Sergipe tem jeito não, caro leitor!

O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Quem lembra do escândalo do "acervo fantasma” de João Alves"?

Foi arquivado agora, 10 anos depois, por inércia da Procuradoria Geral do Estado – PGE, que negou-se a autorizar a contratação de perícia 

E quase tudo acaba em pizza em Sergipe. Mais uma…

técnica, para apurar o conteúdo das fitas "VHS", que o então secretário da Casa Civil, Flávio Conceição contratou a "empresa" da Travessa Deusdeth Fontes, de propriedade do motorista da Casa Civil, em cujo processo de dispensa de licitação João Alves autorizou o pagamento de R$ 1.200,00 dos R$ 1.700,00 que lhe pedira Flávio Conceição, a pretexto de agradar o titular do Governo do Estado, em 2006?

Pois é, tudo terminou em pizza!!!

Viva São Conceição!!

Viva São João!!

Podem se servir da pizza!!

Várias empresas assaltadas nos últimos dias em Aracaju. É má-fé querer politizar o assalto a 103 FM
Alguns dos assaltos dos últimos dias em Aracaju, Só para lembrar: Blend Burguer, Sushi Mori, Drogasil, Yasigi, Big Brother, Hiroki, Carro de Bois, Yakisushi (central de pescados) e 103 FM. Onde vamos parar? O blog entende que a SSP não pode descartar nenhuma linha de investigação no caso da 103 FM, mas já tem gente querendo politizar o assalto, por conta da eleição de Aracaju. É má-fé. E o blog não ficará calado. O blog pública nesta edição notas do SINDIJOR/SE, STERTS, da  SSP e da Secom do governo do Estado.

Defesa dos bandidos
“Quem anda dizendo que a invasão a 103 FM tem conotação política é porque está querendo defender os bandidos. É bandido também.”. Radialista Douglas Magalhães no Facebook. E o jornalista Márcio Rocha foi na mosca: “Conotação política? E desde quando tiros fazem parte do discurso político? Conte-me outra!”

Discurso de “golpista” Selecionado. Incoerência ou puro Fisiologismo?
A foto ao lado é do deputado federal João Daniel (PT) em um ato político de apoio a candidatura de Igor Oliveira, do PSC, em Poço Verde. Nada

João Daniel com a mão no ombro do aliado do PSC. Lá o senador Amorim não é considerado "golpista". Haja fisiologismo.

 demais se João Daniel fosse um dos que vem comandando em Sergipe os atos contra o que chama de “golpistas”. O PSC de Igor é também do senador Eduardo Amorim acusado por ele de “golpista”.  Incoerência pouca é bobagem é puro fisiologismo mesmo.

Dataform e Instituto Paraná
A semana começará com duas pesquisas divulgadas para prefeito em Aracaju. A primeira será a do Dataform, hoje, 12.A outra pesquisa é do Instituto Paraná, contratada pela TV Atalaia será divulgada amanhã, 13.

Ibope registra pesquisa para divulgar quinta-feira,15
E o Ibope registrou  na sexta-feira, 09, mais uma pesquisa das três contratadas pela TV Sergipe, que será realizada de 09 a 15 com 602 entrevistados e divulgada também no dia 15, quinta-feira.

A quem interessa remanejamento em período eleitoral de comando em municípios?
A Justiça Eleitoral deve pedir a força nacional para diversos municípios sergipanos. Infelizmente não pode contar com a PM, por conta de remanejamentos feitos agora com o cunho essencialmente políticos. Muito estranho. Por exemplo, em Macambira saiu um capitão e entrou um tenente que já tinha passado por lá e gerado vários problemas. Em meio a uma onda de segurança a PM vai na contramão.

Da demagogia do discurso vazio contra “elite”. A incoerência
O blog recebeu uma foto – não sabe se foi de funcionário do restaurante ou algum frequentador – de um candidato a prefeito de Aracaju e sua comitiva – jantando no restaurante Pescatore, na última sexta-feira à noite. Nada demais, quem tem dinheiro pode sim desfrutar dos melhores restaurantes como o Pescatore, La Tavola, Carro de Bois entre outros.

Da demagogia do discurso vazio contra “elite”. A incoerência II
O que não pode é ficar discursando que é o candidato contra a “elite”, numa pura demagogia e incoerência. Parece que o povo, principalmente a classe média de Aracaju já percebeu. O blog não publicará a foto por entender que não é nada demais, desde que o político e seus aliados, assumam que fazem parte da “elite” que tanto criticam nos discursos.

Coroa do Meio: Justiça recebeu denúncia e está de olho
E prepara-se tem um candidato a vereador que vem anunciando a ferro e fogo que está intermiando junto a Emurb as escrituras dos antigos donos de palafitas que foram remanejados para casas. Fala-se que tudo acontecerá numa escola. Por vias das dúvidas a Justiça Eleitoral já está de olho. Agora é só esperar…

Falece José Carlos de Sousa. Um conselheiro que dignificou o TCE/SE
Quando o titular deste espaço começou no jornalismo político trabalhando em alguns meios de comunicação – no início da década de 90 – e fazia a cobertura semanal na sessão do Tribunal de Contas de Sergipe, teve o prazer de conhecer o então conselheiro José Carlos de Sousa.

O primeiro a abrir o TCE/SE para a imprensa
Naquele período o TCE/SE era muito fechado para a imprensa. José Carlos de Sousa dedicava uma atenção especial a imprensa e começou a abrir o tribunal, sempre respondendo e repassando informações. Depois que se aposentou passou algum tempo ainda no TCE como assessor. Um homem de caráter irretocável, que passou pelo TCE sem gostar muito dos holofotes, respeitava a imprensa e, sobretudo, sem uma macula. Foi-se o homem, mas fica a história e o legado dele para os familiares.

Em Campo do Brito, PF de olho em derrame de dinheiro
E ninguém tome como surpresa se um jovem, de uma tradicional família de políticos de Campo do Brito, ganhar, mas não levar.  Nos últimos dias a Justiça Eleitoral acionou a Polícia Federal por conta das vária denúncias envolvendo derrame de dinheiro. Inclusive com gravações.

ESMP realizará palestra Consumidor Vencedor
A Escola Superior do Ministério Público de Sergipe convida todos a participarem do   evento  “Portal Consumidor Vencedor”, que será realizado hoje, 12 de setembro, a partir das 08h na sede do Ministério Público de Sergipe. As inscrições podem ser feitas do dia 22 de agosto até o dia 11 de setembro, através do site da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, acessando o https://.esmp.mpse.mp.br Ao atingir o número de vagas, as inscrições serão automaticamente suspensas. A presença deverá ser registrada biometricamente, e o recebimento do certificado está condicionado à frequência mínima de 75% da carga horária.

Público
O evento é destinado para Membros e Servidores do Ministério Público e para o público em geral, e tem como objetivo debater os direitos do consumidor ressaltando os avanços na área e a efetividade das ações coletivas através de um projeto do MP/RJ, o Portal Consumidor Vencedor, idealizado pela Procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Heloisa Carpena Vieira de Melo, que permite ao cidadão buscar informações sobre empresas ou assuntos que foram alvos da atuação do Ministério Público.

Presenças
A palestra também contará com a presença da Promotora de Justiça do MP/SE, Mônica Maria Hardman Dantas Bernardes; do Diretor-Geral do PROCON Municipal de Aracaju, Jorge Luiz Husek Emanuelli; e do Coordenador da Escola Superior da OAB/SE, Winston Neil Bezerra de Alencar.

Setor empresarial receberá candidatos
As entidades empresariais ABAV, AC&VB, ACOMAC, ACESE, ADEMI,ASCORSEG, ASSEOPP, ASES, ASESPRO, CDL, CJE, CRA, CRC, FACIASE, FAESE, FCDL, FECOMERCIO, FENEM, FIES, JA/SE, SEAC, SEBRAE, SESCAP, SHRBS, SICOFASE, SINCADISE, SINCODIV, SINCOR, SINDESP-SE, SINDETUR,SINDILOJAS, SINDPESE, SINDETUR,SINDUSCON E SIRECOM, todas integrantes do Fórum Empresarial de Sergipe, uniram-se para receber nos dias 13, 20 e 27 de outubro, os candidatos a prefeito de Aracaju, mostrando um grande momento do setor empresarial. Os empresários realizarão apenas um evento com cada candidato, otimizando o tempo, reduzindo custos e facilitando assim, a participação dos associados de cada entidade.

Datas
Os debates, que serão abertos aos associados das entidades e a toda imprensa, ocorrerão no auditório da CDL, às 19h30, sendo a seguinte ordem definida por sorteio: Edvaldo Nogueira no dia 13, Valadares Filho dia 20 e João Alves Filho no dia 27. Cada candidato terá direito a falar por 20 minutos, logo em seguida 10 perguntas pré-escolhidas serão feitas pelos presidentes das entidades, depois abertas aos associados, que poderão conhecer mais, o projeto de cada candidato.

Clóvis de Barros irá ministrar palestra em Aracaju
O professor Clóvis de Barros Filho estará em Sergipe no dia 20 de setembro, uma terça feira. Irá ministrar no Iate Clube de Aracaju, a partir das 20h, a palestra Ética e Conduta nas Organizações Empresariais. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Sebrae em prol dos pequenos negócios.

Dados
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1986), Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1985), Mestre em Science Politique – Universite de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (1990) e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002), Clóvis de Barros é pesquisador e conferencista pelo Espaço Ética e colunista de Ética da Revista Filosofia Ciência & Vida

Inovação
Suas palestras são proferidas de forma inovadora, sem uso de aparatos tecnológicos, confiando no seu poder retórico que, entre exemplos do cotidiano e divertidas histórias, consegue passar conteúdos filosóficos importantes de maneira bastante leve. Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros países.

Como assistir
Quem quiser assistir Clóvis de Barros no Iate Clube de Aracaju deve procurar a Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, telefones (79) 2106-7765, 2106-7767 e 2106-7752, e-mail http://cursos@se.sebrae.com.br , portal https://.se.sebrae.com.br

Palestra sobre Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil
Em comemoração ao Setembro Dourado, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) convida profissionais e estudantes da área de saúde para participarem da palestra ´Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil: A importância de reconhecer os sinais e sintomas de alerta´. A palestra acontecerá no próximo dia 29, às 14h30, no auditório da Avosos, e será proferida pelo médico oncologista pediátrico Dr. Osvaldo Alves Neto. As vagas limitadas e gratuitas. Favor confirmar presença: (79) 3212-4727 / 3212-4731 / http://avosos@avosos.org.br / http://ascom@avosos.org.br .

Festa Beneficente em prol da Izzy. Ajude a Izzy andar
Você se diverte e pratica uma boa ação ao mesmo tempo. Vamos ajudar IZZY sair da cadeira de rodas? Festa dançante beneficente dia 30 de

 setembro a partir das 20h, no Clube do Banese. Banda Água Viva, Isaac Borges, Gil Castro, Fábio Emoções, Mimi do Acordeon e Douglas Gavião. Mesa: R$ 100,00.Individual: R$ 25,00Visitem a página: https://www.facebook.com/AJUDE-IZZY-ANDAR-116322908784078/?fref=ts
Vendas: Clube do Banese: 3255-1449 /Jovan Sales: 99978-9977/Laurinha d'Assumpção: 98803-0700.

PELO TWITTER

www.twitter.com/alanbarretoso  "Viver é Amar e Morrer!" Jiddu Krishnamurti

www.twitter.com/ThalesBrandao  retweetou astridfontenelle A nossa justiça é inoperante. Por isso que vivemos no caos da insegurança.

www.twitter.com/anterogreco  Por comodismo, por limitação, por pressão, nos acostumamos a raciocínios comuns, que não saiam da rotina. Reflexões "livres" assustam.

www.twitter.com/ClovisCBMelo  Eunice Dantas, procuradora da República em Sergipe, atual Procuradora Geral Eleitoral, exemplo de coragem!

www.twitter.com/braynerr  @ClovisCBMelo Não é genialidade descobrir que quem pareça estar em primeiro seja bombardeado por quem se imagina em segundo ou terceiro

www.twitter.com/WilliamFonseca  A gente demora a descobrir que na vida o que mais importa é buscar felicidade nas coisas simples. Mas sempre há tempo.

DO LEITOR

A banda passou e “alguns” ficaram sentados no banco da praça
E-mail de Mell Viana: “Por duas ou três vezes o jornalista Cláudio Nunes aborda o tema em que se refere ao banco dos sergipanos BANESE. Na sua visão, primeiro expressou a necessidade do governador Jackson Barreto, como ocupante do cargo e responsável em gerir o estado, a iniciativa em vender enquanto ainda vale alguma coisa. Ninguém pode negar que a cada dia que passa, fica mais desvalorizado.

Esta tese foi defendida em razão da grave crise financeira porque atravessa o estado e a situação do SERGIPEPREVIDÊNCIA, cuja responsabilidade é do próprio governo do estado. Como também a venda da DESO, por entender que o estado nos atuais dias, não permite mais ter um estado recheado e sim enxuto.

Aproveitando o espaço democrático, três (três) e somente três leitores, vem de encontro tentando desqualificar os argumentos apresentados sem expor os seus próprios argumentos.

No último sábado  (https://.infonet.com.br/blogs/claudionunes/ler.asp?id=190966 )    o jornalista foi mais ousado quando sugeriu ao governador que devido essa mesma situação, devido aos constantes parcelamentos e atrasos de salários dos servidores públicos de Sergipe, na condição de ACIONISTA MAJORITÁRIO deste banco, viabilizar junto ao Conselho Deliberativo e automaticamente a sua diretoria, uma nova linha de crédito visando amenizar a situação de inadimplência que a maioria estão enfrentando por culpa exclusiva das medidas adotadas ultimamente pelo seu governo.No artigo sugestivo, o jornalista deixa claro que tudo dentro das normas do Banco Central do Brasil, que é o órgão que geri todo o sistema financeiro brasileiro. O que supostamente o bando dos sergipanos deixaria de ter era um lucro maior. Somente isso.

Vejam que o foco da sugestão é servidor público e o bando que a maioria mantem as suas contas, que por ser o governo o maior acionista, tentar amenizar essa situação, criada por ele mesmo e que vem afligindo os seus colaboradores. E mais uma vez, sem argumentos essas mesmas três (três) pessoas, primeiro desvirtuam o conteúdo, querendo incluir outras instituições financeiras que em nada tem a ver com os servidores públicos.

Sabemos o quanto é difícil mudar paradigmas, conceitos. Mas, também sabemos o quanto é prejudicial não se reciclar, não enxergar as mudanças do cotidiano. Tudo mudou, principalmente como gerir os serviços públicos com as suas amarras. Há muito tempo que a banda passou, minha gente. Acordem para o futuro. Não olhem para os seus próprios umbigos. O mundo é infinitamente muito maior do que os nossos individuais interesses. A banda passou e vocês ficaram.”

NOTA PÚBLICA – SINDIJOR condena assalto à Rádio 103 FM e cobra da SSP medidas de proteção aos jornalistas e demais profissionais da comunicação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade de classe que representa os Jornalistas e o Jornalismo em Sergipe, lamenta profundamente o assalto ocorrido no início da noite deste sábado à Rádio 103 FM, no qual os funcionários da emissora, incluindo uma locutora, foram assaltados por cinco criminosos armados, que invadiram a empresa e promoveram um verdadeiro quebra-quebra.

Primeiro, o SINDIJOR vem a público solidarizar-se com os trabalhadores agredidos em pleno exercício profissional, em especial à colega de comunicação Iucema Santos e aos jornalistas Vieira Matos e Iggor Cleyver, diretores da emissora. Resta-nos, além de apresentar solidariedade aos trabalhadores assaltados, demonstrar a nossa mais contundente manifestação de indignação e protesto contra o clima de insegurança reinante em Sergipe, que vem vitimando rotineiramente profissionais da comunicação, em especial jornalistas.

Também não podemos deixar de alertar a sociedade sobre os perigos aos quais, principalmente os jornalistas, têm sido expostos. Muitas vezes, vítimas da subordinação de uma linha editorial questionável e perigosa, imposta por alguns empregadores aos trabalhadores da nossa categoria.

Repudiamos a linha editorial adotada por programas jornalísticos, que muitas vezes servem apenas de palanque político para defender os interesses de determinados grupos em detrimento dos adversários, numa clara afronta à liberdade de imprensa e ao Código de Ética do Jornalismo. Este tipo de programa jornalístico viola os direitos humanos e expõe os jornalistas a atos de extrema violência como o que ocorreu na 103 FM.

O Sindicato não só levanta essa questão, como também denuncia e condena a prática do jornalismo sensacionalista, que contempla somente a briga pela audiência, o lucro das empresas em detrimento de uma remuneração digna e condizente com a atividade jornalística.

Reconhecendo que o problema da insegurança pública envolve vários fatores, o SINDIJOR defende a realização de um amplo debate com a finalidade de encontrar uma possível solução para esse fenômeno social que aflige a toda a sociedade.

Esperamos que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, adote as medidas cabíveis para identificar e prender os autores deste atentado à liberdade de expressão, mas principalmente, adote medidas que de fato garantam o mínimo de segurança à população sergipana, que há muito tempo está refém dos bandidos. E tudo isso, pela ausência de uma política de segurança eficaz e capaz de responder as demandas da atual sociedade.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe

STERTS – NOTA DE REPUDIO À VIOLÊNCIA CONTRA FUNCIONÁRIOS DA 103 FM

O Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe, vem por meio desta nota, manifestar seu total repúdio e indignação contra o ataque covarde praticado por bandidos na noite do último sábado (10) na Rádio 103 FM, contra os companheiros Paulo Henrique e Iucema Santos e seu filho. Este sindicato vem cobrando, desde 2011, um maior investimento, por parte das empresas, na adequação de suas instalações internas bem a adoção de uma política de segurança externa, com o treinamento de pessoal e a aquisição de equipamentos para as equipes externas, a fim de preservar a integridade física dos radialistas sergipanos.

Aproveitamos para repudiar veementemente as declarações de um suposto subtenente, que teria publicado em uma rede social que ‘acha pouco’ o que aconteceu aos colegas da 103 FM. É preocupante que um agente público, que tem como missão ‘servir e proteger’, tenha um pensamentos como este, que ‘ache pouco’ uma mãe ver um marginal ameaçar o seu filho com uma arma na cabeça, enquanto exerce a sua profissão, que ‘ache pouco’ um pai de família rendido, agredido e humilhado por marginais, em seu local de trabalho. Esperamos que a corregedoria da PM investigue, identifique e puna este servidor.

O STERTS mais uma vez cobrará do governador Jackson Barreto, do secretário da SSP e dos comandos das Polícia Militar e Civil, medidas urgentes que visem a identificação, prisão e indiciamento destes criminosos covardes. Estamos vivendo tempos difíceis em nosso estado, em especial na área da segurança pública e os radialistas e jornalistas estão expostos, pois não têm treinamento nem equipamentos de segurança. Não podemos cruzar os braços e esperar que uma tragédia ainda maior aconteça para que adotemos medidas de segurança preventiva, como a implementação dos equipamentos de segurança e a adequação das instalações e a contratação dos serviços de profissionais da segurança. O STERTS intensificará ainda mais a pressão sobre os ‘donos da mídia’, para que entendam os riscos a que nós radialistas estamos expostos no exercício da nossa profissão.

STERTS É LUTA!
O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS!

Antonio Fernando Cabral Ferreira
Presidente do STERTS

Nota Pública da SSP –  SOBRE O ROUBO À 103 FM

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de Sergipe informa que, diante do fato registrado sobre o roubo ocorrido à Rádio 103 FM, todas as providências cabíveis ao momento foram tomadas: após o acionamento da Polícia, guarnições da Polícia Militar, inclusive unidades especializadas, foram acionadas e deram o atendimento necessário à ocorrência.

Informamos, porém, que, apesar das diligências realizadas imediatamente após o fato, os assaltantes não foram encontrados ainda.

Portanto, a SSP continua trabalhando em relação a este caso e não medirá esforços para que os culpados sejam identificados, presos e punidos. Para tanto, é de responsabilidade da Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), que tem a direção do delegado André Baronto, a responsabilidade de investigar o caso.

Por fim, o secretário João Batista se solidariza com amigos, colegas e parentes das vítimas do assalto e repudia o ataque ao veículo de comunicação, principalmente por entender que o papel da imprensa, aliado ao da SSP, é de suma importância para o combate à criminalidade.

Nota de solidariedade – Secom/Governo do Estado

A Secretaria de Estado da Comunicação Social, em nome do Governo de Sergipe, presta solidariedade a todos que fazem a 103 FM, nas pessoas de seus diretores e funcionários, devido ao ato de violência praticado contra a emissora no último sábado, dia 10.

Entendemos que a agressão a um veículo de comunicação é um ato de violência contra a democracia e contra a liberdade de expressão.

O governador Jackson Barreto orientou, pessoalmente, que a equipe de Segurança Pública não descanse até encontrar os responsáveis por essa violência.

Nenhuma linha de investigação está descartada,  inclusive pelo momento político em que estamos vivendo, onde diversos interesses estão em jogo neste processo, uma emissora de rádio pertencente à família de um dos candidatos a prefeito de Aracaju ser vítima dessa violência, merece, também, uma reflexão.

Aos funcionários da emissora que passaram pelos momentos de agressão, à radialista Ilcema Santos, nossos mais sinceros sentimentos de solidariedade.

ARTIGO

Terá valida a pena, Eduardo Cunha? por Messias Gonçalves

Vejam como os desígnios da vida cada dia nos ensina e muito. De uma simples mentira, dada pelo então presidente da câmara dos deputados, Eduardo Cunha, quando numa CPI, na condição de testemunha, disse que “não” tinha contas no exterior. Pronto, foi a gota d’água, para termos depois o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, a posse em definitiva do então vice-presidente e hoje alçado ao status de presidente em definitivo, e, por tabela, hoje, 12 de setembro, o próprio Eduardo Cunha poderá ter o seu mandato cassado e perder os seus direitos políticos por oito anos.

Mas, porquê tudo isso aconteceu? Aconteceu porque “político” não tem escrúpulo e se acha acima de tudo e de todos. Eduardo Cunha, depois do Partido dos Trabalhadores negar os seus três votos na Comissão de Ética, imediatamente Eduardo Cunha aceitou um dos pedidos do processo, financiado pelo PSDB, partido pelo qual não havia engolido a sua quarta derrota seguida para o partido de Lula e Dilma.

Até aquele momento, era de suma importância a figura do deputado presidente. Passados mais de nove meses, vê-se que já não p é mais. Tanto o palácio de hoje comandado pelo Temer e os partidos que se beneficiaram com este processo, também descartaram o ex-aliado.

Resta para a população esperar qual será a reação pós cassação, quanto a fazer a sua “delação” e se, realmente entregará como se diz, cerca de 150 deputados que ele tinha costume de ajudar nas suas campanhas, um ministro de alto destaque no primeiro escalão quem sabe o próprio presidente da república, já que para muitos, os dois sempre andaram juntos nas questões de doações das empresas envolvidas na operação Lava jato.

De resto, ficará registrado para a história de que alguém que se achou acima de tudo, que podia fazer e desfazer que tudo estava na mais absoluta normalidade, tenha um final de isolamento e ostracismo político.

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A arma mais potente do opressor é a mente do oprimido”. Steve Biko, ativista político sul-africano, morreu em 12 de Setembro de 1977 (n. 1946).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais