas redes sociais: “O presidente Temer  prometeu 200 mil toneladas de milho para socorrer o Nordeste. O ministro Meireles não quer pagar. Como fica o povo?”, indagou.

Areia branca: prefeito cassado exercendo função pública
E o MPE recebeu denuncia que o prefeito cassado Agripino, de Areia Branca, está exercendo uma função pública, secretário especial na administração do sobrinho. O problema é que a sentença dele além de cassar os direitos políticos, proibiu-lhe de exercer função e contratar com o serviço público, segundo a denúncia.

Piso do magistério
A prefeita de Japaratuba, Lara Moura (PSC), garantiu aos professores do município o pagamento do piso da categoria, a partir do mês de março deste ano. A prefeita se reuniu com representantes do Sintese, esta semana, e, após um diálogo, o acordo foi firmado.      

Retroativo
Na reunião, com o delegado municipal do Sintese, Eduardo dos Santos, e com o adjunto, Antônio Glauber Santana Ferreira, e o acordo foi fechado.Durante encontro, foi acordado também que o retroativo, referente aos meses de janeiro e fevereiro, será pago de forma parcelada, fazendo cumprir o plano de valorização do magistério.

Frei Paulo já pagou servidores
A prefeitura de Frei Paulo pagou os salários de março dos servidores no dia de ontem. Já os comissionados terão o pagamento efetuado até o final do mês. Apesar dos problemas  deixados  pelo ex-gestor,  o atual  prefeito  Anderson Menezes, não mede esforços quando se trata do pagamento do servidor público.

Pagamento dos vencedores
A recompensa pelo esforço e dedicação dos ganhadores da 34ª Corrida Cidade de Aracaju, ocorrida no último dia 17 em comemoração ao aniversário da capital, chegaram logo na semana seguinte. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), realizou, na última quarta-feira, 22, o pagamento referente à premiação, totalizando R$97 mil, distribuídos nas 20 categorias.

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro   Congresso desmoralizado. Foro privilegiado. STF partidarizado. Alta na conta da luz. Mais impostos. O Brasil não é um país, é um pesadelo.

www.twitter.com/rogeraju   Infelizmente o povo elege políticos para representar partidos e não o povo. Reforma política Já.

www.twitter.com/higorfb   Ultimamente tenho me importado mais com a previsão do tempo do que com a opinião de muita gente.

www.twitter.com/revinhogama   Antigamente a gente tinha que fazer do limão uma limonada. Hoje, todos os dias, a gente tem que fazer do umbu uma laranjada…

www.twitter.com/ClovisCBMelo   @Jabbnascimento @BlogClaudioNun Tenho o maior respeito pela sociedade e pelas suas entidades. Estou e estarei sempre à disposição!

DO LEITOR

Novo Presídio de Areia Branca
Por: Geraldo Lima Feitosa: “Justa Homenagem "Logo mais, às 10:00H, o Governador Jackson Barreto e o Ministro da Justiça, Osmar Serraglio, inauguram uma  nova e moderna cadeia pública em Sergipe, localizada no munícipio de Areia Branca, conforme amplamente noticiado na imprensa. Portanto, nenhuma novidade nesta nota. O que me leva a escrever estas palavras é a homenagem que o Governador presta a um  trabalhador do sistema prisional, que morreu em atividade de forma brutal e covarde: Antônio Nascimento Nogueira, conhecido em Glória carinhosamente por Tonho da Lua, um homem humilde, correto e querido. A justa homengem abrange o povo glorense, o prefeito Chico do Correio, seus familiares e, por extensão, os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégragos, pela afinidade que temos com Chico e com JB, ambos oriundos da casa de cartas".

Moradores do Parque dos Faróis sofrem com o abandono das Ruas
Do leitor Uilliam Pinheiro: “Os moradores do bairro Parque dos Faróis em Nossa Senhora do Socorro sofrem há anos com as péssimas condições 

das ruas que se encontram sem condições para o tráfego de veículos. Muitas ruas ainda são de terra batida repleta de buracos enormes e já as ruas pavimentadas, na maioria, estão todas danificadas.
As ruas I, O, M e Cruzeiro do Sul, após obras da DESO realizada há mais de 08 meses, se encontra com crateras enormes impossibilitando o tráfego de veículos.
Já as ruas 4, 5, 7, 25, 26 e 28 continuam sem pavimentação e repleta de buracos provocada pelas chuvas e o tempo. Outro fator é o esgoto a céu aberto nessas ruas que provocam doenças, principalmente nas crianças. E ainda ressalta a proliferação de mosquito dado a falta de pavimentação e saneamento básico.
Os moradores do Parque dos Faróis reivindicam da Administração Municipal de Socorro providências há anos, mas entra prefeito e sai prefeito e nada. “O que nos preocupa é que muitos moradores dessa ruas, muitas vezes, necessita de SAMU ou do patrulhamento da polícia, mas devido as péssimas condições das ruas não tem os serviços prestados”, diz Uilliam Pinheiro, morador há 25 anos.”

NOTA PÚBLICA – ANAMATRA

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – ANAMATRA, entidade que representa cerca de 4 mil juízes do Trabalho, tendo em vista a aprovação, na noite desta quarta-feira (22/3), do Projeto de Lei (PL) nº 4.302/1998, que regulamenta a terceirização nas atividades meio e fim, bem como na iniciativa privada e no serviço público, vem a público se manifestar nos seguintes termos:

1 – A proposta, induvidosamente, acarretará para milhões de trabalhadores no Brasil o rebaixamento de salários e de suas condições de trabalho, instituindo como regra a precarização nas relações laborais.

2 – O projeto agrava o quadro em que hoje se encontram aproximadamente 12 milhões de trabalhadores terceirizados, contra 35 milhões de contratados diretamente, números que podem ser invertidos com a aprovação do texto hoje apreciado.

3 – Não se pode deixar de lembrar a elevada taxa de rotatividade que acomete os profissionais terceirizados, que trabalham em média 3 horas a mais que os empregados diretos, além de ficarem em média 2,7 anos no emprego intermediado, enquanto os contratados permanentes ficam em seus postos de trabalho, em média, por 5,8 anos.

4 – O já elevado número de acidentes de trabalho no Brasil (de dez acidentes, oito acontecem com empregados terceirizados) tende a ser agravado ainda mais, gerando prejuízos para esses trabalhadores, para a Sistema Único de Saúde e para Previdência Social que, além do mais, tende a sofrer impactos negativos até mesmo nos recolhimentos mensais, fruto de um projeto completamente incoerente e que só gera proveito para o poder econômico

5 – A aprovação da proposta, induvidosamente, colide com os compromissos de proteção à cidadania, à dignidade da pessoa humana e aos valores sociais do trabalho previsto no artº 1º da Constituição Federa que, também em seu artigo 2º, estabelece como objetivos fundamentais da República construir uma sociedade livre, justa e solidária e a erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

6 – Por essas razões, a Anamatra lamenta a aprovação do PL nº 4302/98, na certeza de que não se trata de matéria de interesse da população, convicta ainda de que a medida contribuirá apenas para o empobrecimento do país e de seus trabalhadores.

7 – Desse modo, a ANAMATRA conclama o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Dr. Michel Temer, a vetar o projeto, protegendo a dignidade e a cidadania.

Brasília, 22 de março de 2017

Germano Silveira de Siqueira
Presidente da Anamatra

Cláudio Nunes no Face e no twitter:

https://www.facebook.com/blogclaudionunes/

Frase do Dia
“Não há nada impossível; há só vontades mais ou menos enérgicas.” Júlio Verne, autor francês, morreu em 24 de Março de 1905 (n. 1828).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais