Sobre o eleitor que é cúmplice e não vitima

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

No Brasil é sempre assim: no primeiro momento lembram do político quando ele vota algo de interesse próprio, mas no dia da eleição o mesmo eleitor que criticou, crava o voto naquele que ele sabe que não vota nos interesses coletivos.

Boa parte do eleitorado passa a impressão que tudo é culpa da classe política. E não é! Na eleição deste ano são dezenas de relatos de votos 

Faleceu ontem, 04, aos 86 anos no Rio de Janeiro 

mudados de última hora em grandes municípios – inclusive Aracaju – onde o eleitor recebeu e votou.

A corrupção é endêmica e está enraizada não só na classe política, mas também na classe empresarial. Porém, o eleitor não é vitima nesta história. É cúmplice. Desde a classe mais pobre onde recebeu R$ 50,00 para trocar o voto – em alguns casos R$ 100,00 com o pacote da bandeira grande na porta – até a classe média onde o voto é trocado por um cargo comissionado para ele ou familiar.

E a contaminação já vem de pequeno. Basta ir numa periferia no período eleitoral que você vê crianças já pedindo um trocado. Se a criança escuta e vê os pais trocando o voto, ela já tem os “valores” herdados para o seu futuro.

Então, caro leitor. Quando um eleitor vier com essa conversa, pergunte se ele sabe em quem votou na eleição passada. Grande parte esquece, até porque votou em troca de algo.

Se boa parte da classe política trabalha em defesa dos interesses pessoais, o eleitor também é assim. São poucos os que votam pelas propostas, pela história do candidato e seu passado, no caso se já exerceu um mandato.

A maioria do eleitorado é cúmplice. E como tal tem o político que merece.

Fraude IPTU
Parabéns a SSP/SE, através da Deotap, por descobrir mais uma fraude em Sergipe, desta vez de quatro empresários, dois corretores e um funcionário da Secretaria da Fazenda de Aracaju. Com a ajuda do funcionário os empresários se beneficiaram do esquema de fraude no IPTU que envolveu milhões de reais.  Entre eles, o dono da construtora Cunha, conhecido como, “Zé de rola”.  Só um detalhe: a maioria esmagadora dos integrantes da construção civil em Sergipe paga seus impostos honestamente. A prisão de Cunha foi correta e, além de pagar o que fraudou deve responder criminalmente pelo ato. Ele e todos os outros (Veja o nome de todos os outros e os detalhes no fim da edição de hoje).

MPF e PF de olho em pedido de empréstimo para empresa condenada por trabalho escravo
E uma das penas para a empresa multada por trabalho escravo é não contratar empréstimo com dinheiro público. Pois bem, tem uma em Sergipe, que além de já ter pego tenta agora renegociar com a justificativa que não pode pagar. E não pode. Estão tentando de todas as formas, inclusive falando com autoridades. A assessoria jurídica do banco, que é federal, já avisou que não pode. E o MPF e a PF já foram alertados.

Desespero e dezenas de processos judiciais
E numa mesa de um dos restaurantes do Shopping RioMar dois políticos conversando com dois secretários questionaram sobre um pseudo empresário da comunicação que resolveu atacar a tudo e a todos nas últimas semanas.

Desespero e dezenas de processos judiciais II
Um dos secretários disse que tem uma gama de motivos, entre elas, as malfadadas tentativas de tirar dinheiro do governo e as dezenas de processos judiciais que o mesmo está respondendo. “Só restou chutar o pau da barraca e envolve gente de bem”, lamentou. O secretário revelou que um semanário publicará nos próximos dias uma história do pseudo empresário relembrando uma certa emissora de TV que faliu.

Extinção Polícias Civis
No último sábado o blog publicou a entrevista do diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), professor Renato Sérgio de Lima. Ele projeta um futuro sombrio para as Polícias Civis no País. Para quem não leu: https://.infonet.com.br/blogs/claudionunes/ler.asp?id=194155

Câmara Aracaju: Iran lançará plataforma amanhã, 06
Amanhã, 06, às 17h no plenário da Assembleia Legislativa o vereador Iran Barbosa, PT, lançará a sua plataforma para a disputa da presidência da Câmara de Aracaju no biênio 2017/2018. A eleição acontece no próximo dia 01 de janeiro.

Autonomia e independência
No entendimento do vereador Iran, o próximo Presidente da Câmara de Aracaju deve ter compromissos que visem assegurar a autonomia e independência do Legislativo Municipal e a ampliação da sua abertura para a presença e participação direta da sociedade nos debates, projetos e decisões sobre a cidade. Nesse sentido, a sua candidatura será baseada numa Plataforma com eixos e princípios sintonizados com estes objetivos.

Corpo de William Thiego é sepultado
Foi sepultado ontem, 04, à tarde no cemitério Colina da Saudade em Aracaju o corpo do jogador sergipano jogador William Thiego de Jesus, uma das 71 vítimas do acidente aéreo da madrugada da última terça-feira, 29, em Medellín, Colômbia. O caixão foi levado no carro do Corpo de Bombeiros e foi recepcionado por onde passou por centenas de pessoas.

Conforto
"Peço a Deus que te proteja, dona Helena, e que a senhora seja forte. Agora é hora de rezar muito e pedir a Deus que conforte a todos. Esse é um momento difícil, mas nunca vi tanta solidariedade", declarou o governador Jackson Barreto, que visitou a avó de Thiego e toda família ontem pela manhã durante o velório.

Rádio Liberdade AM contrata dois jornalistas após fiscalização do SINDIJOR
Mantendo sua missão de defender os interesses dos Jornalistas e do Jornalismo, prevista na Lei Federal 972/69 e na Convenção Coletiva da categoria jornalística, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE) conseguiu inserir no mercado de trabalho mais dois jornalistas profissionais.

Irregularidades
Após fiscalização na Rádio Liberdade AM, que mantinha em seu quadro jornalístico pessoas não habilitadas para exercer a profissão de jornalista, a emissora foi notificada para que corrigisse as irregularidades, sob pena de multa e ação judicial por desrespeito à legislação do jornalista e a Convenção Coletiva.A emissora tinha a prática de contratar profissionais de outra área da comunicação para exercer a atividade jornalística, inclusive, pagando salário inferior ao piso do jornalista.

Fiscalizações
Após o prazo de 30 dias para sanar as irregularidades, a emissora contratou dois jornalistas profissionais (diplomados) para ocupar as funções que eram realizadas irregularmente por profissionais de outra área da comunicação. Para o presidente da Comissão de Fiscalização e Registro Profissional do SINDIJOR, Joedson Telles, as fiscalizações visam orientar as empresas a corrigirem possíveis irregularidades e, no último caso, multar e acionar a Justiça.

Mercado de trabalho
“Não faz o menor sentido o jornalista passar quatro anos ou mais na faculdade para quando vir para o mercado de trabalho se deparar com pessoas não habilitadas ocupando o lugar que é dele. Isso é injusto e nós não vamos admitir. Quer ocupar função de jornalista? Vá pra faculdade. As fiscalizações vão continuar em todos os veículos de comunicação”, adverte o presidente do Sindicato, Paulo Sousa.

Workshop de Marketing Político Pós-eleitoral. Dia 13
A Agenzia Pubblica de Comunicação Política, o Cinform e o Instituto Dataform realizam no dia 13, das 8h às 12h, no auditório do Cinform, o Workshop de Marketing Político Pós-eleitoral. Um evento voltado para jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, assessores, consultores, estudantes e os agentes políticos, com ou sem mandado.

As 5 Leis Universais do Marketing Político
Com o tema "As 5 Leis Universais do Marketing Político", o Workshop terá como um dos palestrantes o publicitário e especialista em marketing político e eleitoral, Edilson Granelli. A iniciativa é parte de um calendário de eventos 2016/2017 para comemorar os 30 anos de atuação do publicitário no mercado da comunicação governamental. "Qualificar o marketing e a comunicação política é a saída para enfrentar o cenário de incertezas, e até descrédito, das instituições públicas, e o evento é uma grande oportunidade para se qualificar", afirma Granelli.

Experiências
O Workshop também terá como palestrante o radialista e diretor de comunicação da Assembleia Legislativa de Sergipe, Marcos Aurélio, que vai abordar o tema "O poder da assessoria de imprensa na comunicação política". Para Marcos Aurélio será uma grande oportunidade a troca de experiências, além de revelar estratégias imprescindíveis para todos que atuam na política.

Eventos
Segundo Adriano Bonfim, diretor estratégico para novos mercados do Cinform, o Workshop abrirá uma temporada de bons eventos que irão fomentar o desenvolvimento do mercado da comunicação em Sergipe. "Nós acreditamos que o conhecimento científico e a qualificação são a porta para o crescimento. Será um evento exclusivo e para poucos", revela Adriano.As inscrições estão sendo realizadas pelo site https://.edilsongranelli.com.br . Maiores informações pelo telefone (79) 98809-7131.

Pela 3ª vez a Nordeste Condominial recebe prêmio nacional
Concorrendo com as principais administradoras do Brasil, a Nordeste Condominial, empresa genuinamente sergipana, recebe pela 3ª vez  o prêmio Administradora Top  e ratifica a sua condição de liderança absoluta no segmento de administração de condomínios, no evento realizado no último dia 25 na cidade de São Paulo (SP) que reuniu o mercado condominial brasileiro. A outorga deste prêmio segue critérios rigorosos de operação, logística, estrutura física e idoneidade de suas atividades.

Investimento
Segundo a diretoria, com o objetivo de se manter na vanguarda e liderança de mercado, neste ano de 2016 a Nordeste Condominial investiu fortemente na ampliação de sua infraestrutura, novas tecnologias bem como a contratação de novos profissionais para composição de equipe além de iniciar as atividades da sua mais nova filial na cidade de São Paulo/SP, a Sudeste Condomínios. Desta forma mantém com larga vantagem e experiência e detém uma das melhores estruturas físicas e operacionais do Brasil, aliado ao alto padrão de atendimento qualificado ao qual os clientes estão bastante acostumados.

ISO 9001
A diretoria informa também que está em processo final da implantação do padrão de Certificação ISO 9001 o que reforça a seriedade e compromisso com as operações documentadas bem como o menor tempo de resposta possível para as demandas.Todo este esforço proporcionado pela alta credibilidade no mercado e reputação ilibada junto aos clientes trouxe mais uma vez este prêmio para nós.

Empreendedor destaque
Ainda na mesma noite de premiação, o Diretor Executivo Ricardo Barreto da Nordeste Condominial foi agraciado com o prêmio Empreendedor Destaque do ano de 2016 por contribuir com a solução e inovação de novas tecnologias e modelos de operação junto à gestão dos condomínios, também impulsionado por levar um novo modelo de negócio para os condomínios na cidade de São Paulo/SP, a Sudeste Condomínios.

PELO TWITTER

www.twitter.com/zehdeabreu  O cara aparece na minha TL convocando para o #vemprarua e se acha intelectual… eita mundo véio sem portera!

www.twitter.com/sargentoedgard  No Brasil, 45% dos presos, são provisórios e passam anos para irem a julgamento, isso não seria abuso de autoridade?

www.twitter.com/frednavarro  Joaquim Barbosa parece estar à espera de um "chamado" para "salvar a pátria". Pode esperar sentado porque em pé cansa.

www.twitter.com/ConradoJunior  Hoje não #VouPraRua. Vou Ler História do Brasil. Quero eu mesmo direcionar meu destino.

www.twitter.com/anterogreco  Picaretas?! Nós que votamos nele, que lhes demos mandato. Nós que fechamos os olhos para "rouba mas faz". A sociedade tem culpa..
… Nós alimentamos corruptos no dia a dia, na tentativa de caixinha pro guarda, no suborno do fiscal, grana pra flanelinha, compra do cambista.

DO LEITOR

Homem confiável
E-mail do sargento Moraes:  “O vereador  eleito Evando Franca ( PSD )   está  na  corrida  pelo  posto  maior  do   Poder  Legislativo  da capital.    Eleito  para  o sétimo  mandato   avaliou   que  possui  as  credencias  para   ser  o novo mandatário   da  casa  Legislativa  e  suceder   o atual   ocupante  do   cargo, Vinicius  Porto ( DEM ).    Dentro   do  grupo  governista   cresce  a  probabilidade  do  vereador  Evando Franca  ser  o nome  de  consenso  para  presidir  a  Câmara de Vereadores de Aracaju   para  o biênio  2017 a 2018.”

O TCE de Sergipe  gasta do contribuinte R$ 120.000.000,00/ano!
Do ex-deputado João Fontes pelas redes sociais: “Por que o trabalhador mortal no Brasil tem 30 dias de férias ao ano e os conselheiros do TCE têm 60? Os conselheiros do TCE já que têm uma jornada de trabalho reduzida, 6 horas de terça-feira a quinta, se realmente precisassem de duas férias, não receberiam indenizações polpudas vendendo-as, como forma de aumentar os seus salários! O TCE busca a  simetria no judiciário para justificar o pagamento de indenizações de férias, o que é outro absurdo porque a  " Corte de Contas " é um órgão vinculado ao poder legislativo! O TCE de Sergipe  gasta do contribuinte R$ 120.000.000,00/ano! Quem vai requerer o BLOQUEIO desse absurdo??? Cadê a OAB????  Vamos rezar pelo Brasil!”

Comentário sobre o artigo acerca da extinção da Polícia Civil por Antonio Moraes*

As Polícias Civis estão perdendo a razão de ser um órgão de segurança pública. Ao invés de focarem na apuração das infrações penais e no consequente exercício do poder de polícia judiciária, ou seja, em promover a investigação criminal, estão focando no mero registro e encaminhamento das ocorrências policiais oriundas da atividade policial das demais polícias e das guardas municipais.

Os servidores policiais civis que ocupam os cargos efetivos de delegado de polícia, numa tentativa de assemelhar sua atividade com a atividade desempenhada pelos magistrados (com intuito meramente remuneratório), transformaram as unidades policiais em pseudas varas criminais. As delegacias de polícia atualmente não passam de imensos cartórios inúteis.

O foco é o mero registro de notícias de fatos supostamente criminosos, através dos Boletins de Ocorrência e dos Termos Circunstanciados, e o registro de ocorrências policiais (flagrantes) levadas, via de regra, por Policiais Militares e Guardas Municipais.

Os flagrantes são comunicados ao Judiciário e ao MP competentes e encaminhados à respectiva unidade policial para dar início formal a investigação através da instauração de um inquérito policial. Ocorre que, em verdade, nada é feito além do recebimento e formalização do procedimento policial. Nenhuma investigação é feita. Apenas se juntam ofícios e laudos para enviar o inquérito “finalizado” ao Judiciário para que seja dado vista ao MP que decidirá se deve ou não denunciar o acusado.

As delegacias foram transformadas em centrais de despachos.

Os demais servidores policiais, notadamente agentes e escrivães, no caso de Sergipe, foram transformados em vigilantes patrimoniais, servindo para custódia de presos, segurança patrimonial do prédio e de objetos apreendidos.

O exclusivo interesse classista dos delegados de polícia, que focam tão somente o salário dos juízes, associados a total inaptidão e/ou incompetência gerencial vão terminar por tornar tão desnecessária a Polícia Civil que ela será extinta em pouco tempo.

Ou os demais servidores policiais civis ocupantes dos demais cargos policiais civis efetivos e a sociedade civil organizada tomam uma atitude ou o interesse classista dos delegados de polícia vai levar as Polícias Civis à desnecessidade.

*Escrivão da Polícia Civil de Sergipe, ex-presidente do SINPOL Sergipe, bacharel em Direito/UNIT e aluno do Curso de Especialização em Gestão Institucional de Segurança Pública – Universidade Federal de Sergipe/RENAESP/MJ.

ESPECIAL

Os envolvidos na fraude do IPTU em Aracaju e os detalhes (fonte Internet/Sergipe Notícias):

01) VÍTOR ALEXANDRE DE BARROS ALVES brasileiro, estudante, filho de IVACIRA MILITÃO BARROS ALVES e HERIBALDO GAMA ALVES. VITOR ALEXANDRE é o responsável por promover as alterações indevidas de dados no sistema informatizado da SEMFAZ de Aracaju/SE.

02) LUIZ HUMBERTO REZENDE MACHADO FILHO brasileiro, corretor de imóveis, filho de HELOISA HELENA DE ANDRADE e LUIZ HUMBERTO REZENDE MACHADO. Até o presente momento, apurou-se que LUIZ HUMBERTO, juntamente com “ALDO” seria um dos responsáveis por intermediar as negociações entre o VITOR ALEXANDRE e o grupo econômico CUNHA, inclusive, recebendo as vantagens indevida para repassar a VITOR.

03) LEOVALDO SANTOS DE ALMEIDA (ALDO/ LEO/ ALMEIDA) brasileiro, corretor de imóveis, filho de MARIA SANTOS DE ALMEIDA e LIONÉZIO FERNANDES DE ALMEIDA. Até o presente momento apurou-se que “ALDO”, juntamente com “LUIZ HUMBERTO” seria um dos responsáveis por intermediar as negociações entre o VITOR ALEXANDRE e o grupo econômico CUNHA.

04) JOSÉ FRANCISCO DA CUNHA brasileiro, empresário, filho de MARIA DE JESUS e LUIZ FRANCISCO DA CUNHA. O seu grupo econômico beneficiou-se de mais de dez milhões de reais em cancelamentos ilegais de IPTU, perante a SEMFAZ. Há elementos na investigação que revelam ter ele efetuado o pagamento de vantagem econômica indevida para a consecução do peculato eletrônico.

05) EDISON JOSÉ DOS SANTOS brasileiro, empresário, filho de MARIA SILVIA DOS SANTOS e RAIMUNDO JOSÉ DOS SANTOS. O investigado EDISON é apontado como o segundo principal beneficiário do esquema criminoso, quando levado em consideração os imóveis registrados em seu nome e no de suas empresas. Como referido acima o seu grupo econômico beneficiou-se de mais de três milhões de reais em cancelamentos ilegais de IPTU, perante a SEMFAZ. Há elementos na investigação que revelam que ele pretende utilizar de prestígio para interferir na tramitação de processos na seara judicial.

06) SANDRA REGINA DA CUNHA D´ELIA brasileira, empresária. A investigada SANDRA é proprietária da empresa UNIÃO SEGURANÇA PATRIMONIAL e é uma das principais beneficiárias do esquema criminoso. A sua empresa auferiu mais de quatrocentos mil reais de cancelamentos ilegais de IPTU, perante a SEMFAZ, havendo elementos na investigação que revelam que ela pessoalmente pagou vantagem indevida ao servidor público VITOR ALEXANDRE.

07) CARLOS HENRIQUE SOARES NASCIMENTO brasileiro, empresário, filho de LUIZA HENRIQUES NASCIMENTO e FRANCISCO SOARES NASCIMENTO. O investigado CARLOS HENRIQUE é apontado como o terceiro principal beneficiário do esquema criminoso, quando levado em consideração os imóveis registrados em seu nome e no de suas empresas (HOTEL APERIPÊ e NATOUR). Como referido acima, o seu grupo econômico beneficiou-se de mais de um milhão de reais em cancelamentos ilegais de IPTU, perante a SEMFAZ.

Blog no twitter: https://.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A gente tem é que sonhar, senão as coisas não acontecem.” Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro, morreu em 05 de Dezembro de 2012  (n. 1907).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais