Solução salomônica

A presidente da Assembleia, Angélica Guimarães (PSC), que provocou espanto coletivo ao antecipar em um ano as eleições da Mesa Diretora do Legislativo, poderia voltar a surpreender se colocasse no esquecimento o ofício do Tribunal de Contas do Estado (TCE) informando a existência de uma vaga para conselheiro. Essa solução salomônica poderia desagradar o governador Marcelo Déda (PT) e o grupo liderado pelos irmãos Amorim, que brigam nos bastidores pela vaga, porém teria amplo apoio dos sergipanos. Embora com um em indisponibilidade, o TCE já tem sete conselheiros, número exagerado para um órgão de pouca serventia e que custa uma fortuna ao bolso do contribuinte. Portanto, Angélica marcaria um ponto positivo se deixasse como está para ver como é que fica.

Mãos dadas

Depois que o deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) bandeou-se para a bancada do governo na Assembleia, os demistas sergipanos estão chamando os petistas de “companheiros”. A relação entre os dois grupos políticos pode ficar bem mais próxima se a deputada Goretti Reis (DEM) também se aliar ao governador Marcelo Déda (PT). Pelo andar da carruagem, até junho desde ano os dois partidos estarão no mesmo palanque. Duvida?

Garrafão selado

A partir do próximo dia 1º, só poderão ser comercializados em Sergipe os garrafões de água mineral que exibirem o selo fiscal. Segundo o secretário da Fazenda, João Andrade, as engarrafadoras já estão se adaptando para atender a Lei com esse objetivo aprovada pela Assembleia Legislativa. Ele garante que, além de ser positiva para a saúde dos consumidores, a medida vai proteger as empresas legalizadas, contra engarrafadoras clandestinas que não possuem qualquer controle sanitário da água.

Peixe na terra

E quem está visitando a terrinha é o vice-presidente nacional do PSC, pastor Everaldo Dias. Veio com a Subcomissão do Senado para Desenvolvimento do Nordeste, que se reúne hoje na Fazenda Boa Luz para discutir temas como a Bacia de Irrigação, Canal de Xingó, Turismo e Cultura. O governador Marcelo Déda (PT) já confirmou presença nos debates.

Candidato

Ao desembarcar ontem em Aracaju, pastor Everaldo garantiu que o PSC terá candidato próprio a prefeito da capital. Segundo ele, o “peixinho” em melhor condições para enfrentar a parada é o deputado estadual Zeca da Silva, pela experiência adquirida como vereador e secretário estadual. Everaldo disse que “por tudo isso, fiz questão de vir pessoalmente convidá-lo para ser o candidato a prefeito do PSC”.

Martelo batido

A deputada estadual Maria Mendonça (PSB) deverá disputar a prefeitura de Itabaiana nas eleições deste ano. Segundo o radialista Edvanildo Santana, a candidatura teria sido acertada durante uma reunião entre a deputada e os irmãos Edvan e Eduardo Amorim. Em isso acontecendo, o vereador Valmir de Francisquinho (PR) terá de adiar por alguns anos o sonho de ser prefeito de Itabaiana Grande.

Déda na Acese

O governador Marcelo Déda (PT) terá no próximo dia 27 o primeiro encontro deste ano com os empresários do comércio sergipano. Será durante a 2ª edição do Almoço com Negócios organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). Déda fará palestra sobre Projetos e Perspectivas para Sergipe. O evento está marcado para as 12h no Hotel Mercure, localizado na Orla de Atalaia.

Arrecada mais

A arrecadação de ICMS em janeiro passado foi a maior da série histórica analisada, que se inicia em 1997. O montante totalizou R$ 196,361 milhões, significando um aumento de 5,5%, em comparação com a arrecadação de dezembro passado. Levantamento feito pelo Boletim Econômico Fies/UFS mostra que os setores que mais contribuíram em janeiro para o aumento da arrecadação foram os terciário e secundário, com 53,9% e 19,7%, respectivamente.

Cadê a chuva?

Hoje é dia de São José, um dos santos mais populares da Igreja Católica. Os nordestinos acreditam que, se chover nesta data, a colheita de grãos será muito boa. Também é costume em muitas regiões do Brasil fazer oração e pedir ao padroeiro dos trabalhadores graças tidas como impossíveis. Será que chove até a meia-noite desta segunda?

Do baú político

A adesão do deputado estadual Arnaldo Bispo (DEM) ao governo do PT surpreendeu muita gente em Sergipe, afinal os dois partidos sempre pousaram de adversários tão radicais quanto gato e rato. Se olharmos pra trás, contudo, veremos que em 1996 petistas e pefelistas – hoje DEM – já desfilaram de braços dados em Aracaju. No segundo turno das eleições daquele ano, o candidato a prefeito Ismael Silva (PT) pediu e recebeu o apoio do PFL, depois que a prefeiturável Maria do Carmo Alves ficou pelo caminho da disputa, vendida por João Augusto Gama (PMDB). No livro ‘Eleições em Sergipe – 1985-2000’, o professor Ibarê Dantas conta que a atitude de Ismael foi abençoada por muitos petistas, a exemplo da então senadora Benedita da Silva (RJ). Ao lado dos que reprovaram o acordo, estava o deputado estadual Marcelo Déda: “Seria melhor perder com ética do que ganhar descaracterizado”, sentenciou o hoje governador e principal responsável por Arnaldo Bispo ter virado governista, e pela repetição do neocompanheirismo, como a revista IstoÉ batizou aquela aliança PT/PFL.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais