Sobre segurança pública

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ontem, 13, o blog recebeu vários e-mails e comentários criticando a presença do secretário de Estado da Segurança Pública no programa 

eleitoral. Como cidadão, João Batista tem todo direito de não só participar, mas também de declarar o voto dele para o candidato de sua preferência.

O problema maior foi o atual momento da segurança pública. Além da alta incidência de crimes, principalmente assassinatos, dentro da SSP há um clima de conflito. Quando substituiu Mendonça Prado, João Batista conseguiu aglutinar interesses comuns, porém, agora, está voltando a situação anterior.

Por exemplo, na Polícia Civil, falta pulso. Uma simples portaria de cumprimento de carga horária não foi respeitada, sendo necessário voltar atrás.

Já a PM é comandada através do parentesco. Como explicar aos outros oficiais que um dos tenentes coronéis mais novos, assumiu uma função de coronel. Por pura coincidência, parente do comando, numa clara prática de nepotismo.

Enquanto todos só respiram política municipal a violência dispara com números assustadores.

Reprovação e fim eleitoral melancólico João Alves
Em sã consciência alguém acredita que um candidato a prefeito em Aracaju vai querer o apoio de João Alves? Uma reprovação de 80% da população refletida nas urnas, com apenas 9,99% dos votos válidos, cerca de 25 mil. Um fim eleitoral melancólico.

Entrada Faculdade Pio Décimo: catraca escancarada há vários meses
Não foi uma fatalidade a entrada de marginais que fugiam da polícia ontem, 13, no Campus da Faculdade Pio Décimo na Avenida Tancredo Neves. Há vários meses que a catraca de entrada está quebrada. E qualquer pessoa entra. O mesmo acontece com os veículos. É só informar que vai para o hospital que não tem nenhum controle. Um absurdo! Os estudantes farão uma mobilização hoje.

Preocupação
O vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna da Câmara de Aracaju ontem, 13, para se pronunciar mais uma vez sobre a questão da segurança pública da capital e do Estado.O parlamentar iniciou seu pronunciamento falando que a questão da segurança pública é algo que preocupa todos os cidadãos.

Politização
"O que a gente percebe é, infelizmente, a politização da segurança demonstrada na queda de braço entre o governo e os servidores. Os agentes da segurança pública, que deveriam zelar pela proteção dos cidadãos, estão em busca das melhores condições de trabalho. Não sou contra, de forma alguma. O salário deve ser bem pago, em dia e sem parcelamento, mas o problema é que a população fica mal assistida e não se sente protegida", enfatiza.

Madrugadas
De acordo com Aribé, se observa uma redução da ronda policial. "Vemos isso principalmente nas madrugadas, onde não encontramos policiamento e nenhum carro da polícia passando em algumas localidades. É nesse horário que acontecem assaltos, homicídios e o uso de drogas. Não existe mais tranquilidade de ir a uma praça porque as drogas estão tomando conta e não há um combate efetivo. A intriga política está complicando ainda mais a situação dos cidadãos", expõe.

Articulações em Aparecida
Pouco menos de 15 dias do resultado das eleições municipais e o clima político em cidades do interior continua bastante movimentado. A disputa agora é pelo comando das câmaras de vereadores e em Nossa Senhora Aparecida as articulações já começaram e ao que tudo indica o atual vice-prefeito e vereador eleito Erinaldo da Cruz (PT) deve ser eleito. Ainda que precoce, já se comenta que em 2020 o candidato a prefeito pelo grupo da situação será o petista.

Recursos do Funprev
O Governo do Estado descumpriu procedimentos exigidos pelo Ministério da Previdência Social ao encaminhar projeto de lei ao Legislativo que permitiu a utilização de recursos do Funprev/SE pelo Sergipeprevidência. Tal alteração legislativa ainda careceu de estudo técnico atuarial que demonstrasse sua viabilidade.

Pleno
Estas foram as conclusões da Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (DCEOS), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao elaborar estudo sobre a recente Lei Estadual nº. 271/2016. O resultado foi apresentado ao colegiado no Pleno ontem, 13, pelo conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo.

Medida cautelar
Ao apresentar o estudo da DCEOS ao colegiado, o conselheiro-presidente o encaminhou à conselheira Susana Azevedo, que é a responsável pelas contas do Sergipeprevidência, para que avalie se serie o caso de expedir medida cautelar no sentido de determinar ao órgão que se abstenha de utilizar a autorização dada pela Lei Complementar nº 217/2016, até que seja certificada a preservação do equilíbrio atuarial.

Estudo técnico
Segundo ele, para chegar a esse resultado, a DCEOS analisou não apenas o novo texto legal, mas também parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e nota técnica emitida pelo Ministério da Previdência Social, segundo a qual "qualquer alteração do regime previdenciário deve ser precedida por um estudo técnico atuarial que demonstra a viabilidade em curto, médio e longo prazo, nos termos da Constituição Federal".

Avaliação detalhada
Conforme diz o estudo, "a segregação da massa, ou a sua modificação, deve ser objeto de avaliação mais acurada e detalhada acerca da real situação financeira e atuarial do RPPS [Regime Próprio de Previdência], merecendo maior estudo e cuidado por parte do ente federativo que os propõe".

Certidão
Também segundo a DCEOS, o Ministério a Previdência Social reconhece a hipótese de negar a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) exigido nos casos previstos no artigo 4º da Portaria MPS º 204/2008 se não regularizada a situação no prazo de 45 dias.

Luciano Bispo retorna a Alese
Na manhã de ontem, 13, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, des. Osório de Araújo Ramos Filho, oficiou a Assembleia Legislativa para que proceda ao reestabelecimento do cargo de deputado estadual de Luciano Bispo de Lima.

Embargos
A notificação, encaminhada ao presidente daquela casa, deputado Luiz Garibalde, esclarece que o TSE, nos autos do processo de registro de candidatura n. 448-80.2014.6.25.0000, por unanimidade, deu provimento aos embargos de declaração, com efeitos infringentes, para deferir o registro de candidatura de Luciano Bispo e julgar prejudicados os agravos regimentais.

Cumprimento
Em relação à recondução do deputado, o presidente do TRE-SE assim se pronunciou: “neste caso em específico, nós estamos apenas dando cumprimento à decisão exarada pelo Colendo Tribunal Superior. Assim que recebi a notificação do TSE determinei, de imediato, a notificação da ALESE para as providências cabíveis”.

Timoteo Domingos: Chef do sertão será homenageado por livro de culinária em São Paulo
Nascido no interior de Alagoas, com residência atual no município de Canindé do São Francisco em Sergipe, Timoteo Domingos ficou conhecido a nível nacional por se tornar o chef do sertão ao transformar as plantas símbolos da caatinga em pratos especiais e de grande sabor. Ao implantar a gastrotinga (produtos da caatinga na culinária), o jovem de apenas 19 anos já coleciona em suas criações coxinha com massa de cacto e recheio de quiabo, pizza de palma com recheio de queijo e quiabo, lasanha de quiabo, brigadeiro à base de casca de melancia, cocada de cactos, entre outros.

Homenagem
Com reconhecimento em todo o país, o chef agora será homenageado no livro ‘Eu amo comida – 50 histórias de brasileiros que amam saborear a vida’, pela editora MOL, no dia 17 de outubro, às 19h, na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. "Com sete anos de idade, comecei a ajudar minha avó na cozinha, mas eu já trabalhava desde os seis ajudando meus pais na roça em diversos tipos de serviço. Hoje, me sinto orgulhoso de saber que minhas invenções que já foram aprovadas por Sabrina Sato e Ana Maria Braga, ganham cada vez mais adeptos e o valor que merecem. O Nordeste é muito rico e temos o dever de mostrar isso ao mundo", diz o chef.

Sobre Timoteo Domingos
Timoteo Domingos é um alagoano da cidade de Santana do Ipanema, apaixonado por gastronomia. Com o objetivo de mostrar a cultura gastronômica do sertão através da culinária, o chef criou o projeto Gastrotinga, ou seja, cactos, fruto do mandacaru, umbu, algaroba, mororó, ouricuri, entre outros alimentos típicos do sertão são à base dos seus pratos que encantam e deixam as pessoas curiosas. O jovem foi convidado para participar de programas como: Mais Você, Programa da Sabrina, Domingo Espetacular e Hoje Em Dia.

Gastrotinga
O sucesso das suas aparições na mídia resultaram no Festival Gastrotinga, evento que está em sua 3ª edição e acontece na cidade de Canindé do São Francisco no mês de abril. Timoteo foi o primeiro profissional da área de culinária a conduzir a tocha olímpica dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro.

Frei Paulo
O blog teve acesso ao registro de uma audiência realizada no MPF-SE na data 29/08/26, com o proprietário de uma empresa que está

 responsável pela construção de três quadras poliesportivas nos povoados Serra Preta, Coité dos Borges e Arreias em  Frei Paulo.Segundo foi dito pelo dono da empresa através de informações buscadas informalmente na Caixa Econômica Federal, a equipe da administração do prefeito Arinaldo Filho não tem pessoas qualificadas para fazer o lançamento das informações ao SINCOV. E ainda segundo consta no termo de audiência declarado pelo proprietário da empresa é que mesmo que o município atualizasse os dados, só resta oito mil reais da emenda que foi destinada para a construção das três quadras dos povoados mencionados, que tem o valor total de R$808.829.48.Como pode-se ver na imagem da construção de uma das quadras oito mil reais não dá nem para o começo. Cadê o dinheiro?

PELO TWITTER

www.twitter.com/marciorocha1  Pois bem, eu até queria ser revolucionário. Só que tenho que trabalhar… Bom dia! Guarda levantada e indo pra luta!

www.twitter.com/ComsensoWeb  MixFM @gilmarcarvalho diz q falta senso d autocrítica no @governosergipe. Afirma q ñ faz mesma observação na PMA pq lá ñ há gestão pública.

www.twitter.com/clovis_silveira  @gilmarcarvalho Existem dois tipos de gestores: o que gosta de auxiliar puxa saco e o que gosta de competência. O 1º sempre se dar mal!

www.twitter.com/willgomes  Maquiavel aconselhava aos políticos q a maldade fosse feita toda de uma vez, mas penso q até ele acharia q o governo Temer está exagerando.

www.twitter.com/ffariajr  "Seja feliz em silêncio, porque felicidade jogada ao vento causa inveja aos fracos".

www.twitter.com/Ju_Gomes_  Faço campanha, assumo um lado e trabalho sem agredir ninguém. Já deve ter batido o desespero mesmo… melhore, me erre e vá trabalhar! 😉

DO LEITOR

Concursados SSP
E-mail de um concursado: “Já que o secretário da SSP participou do programa eleitoral de Edvaldo, realmente ele pode ajudar na segurança pública, é só convocar os 269 agentes de polícia concursados e treinados pela Acadepol, e os 6 escrivães de polícia, hoje existe um déficit de 500 servidores na polícia civil, a solução é convocar, já que já foram treinados e aprovados no concurso! “

Situação econômica e financeira do Estado
Do leitor Tito Prado:  “Neste momento, 16h10 estou assistindo pela Canal da TVAL DO MATO GROSSO, Audiência Pública sobre a discussão da situação econômica e financeira do Estado do Mato Grosso. Presentes vários Presidentes de Sindicatos do Funcionalismo Público Estadual, além dos secretários do  Planejamento (Gustavo Oliveira) e Secretário do Tesouro Estadual (Carlos Rocha) além do MP Estadual.Todos apresentaram e comentaram os números, com debates aberto ao Público.Qual o motivo deste meu -e-mail? O nível de profissionalização que outros estados estão imprimindo em suas administrações. A preocupação do governo do estado (Dr. Pedro Taques) em mostrar transparência com as contas públicas e procurar subsídios para melhorar o quadro atual diante dos desafios que os estados se encontram com o atual quadro recessivo.Os dois secretários, demonstraram através de dados financeiros o perfil das receitas e despesas públicas, quadro de incentivo fiscais aos setores produtivos; No nosso caso, não vimos nenhuma  ação do governo em efetuar reformas. cortes de despesas e incremento das receitas.  A  máquina está entregue á própria sorte.  Sou sergipano e assisto a um evento em que o estado de Sergipe deveria tomar como exemplo e procurar alternativas para o seu desenvolvimento. É isto que esta faltando ao governo de Sergipe.”

ARTIGO

Uma alternativa à famigerada PEC 241. Por Antonio Moraes*

Uma boa alternativa à PEC 241 é *acabar com a possibilidade de Estados, DF e Municípios tomarem empréstimos da União.

Estados, DF e Municípios devem viver com o fruto de suas arrecadações próprias, das transferências constitucionais normais e de convênios com forte e amarrada contrapartida.

Isso acabaria com a farra e obrigaria os eleitos a serem gestores de verdade.

_Todos sabem que esses empréstimos servem mesmo é para pagar obras e serviços superfaturados dos quais os recursos vão para caixas dois e para enriquecer aliados. Esses empréstimos são a grande fonte da CORRUPÇÃO._

*Policial Civil sergipano, Cidadão e filiado ao Partido REDE SUSTENTABILIDADE.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia

Aquele que se eleva nas pontas dos pés não está seguro. Lao-Tsé.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais