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Visitar a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand não é somente conhecer um espaço de fabrico de lajotas, revestimentos ou objetos utilitários. Vai muito mais além. É ter a sensação de adentrar no imaginário de um dos gênios da arte brasileira que passeou pelo Movimento Armorial e criou um mundo de esculturas, objetos, formas, cores e sensações.
A Oficina Brennand criada em 1971 nas ruínas da olaria no Engenho Santos Cosme e Damião, no bairro da Várzea, em Recife (PE) e pelo mundo a fora, fundada pelo pai do artista no início do século 20, completa 50 anos em 2021, como materialização de um projeto de Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand.
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As formas do inconsciente encontradas através das leituras de Freud; o Ofá (arco e flecha) do orixá da caça, Oxóssi, e que se transformou no símbolo da arte do guerreiro Brennand; os cavaleiros saltimbancos; as cores do sertão brasileiro; a cultura mitológico, greco-romana, helênica; os animais nordestinos; o ovo e as aves fazem parte do imaginário do Criador que os têm como algo que remete à fertilidade, à imortalidade, à fecundidade, além da forte influência do cubismo e do pintor Pablo Picasso, e tantos outros itens que ele incorporou em sua arte, faziam e fazem do mundo sincrético do pintor, do escultor, do ceramista Francisco Brennand único e típico brasileiro.
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Como num paradoxo, das mãos de Francisco nascia obras genuínas que transcendem o nacional e ganham o mundo em suas criações como ele mesmo escreveu no livro “Testamento 1 – O Oráculo Contrariado”, de 2005: “Aproximar a cerâmica do feitiço não é uma associação ocasional e sim uma realidade, embora uma realidade que me escapa, sobre a qual não tenho nenhum poder. Quando eu pinto, sou um artista ocidental. Quando faço cerâmica, não tenho pátria; minha pátria é o abismo pelo qual vou resvalando sem saber o que encontrarei no fundo. Como tenho arrefecido os meus ardores, sigo planando sobre os desfiladeiros”.
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E assim como num paradoxo o Criador fez seu mundo visitado no Recife transcender a fazenda da família para ganhar prédios públicos, largos, ruas e dimensões de mundo a fora, como um painel de cerâmica criado por ele em Miami (EUA) ou as esculturas do cais do Marco Zero do Recife. Mas a dica é começar a conhecer o mundo Brennand por sua oficina.
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A visita – Quando o visitante chega na fazenda do artista hoje ainda funcionando como oficina e ateliê, o som da natureza promovido pela restinga de Mata Atlântica transmuta para um ambiente bem único. Primeiramente, uma capela católica e logo depois vê-se as primeiras obras em formato gigante ainda no ambiente externo. O símbolo de sua obra no Ofá de Oxossi é visto em todos os lugares. Contam os condutores do local que a marca surgiu em uma ida do pernambucano à Salvador.
Personagens que mais parecem soldados em cerâmica fundida vitrificada estão por toda parte ainda no muro de tijolo aparente. Logo passa o muro, percebe-se os grandes galpões também de tijolinho típico da arquitetura rural alemão, vestígios de família.
A primeira obra ainda no jardim é “Os Comediantes”, quatro figuras de saltimbancos que mais parecem dar as boas-vindas. Logo em seguida fica uma fonte desenhada com formas arredondadas e de animais.
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A visita inicia por um corredor cheio de painéis gigantes, um dele com o nome “Mãe Terra”, além de cobras saindo de todo o percurso das paredes, colunas em cerâmica vitrificada de um lado e de outro que terminam em pássaros Roccas nas pontas. Esculturas de fartos peitos, aves, tatus, lagartos, formas antropozoomórficas que se embebedam em lagos e fontes, além de uma cúpula azul denominada de Templo Central com um “ovo primordial”, ao centro, que mais parece um templo místico. E assim Brennand construiu o seu mundo e faz o visitante imaginar. Cada um tem uma sensação diferente ao ter contato com a obra de Brennand.
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E depois desse primeiro contato, a praça Burle Marx convida a visitar extensos painéis coloridos, fontes e chafarizes, projetados por Marx com esculturas do artista. Mais à frente ficam obras espalhadas por todos os lados, algumas delas fálicas, até chegar a um aconchegante “Academia”, uma galeria de arte com mais de 300 quadros de todos os períodos do Brennand pintor. Ele assina FB, Brennand, F.Breannand, o que faz as obras se enquadraram em períodos e certos temas.
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Ao sair, o visitante é convidado a percorrer sem pressa o “Salão das Esculturas” com mais de 1000 obras de arte ao logo do período criativo de Francisco. O “Anfiteatro” remete ao misticismo do artista, com figuras centrais e um ambiente bem assimétrico e luminosidade pensado para emergir num sincrético momento entre cânticos gregorianos, o Ofá de Oxossi e vitrais que parecem catedrais católicas.
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Mais ao lado esquerdo da propriedade fica o Templo do Sacrifício, um ambiente destinado às culturas devastadas e que representa as guerras vividas na região. O visitante ainda percorrerá a fábrica de cerâmica em que suas peças são fabricadas sob encomenda e exportada para todo mundo. No café, são disponibilizadas também peças de arte para aquisição. Por todos esses ambientes e obras, a Oficina de Cerâmica de Francisco Brennand é endereço cultural obrigatório para quem visita o Recife. Bora conhecer?
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Dicas de viagem
Francisco Brennand (11/006/1927 a 19/12/2019), por vezes confundido com o primo Ricardo Brennand (27/05/1927 a 24/04/2020) – esse último um colecionador – era um inquieto criador que pôs em prática todo um imaginário com expressiva pernambucanidade do Movimento Armorial, até dar vidas à personagens, animais misteriosos e formas em conjunto com Ariano Suassuna, que se propunham a enaltecer uma arte erudita em suas mais diversas vertentes, mas com raízes tipicamente brasileira e embebecidos nas bases europeias.
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A oficina de Francisco Brennand não fica em solo do Instituto Ricardo Brennand, mas próximo. Reserve um dia completo para conhecer os dois espaços. A oficina fica na propriedade Santos Cosme e Damião Rua Diogo de Vasconcelos, S/N – Várzea, Recife – PE e é aberta de terça a domingo das 10h às 17h.
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Paga-se para entrar R$ 30 e meia R$ 15. Professor e estudantes pagam meia.
Gastroterapia
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A carne do sol na chapa é bem apreciada na região Nordeste do Brasil. Suculente, macia, a carne é apurada geralmente ao sol, e ganha sal para apurar o gosto. Na chapa, a carne é embebecida de manteiga de garrafa do sertão e acompanhamentos, por vezes, um cheiro verde. Geralmente vem acompanhada de feijão verde, arroz e um vinagrete. Bom!!!!
Fotos: Silvio Oliveira @tonomundosilvio
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