João Pessoa (PB): bela vista do mais alto bar do Nordeste

No local mais oriental do continente americano um espaço para contemplar o pôr do sol bebericando bons drinks, degustando de um bom prato nordestino com pitada internacional tem chamado cada vez mais a atenção de quem passa por João Pessoa (PB), carinhosamente conhecida como Jampa. Falo do Sky Bar inaugurado em 2020, em plena pandemia, e que já se consagra como um dos points da capital paraibana. Considerado o mais alto bar do Nordeste, o Sky é um espaço construído a 145m de atura, no 44º andar do Complexo Tour Genéve, no bairro do Altiplano, em Cabo Branco, João Pessoa.

Sky bar João Pessoa
Anoitecer com vista do bar mais alto do Nordeste, em João Pessoa

Cheguei por volta das 16h30 e não enfrentei fila, porém, após às 17h a previsão é que tenha uma lista de espera. Escolhe-se ainda na recepção receber a pulseira de acesso ao Sky Bar ou ir diretamente só ao Mirante Sky que fica no andar de cima do bar. Eu preferir conhecer o Sky bar com sua vista de fim de tarde.

Para chegar ao espaço superior do mais alto bar do Nordeste, o turista passa por um corredor de aquários com peixes ambientados do litoral do Brasil. O elevador leva até o 44º andar e logo que chega o visitante converge o olhar para um espaço envidraçado que tem a vista panorâmica da praia de Cabo Branco, do lado direito da torre. A vista é de arregalar os olhos dos turistas desprevenidos. Percorre-se toda a extensão do barzinho e logo chega a área externa com a bandeira da Paraíba tremulando no topo do edifício.

Sky Bar João Pessoa
Vista das praias urbanas de João Pessoa, em especial Cabo Branco, Tambaú e Manaíra

Pedi um drink para acompanhar de mansinho o espetáculo do Astro Rei se despedindo do dia no mais alto bar do Nordeste. Antes que acontecesse, observei a skyline da cidade de todos os paraibanos. Do Bessa a Cabo Branco, João Pessoa se descortina em praias urbanas aptas ao banho. Percebe-se os bares da orla, os hotéis que se alongam nas praias de Manaíra e Tambaú. Os arranha-céus que cortam o horizonte no segundo plano da orla de João Pessoa, já que a capital paraibana não permite altas construções ao longo da orla.

Em Cabo Branco são cerca de 5km de calçadão com estrutura de bares, restaurantes, equipamentos de lazer e de atividade física. É na faixa de areia de Cabo Branco onde os turistas mais procuram o binômio sombra e água fresca, regada a um mar azul que varia sua tonalidade, a depender da maré e do sol. Essa faixa de areia e o azul turquesa da água que divide o horizonte com o céu espelha uma palheta de cores bem observado do Sky.

Sky bar
Anoitecer é um espetáculo à parte

No final do sentido Tambaú- Cabo Branco fica uma das mais belas vistas do traçado arquitetônico moderno de João Pessoa. Pertinho dali, a praia do Seixas, com o farol do mesmo nome e o Estação Cabo Branco – Ciência, Cultural e Arte, um projeto de Oscar Niemeyer.

Esperei lentamente e, mas a um paço, percebe-se que a cidade onde o sol nasce primeiro das Américas também é onde ele se despede primeiro e rápido. Por volta das 17h30 o sol já se despede começando a deixar a cidade avermelhada com tons mais escuros. As luzes acendem e o Sky já começa a receber outros frequentadores que preferem a vista noturna. Difícil é escolher se a vista mais bonita é durante a tarde ou noite. Eu preferi curtir as duas no bar mais alto do Nordeste.

Na Bagagem

O complexo Sky é composto pelo Mirante Skybeach, Sky Lounge, Sky Restô e Sky Bar. O Sky Lounge e o Restô são opções de espaços de festas e eventos em ambiente climatizado. Quem escolhe o Mirante não tem acesso ao bar, porém, quem escolhe o Sky bar tem acesso ao Mirante se fechar a conta até às 17h30. Paga-se R$ 20 para ter acesso ao Sky Bar e Mirante.

O Mirante é aberto de terça a domingo, das 12h às18h, e a diferença do bar é ter uma vista de 360 graus. O bar abre também de terça a domingo, das 15h às 24h e não reverte em consumação.

O Sky é só mais um ponto para se apreciar o final da tarde e iniciar a noite em alto estilo. João Pessoa possui bons roteiros turísticos que vão desde o binômio sol-praia, inclusive com um roteiro de mirantes e falésias no município vizinho do Conde, além de um roteiro histórico pelo Centro da terceira cidade mais antiga do país.

Sky bar João Pessoa
A palheta de cores que espelha a skyline dae Jampa

Gastronomia

A cozinha a base de ingredientes do sertão é bem procurada por quem visita João Pessoa. A gastronomia paraibana é baseada em ingredientes do sertão, que vão desde os queijos, manteigas artesanais, até os cortes de carneiro e bode. O Rubação preparado com pedações de carne de sol ou charque, embebecidos com creme de leite, queijo caolho e em alguns locais, feijão verde é uma tradição. A Carne do Sol de Nata é um dos pratos presentes nos diversos restaurantes de cafés regionais. O prato é servido com arroz branco, pedações de macaxeira frita e a tradicional manteiga de garrafa.

Rubacão com creme de nata

No Skybar a cozinha tradicional paraibana revisita a internacional e ganha carne desfiada no pão de fermentação própria e artesanal com gratinados de queijo, entre vários outros sabores e pratos diversos que variam entre refeições e tira-gostos. São mais de 20 drinks para acompanha-lo.

Lugares para viajar no Brasil

Fotos: Silvio Oliveira

Insta: @silviotonomundo

Dúvidas sobre o roteiro, entre em contato clicando aqui 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais