Saúde AJU: petistas criticam futuro secretário

     “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Larva de vulcão. É assim que os grupos de WhatsApp dos petistas de Sergipe estavam ontem, 12, após a divulgação pelo prefeito eleito Edvaldo

Nogueira, PCdoB, de que o médico André Sotero (concursado da PMA), será o novo secretário municipal da Saúde.

Pelos grupos de WhatsApp vários petistas lembraram que o médico é antipetista e só vivia na página do Facebook pessoal batendo em Lula e Dilma. Até o compartilhamento de uma postagem de uma bandeira do PCdoB com as inscrições foice, martelo e picareta (Lula) segurando a bandeira foi divulgada nos grupos de WhatsApp.

Nos grupos foi lembrado das postagens pedindo o fim do ensino superior gratuito e de apoio ao Movimento Brasil Livre – MBL, contra a ocupação das escolas pelos estudantes na luta contra a PEC 55 e a MP 746. E não foram apenas os petistas, não, pelos grupos, outros aliados também não gostaram da indicação.

Com certeza, ao convidar o médico André Sotero, o prefeito eleito tinha conhecimento de tudo e optou por indicar alguém que não tenha aproximação com alguns partidos, principalmente o PT.

O blog acredita que publicamente poucos petistas terão a coragem de se manifestarem. Vão esperar o restante do secretariado. Porém, as postagens nos grupos de whatsApp estão aí para quem quiser comprovar.  Não querem brigar com Edvaldo assim como engoliram a seco a declaração do secretário e dirigente do PMDB em Sergipe, Benedito Figueiredo que o PT deve pedir desculpas à Nação.

Como o blog adiantou ontem, 12, na transição o fogo amigo já vem operando em várias futuras gestões municipais.

Sem novidades
Já os outros nomes anunciados não foram novidades: Cauê (governo), Mendonça Prado (Emsurb) e Jeferson Passos (Fazenda). Nomes carimbados. Cauê, que teve papel importante na campanha deste ano, provou que entende da política de Sergipe do que os políticos de verdade.

Sócio oculto
Nos bastidores o comentário é que um político que será ex-prefeito a partir de janeiro de 2017 é também sócio de uma emissora de rádio que foi vendida recentemente. Será?

CPTran fiscaliza praias de Aracaju
Matéria do blog Espaço Militar: Neste domingo, dia 11, o blog Espaço Militar pode comprovar a atuação da CPTran nas praias em Aracaju, desde a orla da praia de Atalaia, até as praias localizadas na rodovia José Sarney, coibindo a atuação de motoristas irresponsáveis que teimam em circular nas areias, cujo local é para os banhistas.

Cobrança
Este blog e o blog do jornalista Cláudio Nunes já criticaram por diversas vezes a falta de fiscalização nas areias das praias, onde carros, motos e quadricículos estavam circulando livremente e colocando em risco a vida de banhistas, sobretudo crianças, que gostam de brincar nas areias.

CPtran
Parabenizamos a CPTran pela brilhante atuação e esperamos que este tipo de fiscalização possa perdurar, pois é inadmissível que motoristas afrontem o Código Brasileiro de Trânsito e fiquem impunes, lembrando que as areias das praias são locais para pessoas se divertirem e não para veículos transitarem.

Antônio dos Santos será o mais novo cidadão itaporanguense

O deputado estadual pastor Antônio dos Santos receberá na noite desta terça-feira,13, o título de cidadão itaporanguense. A indicação foi do vereador Josué Fernandes da Cruz (PROS) e aprovada por unanimidade na sessão da Câmara Municipal de Itaporanga d'Ajuda. A solenidade acontecerá na Câmara, às 19horas e contará com as presenças de autoridades, familiares e amigos.

Nova safra
Em entrevista ao programa Bom Dia Sergipe (TV Sergipe – Rede Globo), o senador Eduardo Amorim destacou a renegociação da dívida da safra de 2016 dos produtores de milho de Sergipe. "Após audiências com os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e da Fazenda, Henrique Meirelles, conseguimos a oportunidade de os agricultores parcelarem a dívida em cinco anos e começaram um novo cultivo em 2017, mesmo com o prejuízo causado pela seca", disse o senador.

Laércio Oliveira recebe título de cidadão
A Câmara Municipal de Itabaiana conferiu na última sexta-feira (09) em cerimônia com a participação de vereadores, do prefeito Valmir de Francisquinho, da deputada estadual Maria Mendonça, autoridades e moradores do município, o título de cidadão itabaianense ao deputado federal Laércio Oliveira, em razão dos serviços prestados pelo parlamentar à cidade.

Orgulho
“Estou vivendo uma noite feliz que me deixa muito orgulhoso Hoje, a população da capital do agreste ganha um novo cidadão e eu ganho 100 mil novos irmãos, conterrâneos. Conterrâneos de uma cidade que tem 341 anos de fundada e que desde o seu início conta uma bela história para Sergipe e para o Brasil. Desde 1675 que Itabaiana de fato existe e segue como a cidade que mais cresce em nosso estado. Hoje, eu que sou itabaianense de coração, me torno, de fato, cidadão de Itabaiana. Muito obrigado! Ganho novos irmãos, novos conterrâneos”, disse Laércio Oliveira.

Medalha Amigo da Marinha
O deputado federal Valadares Filho (PSB), participou na manhã de ontem, 12, da cerimônia em homenagem ao Dia do Marinheiro, que aconteceu na Capitania dos Portos de Sergipe.Na oportunidade, foi agraciado com a Medalha “Amigo da Marinha”. “Fico muito feliz em ter sido lembrado e agraciado com esta importante comenda”, agradeceu o deputado.

Medalha Amigo da Marinha II
“O Capitão dos Portos de Sergipe, João Batista, pode sempre contar com nosso apoio. Tenho muito orgulho em ver que nosso trabalho e conduta na Câmara dos Deputados tem contribuído com o crescimento da Marinha do Brasil. Estamos sempre à disposição”, completou Valadares Filho.

Desafio 42k
Vem ai mais uma edição do Desafio 42k Serra de Itabaiana. Uma prova com o intuito de oferecer experiências únicas em corridas de trail run e incentivar todos os atletas, já que é ideal para quem quer se aventurar na montanha pela primeira vez, bem como para os melhores corredores especializados do país. O evento acontece em julho e o lote promocional segue até o dia 25/12/2016  ou 50% do limite, o que ocorrer primeiro. Corra! Inscrições e outras informações no site:http://www.desafio42k.com

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro  Bill Clinton fumou mas não tragou. Jaques Wagner ganhou um relógio de 20 mil da Odebrecht mas não usou. Políticos são honestos, mas mentem.

www.twitter.com/Marcelo_efron  O pior tipo de gente é aquele que brinca com os sonhos dos outros.

www.twitter.com/higorfb  Unidade, aquela palavra que muitos adoram usar mas não fazem nada para que fato ela se torne concreta.

www.twitter.com/Valadares_Filho  Infelizmente começamos a ver o filme se repetir. A política tomará conta de um órgão tão importante para Aracaju como a EMSURB.

www.twitter.com/FalaSergipe  Políticos citados na delação não vão receber mensagens de feliz ano novo. 2017 pode ser o ano chave de cadeia prá essa cambada.

www.twitter.com/EvandroGaldino  E essa pesquisa Datafolha de hoje sobre a sucessão presidencial dedico ao senhor Benedito Figueiredo.

DO LEITOR

Aprovados da Polícia Civil
De um aprovado: “No final de novembro, o governador Jackson Barreto (PMDB) prometeu, em entrevista anunciar cronograma de convocação de excedentes do último  da Polícia Civil até o dia 10, este sábado.Até agora, nada foi anunciado.Dados oficiais encaminhados ao Ministério Público no último dia 2 mostram que o Estado tem, em atividade, 784 policiais civis. A previsão legal é de 1.500. Ou seja, há um déficit de 716, mais do que o dobro dos excedentes que ainda não foram chamados.Existem apenas 273 aprovados no concurso da polícia civil, o déficit continua crescente, aposentadorias, falecimentos e exonerações. Esses excedentes já foram preparados para o trabalho pela ACADEPOL – Academia da Polícia Civil. Falta vontade do governo querer resolver a situação da segurança pública do Estado!”

NOTA À IMPRENSA – Comissão de Transição Aracaju

A comissão de transição designada pelo prefeito eleito Edvaldo Nogueira vem a público, respeitosamente, discordar das informações divulgadas pelo eminente representante do Ministério Público Estadual de que Edvaldo estaria se recusando a comparecer às audiências que estão sendo realizadas naquele órgão ministerial.

Em nenhum momento, a coordenação da equipe de transição, formalmente designada nos termos da Resolução no 301/2016 do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, recebeu qualquer convite para participar da audiência ou foi cientificada da existência de trabalho de levantamento de informações que, por ventura, esteja sendo feito pelo conceituado Ministério Público Estadual.

Por oportuno, a comissão de transição esclarece que o levantamento das informações acerca da atual situação financeira e administrativa, englobando a receita, a despesa, as licitações, os contratos, os convênios entre outros aspectos, encontra-se em andamento com a coleta e análise dos dados disponíveis nos órgãos de controle, fiscalização e de previdência, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado, Receita Federal do Brasil e dos Ministérios do Planejamento e da Previdência, assim como das informações recebidas, até o momento, da equipe de transição da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Esclarecemos que estamos à disposição do Ministério Público Estadual para participarmos de encontros acerca da transição no Município de Aracaju e para recebermos as informações já coletadas e que ainda não sejam do nosso conhecimento.

Aracaju, 12 de dezembro de 2016 – Comissão de Transição

DOCUMENTÁRIO “DÁ-LHE DE COURO” – DIREÇÃO: DIDA ARAÚJO

A quadrilha junina Chapéu de Couro, foi fundada pelo quadrilheiro João Cardoso Filho, mais conhecido por Cardosinho, no ano de 1986. Cardosinho reuniu amigos do bairro Industrial e ex-integrantes  da quadrilha  São João de Deus para montar a quadrilha que fez história nos festejos juninos do estado de Sergipe e no Brasil.

A quadrilha Chapéu de Couro foi penta campeã dos festejos juninos de Sergipe e bicampeã  brasileira. No ano de 1990, na cidade de Salvador-BA, participou do primeiro concurso brasileiro de quadrilha junina, evento promovido pela TV Aratu, emissora integrante da Rede Manchete de Televisão à época, e conquistou o primeiro título Nacional. A quadrilha foi a pioneira em colocar trio de forró nas apresentações bem como na introdução de temas nas apresentações. Contando a história e vestindo os trajes do cangaço, a quadrilha encantou o corpo de jurados que tinha como presidente o carnavalesco Joãozinho Trinta.

No ano seguinte a quadrilha apostou na temática do vaqueiro e, na cidade de Recife-PE, conquistou o bicampeonato brasileiro, título único dentre todas as agremiações do nosso estado.

Diante dessas e de outras histórias que envolvem a Chapéu de Couro, eu resolvi produzir o documentário “Dá-lhe de Couro” para celebrar  esse grupo que sempre buscou nas raízes nordestinas os elementos necessários para conquistar o publico e manter viva a nossa identidade cultural.
Como homem de televisão e hoje estudante do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal de Sergipe, eu aproveitei esse fato histórico para por em prática os conhecimentos adquiridos nessa trajetória, que já beira os quarenta anos, e também deixar registrado para as futuras gerações a memória de um dos grupos mais festejados do nosso ciclo junino.

O documentário "Dá-lhe de Couro" será lançado hoje, dia 13 de dezembro ás 15:00, no Centro Cultural de Aracaju que fica localizado na praça General Valadão em frente ao antigo hotel Palace. Escolhi essa data por causa da simbologia que existe nela. Foi nesse dia que nasceu, no ano de 1912, o maior cantador das coisas da nossa região, Luiz Gonzaga do Nascimento, o Gonzagão. Nesse dia também celebramos o dia Nacional do Forró e o dia em louvor à Santa Luzia.

A minha experiência com a quadrilha junina vem desde a infância como brincante na escola onde estudava, passando pela produção do primeiro festival de quadrilha junina em 1985/86, evento organizado pela TV Sergipe, emissora onde prestei serviços por mais de trinta e seis anos. Lá também idealizei projetos culturais que tiveram grande aceitação popular. O São João da Gente, O Terra Serigy e o Levanta Poeira, o concurso de quadrilha junina que escolhia a representante de Sergipe para o festival de quadrilha junina da Rede Globo Nordeste, foram alguns desses projetos.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“As vontades fracas traduzem-se em discursos; as vontades fortes, em ações!” Gustave Le Bon, psicólogo francês, morreu em 13 de Dezembro de 1931 (n. 1841).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais