Saúde: o anjo bom de Sergipe

0

Texto do advogado  Clarkson Moura

Levando-se em consideração o âmbito de atuação, a natureza de missão e a amplitude de notoriedade de cada uma, não tenho o menor receio de cometer exagero, ao ousar comparar nossa coestaduana Conceição, a meu aguçado sentir – Auxiliar-mor do atual Governo do Estado – investida, por mérito, no dignificante e espinhoso cargo de Secretária de Estado da Saúde, à nascitura Santa brasileira, Irmã Dulce – O Anjo-Bom da Bahia. Ou, até mesmo, fazê-lo em relação à já santificada Madre Tereza de Calcutá, em termos de nobres atributos humanos, como: altruísmo, empatia, caridade, humildade, desapego material, fé, coragem, tolerância, senso de justiça social, perseverança, solicitude, ultra-atividade e vocação, de que são sempre portadoras as criaturas predestinadas por Deus, a exemplo do protótipo de "Mulher Sergipana" em comento.

Pelas virtudes elencadas e pelas inúmeras ações filantrópicas, profissionais e funcionais, aqui omitidas, mas de conhecimento público; permito-me, com o oportuno beneplácito, a iniciativa de atribuir (não por qualquer suposta pretensão subliminar, senão por um imperativo de justiça) a essa nossa heroína, Conceição Mendonça, a merecida perífrase: "O Anjo-Bom de Sergipe".

Portanto,  estou convicto de que os sergipanos, ao menos em maioria, acreditamos que Sua Excelência, o Governador do Estado, Jackson Barreto, que, diga-se de bom alvitre, na nomeação dessa proficiente, especializada e devotada profissional da área da Saúde, para assumir a direção superior da respectiva Pasta, deixou manifesto ter contemplado o justo, impessoal e racional critério técnico da "meritocracia", ao invés do corriqueiro, passional e subjetivo critério exclusivamente político da "mediocracia", mantê-la-á como a pessoa certa no lugar certo.

Para tanto, basta que o Governador aprecie o relatório de gestão dessa sua verdadeira Auxiliar, na Secretária da Saúde, nos três últimos meses.

Por fim, atrevo-me a fazer, como um modesto e esclarecido cidadão sergipano, que sou, um enfático, consciente e oportuno apelo ao sensível Mandatário do Executivo Estadual: "Governador, deixa Conceição trabalhar!"

R$ 20 milhões para a Deso
No Diário Oficial da última terça-feira, 28, o governo do Estado aportou mais R$ 20 milhões para a Deso.  É um verdadeiro saco sem fundo…

Frustração de Gama
O pré-candidato a prefeito de Aracaju, valadares Filho respondeu pelo twitter as declarações de João Gama de que a campanha dele não tem alma e não representa renovação. “A declaração do meu amigo Gama hoje, sobre a nossa pré-candidatura, deixou claro a sua frustração por não ter emplacado o seu projeto pessoal e o grande receio da nova alternativa que represento na eleição de Aracaju.”

Nota Estre Ambiental
A Estre informa que é falsa a informação de que a Polícia Federal realizou buscas em sua sede neste último domingo,26. A empresa lamenta a difusão de informações infundadas e distorcidas.

MP requer que SMTT retire as placas que sinalizam pista exclusiva para ônibus
A Promotora de Justiça da Relevância Pública Mônica Hardman ajuizou uma ACP em face da SMTT, para retirada das placas de sinalização que exigem faixa única para ônibus em Aracaju. O MP já havia proposto a retirada das placas, durante audiência pública no dia 04 de maio. A SMTT se negou a cumprir o pleiteado, o que gerou o ajuizamento da Ação.

Reclamações
O MP, por intermédio da Ouvidoria Ministerial, já havia recebido diversas reclamações referentes ao transtorno causado pela exclusividade da faixa para ônibus, sem que antes seja feita uma adequação na malha viária da Capital, tal qual previsto no projeto para instalação do BRT em Aracaju.Apesar da SMTT comunicar que não estaria multando os motoristas que trafegassem na faixa exclusiva, manteve a sinalização na mesma, o que vem causando insegurança jurídica, ou seja, com a faixa exclusiva para ônibus, fica a dúvida: pode-se ou não trafegar na pista de ônibus?

Implantação
O MP entende que depois do projeto pronto, será necessário manter a pista para ônibus mas, o projeto ainda está em fase de licitação, e a implantação requer tempo. Enquanto isso, o trânsito está caótico e confuso.Na Ação, o MP requer que o Judiciário determine a imediata retirada das placas, até que o projeto de implantação do BRT seja executado por inteiro. Até lá as placas deverão ser retiradas para que os motoristas tenham segurança de que poderão trafegar livremente pela via em questão.

Expectativa dos inelegíveis do TCE
Depois que o TCU divulgou a lista dos ex-gestores com processos em Sergipe, que constam na ficha suja do órgão a expectativa agora é para a lista do TCE que será entregue a Justiça Eleitoral. Alguns nomes são figuras carimbadas, entre eles os ex-prefeitos Diogénes Almeida, de Tobias Barreto e Diva, de Pacatuba.

Na contramão da crise, Valmir e Elaine realizam investimentos e obras, ressalta Maria
A deputada Maria Mendonça (PP) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) que, a despeito de toda a crise propalada, alguns gestores têm dado exemplo de compromisso com o bem-estar dos seus munícipes. Ela citou o caso dos prefeitos de Itabaiana, Valmir de Francisquinho; e de Malhador, Elaine de Dedé que “não atrasam salários e garantem dignidade ao seu povo, ao realizarem obras importantes”.

Inaugurações
Maria destacou que fez questão de fazer esse registro publicamente, após participar de inaugurações de obras nos dois municípios, esta semana. “Esses dois gestores dão demonstração clara de comprometimento com a administração pública e com a população”, disse deputada ao ressaltar que viu no semblante das pessoas que estavam nos atos de inaugurações um olhar de contentamento e de pertencimento.

Salários em dia e obras
“Tanto Valmir de Francisco, quanto Elaine mostram que é possível fazer com que a população viva com dignidade e se orgulhe do seu município”, afirmou Maria, ressaltando, ainda, que ambos têm garantido aos funcionários dos seus municípios o direito de receber os seus salários em dia, de modo a poderem sustentar as suas famílias, sem sufoco. “De parabéns os prefeitos por essa forma responsável e comprometida de governar, e de parabéns o povo que está sendo contemplado com obras e investimentos que alavancam o desenvolvimento e trazem bem-estar”.  

Bike BMW
A Alphaville Urbanismo – maior urbanizadora do país – lançou a campanha Compre e Ganhe. Nessa ação quem comprar um lote no Terras Alphaville Sergipe 2 ganha uma Bike BMW Cruise – Geração III branca. A campanha é válida até 4 de julho.  Os interessados podem visitar o stand de vendas que funciona das 9h às 18h, na Avenida Mário Jorge Menezes Vieira 2020, bairro Coroa do Meio. Para saber mais acesse o regulamento da campanha:http://www.alphaville.com.br/bikebmw

NOTA FUNESA

A Fundação Estadual de Saúde (Funesa) vem esclarecer, em relação às informações contidas no blog de Cláudio Nunes, do Portal Infonet, nesta terça-feira, dia 28, que a carga horária dos funcionários vem sendo cumprida rigorosamente conforme mostram as folhas de frequência acompanhadas pelos coordenadores e chefes imediatos. E que, consequentemente, as horas extras pagas aos servidores também são cumpridas dentro da lei.

A Fundação deixa claro que todos os servidores da entidade são capacitados e têm experiência suficiente para realizar as atividades que lhes são atribuídas, o que é possível de verificar nos resultados das ações e no trabalho desenvolvido pelo órgão, hoje reconhecido em todo o Estado de Sergipe pelo combate intenso ao Aedes aegypti por meio da Brigada Itinerante, pela excelência dos Centros de Especialidades Odontológicas, pelos serviços de distribuição de medicamentos gratuitos pelas Farmácias Populares, pelas ações em Saúde do Telessaúde e pela Edução em Saúde promovida pela ETSUS.

A Fundação ainda fica à disposição dos órgãos competentes para continuar mantendo a lisura do trabalho da Funesa ao longo de todos esses anos.

Assessoria de Comunicação/Funesa

PELO TWITTER

www.twitter.com/JorgeRibeiroSE  PT indicará Eliane Aquino pré-vice de Edvaldo Nogueira PCdoB # APOIADO PELO PMDB DO GOLPE ?

www.twitter.com/silviocapela    infantil e pueril a atitude de quem quer assumir a primazia de ter defendido aliança com PCdoB primeiro. O protagonismo é de todo o PT.

www.twitter.com/ugomaia  @BlogClaudioNun Avisei. Se SE aliarem a golpistas, tô fora. O pmdb é o maior artífice do golpe em andamento. Perderão meu voto e de mt gente.

www.twitter.com/AntonioSamarone  A Prefeitura privatizou a alegria (Forró Caju), agora quer privatizar o sofrimento (CAPS). A incompetência.

www.twitter.com/igormangueira  Experiência adquirida ao longo dos danos.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“Aparte-se do mal, e faça o bem; Busque a paz, e siga-a.”
Pedro 3-11. 29 de Junho dia de São Pedro.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais