Sem BRT, João quer “aperfeiçoar” Metrô

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

“Aperfeiçoar o projeto de Metrô contemplando novas rotas, inclusive com uma pesquisa de origem-destino que privilegie o atendimento de uma

O print de parte do Plano de Governo de João Alves na área de mobilidade e acessibilidade urbana.

maior demanda da população, servindo como indutor de desenvolvimento e integração metropolitana”.

O texto acima é da página 11 do Plano de Governo (veja print ao lado) apresentado por João Alves Filho a Justiça Eleitoral no tocante a mobilidade e acessibilidade urbana.

Ou o prefeito João Alves Filho “esqueceu” que não conseguiu nem mesmo implantar o sistema BRT e já chegou ao sistema avançado de metrô ou alguém da equipe dele copiou a  parte de mobilidade urbana de alguma outra capital e esqueceu de retirar o trecho que cita a ampliação do metrô com novas rotas.

Porém, como em Sergipe Del Rey tudo é possível quem sabe não tem uma equipe de tatus perfurando o subsolo da capital sergipana de Norte a Sul, Leste a Oeste e ninguém ficou sabendo.

Como em janeiro deste ano ele bradou “que o BRT está sendo instalado e só os cegos que não veem”, quem sabe no programa eleitoral João Alves anuncie que o metrô está sendo construído e que os “cegos é que não veem”.

Dataplan e Dataform registram pesquisas na Justiça Eleitoral
E ontem, 24, o Dataplan, registrou uma pesquisa na Justiça Eleitoral que será realizada nos dias 26 e 27 em Aracaju com 1.200 entrevistados. A data da divulgação é dia 30 de agosto. O valor foi R$ 12 mil e o contratante é Thiago Vinicius Motta Aquino que aparece como responsável pelo Instituto. Já o Dataform também registrou uma pesquisa ontem que será feita com 588 entrevistados nos dias 26 e 27 e será divulgada também no dia 30 de agosto. O valor R$ 4,6 mil e o contratante é a gráfica e editora do Nordeste/Matapuã.

Alguém viu a pesquisa registrada do Instituto Veritá?
Quando uma pesquisa é registrada na Justiça Eleitoral e marcada a data da divulgação deve ser publicada e exposta a opinião pública. Mas foi o que não ocorreu com a pesquisa do Instituto Veritá registrada na Justiça Eleitoral para ser divulgada ontem, 24 e realizada de 18 a 22 em Aracaju com 604 entrevistados.

Arrendamento Mercantil pode ter ficado nos “restos a pagar”
Assim como nas contas públicas, “negócios” privados também ficam no restos a pagar. Uma fonte disse que o outro lado da nota publicada ontem, 24, com o título “Da contrariedade e da renegociação do arrendamento mercantil”,  garantiu que tem quem ficou contrariado ainda tem “restos a pagar”.  Sergipe Del Rey é uma maravilha seja aqui ou em Brasília…

Comercial da Festa da Padroeira de Dores que tinha  patrocínio de motel é retirado do ar
E depois de uma semana de divulgação na rádio da região, o comercial da Festa da Padroeira de Nossa Senhora das Dores (11 a 18 de setembro), que tinha o patrocínio, entre outros, do “Anonimatos Motel” foi retirado do ar. A realização é da paróquia do município. Será que o patrocínio deixou alguns católicos retrógados e puritanos revoltados? Com certeza não foi o padre, que segue a linha do Papa Francisco. Ou não? O áudio do comercial:https://.infonet.com.br/blogs/claudionunes/audio.mp3

Decisão do TRF, não tornou Roberto Bispo inelegível
A decisão do TRF, publicada na terçs-feira, 23, condenando Roberto Bispo de lima, segundo a assessoria jurídica dele informou ao radialista Carlos Ferreira, na rádio Capital do Agreste, não o tornou inelegível. Ele terá que pagar multa, mas um trecho da decisão diz que “..houve pronunciamento da 5ª TRF suspendendo a execução do julgado quanto aos seus direitos políticos e a perda de cargo ou função pública.

Caranguejo gigante: turistas e sergipanos insistem em sentar na escultura
O governo de Sergipe, através da Seinfra, vai em breve, recuperar a pintura automotiva por conta do desgaste da ação do tempo, da escultura do caraguejo na Orla de Atalaia. Porém, o problema maior é a necessidade de reparo nas grandes patas, por conta das pessoas – principalmente turistas – que insistem em sentar no local para tirar fotos. O caranguejo é feito de fibra de vidro que vai rachando com o tempo por conta do peso excessivo.

Delimitação não é respeitada
Mesmo tendo uma delimitação com cordas muitos não respeitam e sentam na escultura.  Seinfra pensa em colocar uma pequena placa informado da necessidade de preservação.  O caranguejo gigante é hoje a maior atração da Orla, ganhando até dos Arcos. Aliás, o nome Amo Aracaju, colocado recentemente em frente aos arcos tem uma durabilidade maior. É feito de aço.

MP tentar derrubar liminar que manteve faixa exclusiva para ônibus
O Ministério Público de Sergipe, discordando da decisão prolatada pelo TJSE, que cassou a liminar concedida nos autos da Ação Civil Pública ajuizada pelo órgão, liminar que determinava a retirada das placas preferenciais para ônibus, interpôs Agravo Interno com pedido liminar, requerendo que o Pleno do TJ reforme a decisão monocrática, restabelecendo a decisão do primeiro grau, ou seja, determinando a imediata suspensão da faixa exclusiva para ônibus e de qualquer mecanismo que intervenha, negativamente, no trânsito de Aracaju.

Razões
Diversas são as razões pelas quais o MP pleiteia a reforma da decisão. Vale ressaltar que o intuito do órgão ministerial não é criar obstáculos para a implantação das melhorias no transporte público de Aracaju. Pelo contrário, o MP almeja afastar os prejuízos advindos da implantação do Sistema BRT em Aracaju.

Interesse coletivo
O MP está amparado na legislação vigente, a fim de que prevaleça o interesse coletivo evidenciado por diversas manifestações da sociedade que, através da Ouvidoria Ministerial, foram contundentes ao afirmar o desacerto provocado pela SMTT/SE, e o consequente prejuízo à mobilidade urbana da Cidade.

Medida precoce
O MP entende que, estando o projeto ainda em fase de licitação, a SMTT promoveu, precoce e inoportunamente, a sinalização, causando uma piora no trânsito e prejuízo aos Aracajuanos, haja vista que as Avenidas não foram, ainda, adequadas para a implantação do Sistema BRT .De acordo com o planejamento feito pela própria Prefeitura, a obra do BR demanda anos para a total implementação.

Vantagem em troca de voto
O vereador Emmanuel Nascimento (PT) pediu na Câmara de Aracaju que o Tribunal Regional Eleitoral fiscalize de forma intensa os gastos com a campanha eleitoral dos candidatos a vereador e prefeito da capital sergipana. Ele disse que há comentários nas ruas de que candidatos estariam oferecendo vantagens em troca de votos.

Força do dinheiro
Nascimento apela para que tanto os candidatos, quanto a população, denunciem o uso de dinheiro irregularmente. “Não podemos deixar prevalecer a força do dinheiro. Há comentários nas ruas que  já tem gente fazendo boca de urna, e gestores chamando lideranças para prometer emprego e vantagens.  O que tem prevalecido é a força do dinheiro e não a força eleitoral. Mas de onde vem esse dinheiro se as empresas não podem doar mais? É preciso fiscalizar”, cobra Emmanuel.

OAB/SE instalará Comitê de Combate ao Caixa 2 Eleitoral
Em defesa intransigente de uma transformação política profunda, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe – OAB/SE, realizará na próxima segunda-feira, 29, a instalação do Comitê de Combate ao Caixa 2 Eleitoral. Instrumento e espaço da sociedade sergipana, o Comitê pretende conscientizar o eleitor e fiscalizar as práticas políticas nas eleições deste ano. O ato de instalação do Comitê, uma parceria da OAB/SE com o Conselho Nacional de Laicato do Brasil e o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, acontecerá, às 16 horas, no plenário da OAB/SE, localizado na Av. Ivo do Prado, 1072, Bairro São José."

Ferramenta
“Essa é uma ferramenta da sociedade para atuar sob duas vertentes de atuação: a conscientização do voto, um exercício de cidadania; e a denúncia de qualquer tentativa de corrupção eleitoral, o cerne de todos os males da administração pública. As eleições limpas são fundamentais para a efetivação da plena democracia”, afirmou o presidente da OAB/SE.

Defesa
Para o coordenador do Comitê, Wilson Wynne de Oliva Mota, a iniciativa reafirma a atuação histórica da entidade em defesa dos interesses da sociedade. “Desde sua existência, a Ordem sempre teve uma participação efetiva em defesa da população e das causas sociais. Diante do atual cenário, a OAB/SE não poderia fazer diferente e ficar de mãos atadas”, considerou.

Codevasf
Os senadores Eduardo Amorim (PSC) e Antônio Carlos Valadares (PSB) acompanharam o superintendente da Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Sergipe, César Mandarino, em audiência com a presidente do órgão, Kênia Marcelino. Entre as pautas, a estiagem que assola o Nordeste brasileiro, a modernização dos perímetros irrigados e, principalmente, o andamento do tão sonhado ‘Canal de Xingó’.

Codevasf II
“Queremos conceber nossa contribuição para o desenvolvimento da região semiárida através da agricultura irrigada, dentro da sustentabilidade ambiental, além de elevar a produção e a produtividade das safras agrícolas, gerando renda, aumento da oferta de alimentos e propiciando a abertura de empregos diretos e indiretos", informou Eduardo Amorim.

Primeiro emprego: reserva de vagas para jovens
Começou a tramitar na Alese Projeto de Lei de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PP) sugerindo a reserva de, no mínimo, 10% das vagas em empresas prestadoras de serviço ao Estado de Sergipe, assim como nas concessionárias e permissionárias de serviços públicos estaduais, aos jovens que buscam a oportunidade do primeiro emprego.

Requisitos constitucionais
“É um projeto de extrema importância, considerando a necessidade que os jovens têm de serem inseridos no mercado para a tão exigida experiência, que é muito cobrada pelas empresas contratantes”, afirmou Maria, destacando a sua confiança na aprovação da proposta. “O nosso Projeto atende a todos os requisitos constitucionais, por isso, creio, não haverá dificuldade em aprová-lo”, frisou.

Vagas para adolescentes
Pelo PL, os editais de licitação e os contratos celebrados com a administração pública deverão conter cláusula na qual se reserva o quantitativo de vagas para que esses adolescentes sejam inseridos e possam mostrar os seus talentos e potenciais. A obrigatoriedade não se aplica à administração pública direta, assim como às autarquias, fundações, sociedades de economia mista ou qualquer outro órgão de natureza pública.

Vagas remanescentes
A deputada propõe, ainda, que na hipótese de não preenchimento da quota prevista, as vagas remanescentes sejam preenchidas por jovens com idade entre 18 e 24 anos. Ademais, as empresas contratantes deverão encaminhar ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo relatório semestral que demonstre o cumprimento da Lei.

“Projeto Somos”
O governador Jackson Barreto lançará hoje, 25, em Propriá, o ‘Projeto Somos’, que levará melhorias para estudantes de municípios da região do Baixo São Francisco, por meio da utilização da tecnologia. O projeto é um instrumento de disseminação de uma tecnologia educacional voltada a promover melhores condições de ensino e aprendizado para os primeiros anos do ensino fundamental. Em um prazo de três anos, o Projeto  receberá investimentos que somam R$ 9.151.200,00. Só em 2016, a estimativa é alcançar duas mil crianças.

Tecnologia social
O ‘Somos’ é baseado na tecnologia social intitulada Synapse, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e por professoras da rede municipal de Santa Luzia do Itanhy, que desde 2010 têm trabalhado num esforço de construir metodologias e tecnologias que auxiliem escolas públicas de forma eficaz, adequada à realidade dessas unidades de ensino e com potencial de escala, de maneira que possam ser disseminadas para outras regiões de Sergipe. Na ocasião, serão entregues às escolas, os materiais e os tablets, através dos quais os professores terão acesso à plataforma Synapse, que gerencia as ações do projeto.

Público alvo
O público alvo da iniciativa são professores e alunos do ensino fundamental dos anos iniciais – o ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano). Inicialmente, o projeto vai contemplar os municípios de Propriá, Pacatuba, Japoatã, Santana do São Francisco, Brejo Grande, Ilha das Flores, Neópolis e São Francisco, além de Santa Luzia do Itanhy, que embora não esteja localizada no Baixo São Francisco, receberá a ação por ser o local onde está sediado o IPTI.

PELO TWITTER

www.twitter.com/clovis_silveira  Errar, superar, aprender e recomeçar!

www.twitter.com/braynerr  O combate à corrupção no Brasil só é bem aceito quando atinge adversários, mas quando ameaça o corporativismo a "corrupção vale a pena".

www.twitter.com/riltonmorais  Já passamos da hora de se impor limites ao judiciário.Não vivemos numa monarquia e ninguém tem mais direitos que o povo.
Basta!

www.twitter.com/igormangueira  "Difícil não é ser gênio ou um grande cantor e compositor. Difícil é achar quem acredite que eu sou isso". …Desgraça pouca é bobagem! Rsrs.

COMUNICADO

Deso comunica interdição em via do Conjunto Augusto Franco

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), informa que estará realizando obra de esgotamento sanitário na Rua Presbítero Adel Alves de Oliveira, no Conjunto Augusto Franco, Bairro Farolândia. Por esse motivo, a rua vai estar interditada da quinta-feira, 25 de agosto, até a sexta-feira, 26 de agosto. Aqueles que quiserem acessar a Av. Adel Ribeiro (Canal 4) ou a Av. Dr. José D’ávila Nabuco (Canal 5), utilizando o trecho em execução de serviço, devem atentar para o desvio indicado no mapa abaixo.

O setor de engenharia da Deso informa que, a partir do dia 26 de agosto a passagem de motoristas e pedestres será liberada. Porém, a aplicação do asfalto deve ser realizada até o dia 01 de setembro.

Ressaltamos que as obras de esgotamento sanitário, são de grande importância para todos os moradores e que os investimentos em saneamento, são compensados com a redução dos custos na saúde pública, futuramente.

Para mais informações, entre em contato com a Companhia de Saneamento de Sergipe através do telefone 0800 079 0195. A Deso agradece a compreensão da população.

Assessoria de Comunicação
Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso

DO LEITOR

Pindaíba do Estado
“Do leitor G. Ferreira: “Em 2014 comentei sobre a situação do estado e seu comandante fazendário. Pergunto ao Jornalista. Por que os Jornalistas sergipanos não tem a coragem de perguntar ao Governo sobre a venda do Banese para saldar a previdência e o estado começar uma nova vida.Se uma família está com dívidas ela deve vender um bem e recomeçar..  O Banese é um banco na contramão do que acontece no cenário cada vez menor de bancos estatais no Brasil.Por que esse assunto é tão delicado para todos? Essa historia do petróleo é nosso e do Banese é nosso? Pelo amor de Deus. Vamos progredir e deixar de morrer abraçado segurando uma instituição obsoleta.Obrigado pela atenção.”

Em Aparecida alunos ficam sem transporte escolar e são prejudicados           
E-mail recebido: “Estudantes da Escola Municipal Lourival Batista, em Nossa Senhora Aparecida, estão vendo seu sonho de estudar e lutar por um lugar ao sol se distanciar no horizonte da dura  realidade. O motivo é que o transporte escolar que deveria pegá-los no povoado Lagoa do Veado e levá-los até a sede, onde estudam, não passa no local onde moram. O estranho é que há um ônibus que faz este tipo de transporte para os demais alunos, mas para os quatros jovens a administração municipal não recomendou que fosse até o ponto próximo da casa dos estudantes. Para estudar, pagam diariamente aos topiqueiros que trafegam pela Rota do Sertão. Para voltar, ou pagam a moto taxistas ou são amparados por amigos que oferecem dormida. O caso deverá ser notificado ao MP e ao Conselho Tutelar de Aparecida.”

Blog no twitter:https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O caminho mais doce e inofensivo da vida passa pela avenida do saber”.David Hume, filósofo e historiador escocês, morreu em 25 de Agosto de  1776 (n. 1711).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais