Senador paraguaio

0

Não será tão fácil uma aliança entre os irmãos Edvan e Eduardo Amorim (PSC) e o ex-governador João Alves Filho (DEM). Exemplo disso foi dado ontem pelo deputado federal Mendonça Prado (DEM). Desafeto de Edvan e genro de Alves Filho, o parlamentar demista disse que em hipótese alguma aceita uma coligação com o PSC, mesmo que seja para eleger João prefeito de Aracaju. Aproveitou para bater firme em Eduardo, a quem chamou de um político de conversa mole e senador do Paraguai, além de ser totalmente desprovido de boas ideias. Para Mendonça, Edvan não é uma pessoa confiável e só é paparicado pelos políticos por conta do dinheiro que tem para oferecer. Portanto, João pode até querer o apoio do ex-genro, mas se aceitar vai encontrar oposição dentro da própria casa, pois a senadora Maria do Carmo (DEM) certamente concorda com Mendonça Prado.

Para depois

Ficou para depois a reunião que o governador Marcelo Déda (PT) teria com os partidos aliados visando discutir as eleições de Aracaju. É que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) e o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) tiveram que viajar ontem cedo para Brasília. No encontro, Déda vai tentar convencer os aliados a apoiarem um único candidato a prefeito, de preferência que seja Rogério Carvalho (PT). Será difícil!

Mudança na PM

Será daqui a pouco a posse do novo comandante da Polícia Militar, coronel Maurício Iunes. Ele substitui o também coronel Aelson Resende, que vai para a reserva remunerada. Tido como militar ‘linha dura’, Iunes chega com a missão de colocar ordem na corporação e reduzir os preocupantes índices de violência. Tomara que as ações coordenadas pelo novo comandante afugentem a bandidagem de Sergipe.

Reunião na Sefaz

O secretário da Fazenda, João Andrade, participou de uma reunião com representantes da Associação dos Servidores Técnicos e Administrativos do Fisco estadual. O objetivo foi discutir algumas solicitações da categoria no tocante ao Fundo de Incentivo à Arrecadação Tributária (Finate) e à ampliação do custeio em cursos de graduação.

De graça

A distribuição gratuita de medicamentos para asma nas farmácias populares começa no próximo dia 4. Os remédios incluídos no programa de distribuição gratuita são o brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Eles já integram a lista de medicamentos do Farmácia Popular, que oferta produtos com até 90% de desconto. Atualmente, são distribuídos de graça os medicamentos para diabetes e hipertensão.

Café BB

A Superintendência do Banco do Brasil recebe daqui a pouco empresários sergipanos para um café da manhã. Os convidados vão conhecer em detalhes as medidas adotadas pelo BB para contemplar a decisão do governo federal de reduzir os juros bancários. O café está marcado para o Hotel Mercure, na Orla de Atalaia. Prestigie!

Bolsa escolar

A Petrobras formalizou a adesão ao programa Ciência sem Fronteiras e o compromisso de aportar R$ 319 milhões com a finalidade de financiar oportunidades de formação no exterior para estudantes brasileiros. O diretor Corporativo e de Serviços da Companhia, José Eduardo Dutra, disse que a participação da Petrobras no Programa representa uma oportunidade para a ampliação do esforço no fomento à formação e qualificação de profissionais.

Palanque

Com a proximidade da campanha política, a tribuna da Assembleia Legislativa tem se transformado num palanque eleitoral, onde os deputados que são candidatos aproveitam para fazer promessas e atacar os adversários. Ontem foi a vez de Augusto Bezerra (DEM) soltar os cachorros contra o prefeito de Socorro, Fábio Henrique (PDT), que vem a ser seu adversário na disputa eleitoral daquele município.

Empreendedor

Os vencedores nacionais da sétima edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que incentiva o desenvolvimento municipal com base no apoio aos micro e pequenos negócios, serão conhecidos nesta terça-feira. A festa vai acontecer na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. De Sergipe concorre o prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB). Por falar no peemedebista, ele deve anunciar no próximo dia 12, durante a abertura da Festa do Caminhoneiro, o candidato a vice-prefeito em sua chapa.

E o reajuste?

Alguém sabe quando o governo vai mandar para a Assembleia o projeto de reajuste salarial dos servidores? Ontem, um gaiato dizia que a demora para anunciar o repasse da inflação é para que o funcionário público sinta alguma diferença no bolso quando receber o reajuste com retroativo de vários meses.

Do baú político

Em plena ditadura militar, a Assembleia Legislativa tinha um contrato com a rádio Liberdade/AM para transmitir ao vivo as sessões plenárias. A audiência era grande, principalmente no interior, porém, a depender do discurso, a transmissão era interrompida sem qualquer aviso. Uma dessas interrupções ocorreu no dia 15 de agosto de 1973, porque o deputado estadual Antônio Carlos Valadares (Arena) fazia um duro pronunciamento contra o governo de Paulo Barreto de Menezes (Arena). Um repórter da Gazeta de Sergipe procurou o deputado estadual Heráclito Rollemberg (Arena), que presidia a sessão, para saber o motivo de a rádio ter interrompido a transmissão, e recebeu uma lacônica resposta: “Não vou pagar horas extras à emissora para um deputado de Simão Dias ficar na tribuna atacando o governo”. Durante a ditadura, quem podia mandava e quem tinha juízo obedecia.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários