“Teje preso”

Cheira a truculência a prisão do advogado Cláudio Miguel, presidente da Comissão de Direitos Humanos da seccional da OAB. Por ter reagido à acusação de bandido, feita por um policial militar, ele foi algemado e conduzido em um camburão à delegacia plantonista, onde permaneceu até as 2h de hoje. A prisão aconteceu ontem à noite, após Cláudio ter ajudado um rapaz vítima de acidente num posto de combustível. Mesmo se identificando como advogado, ele foi algemado sob a acusação de desacato a autoridade. No mínimo, faltou bom senso. Ao prenderem Cláudio, os policiais afrontaram a OAB e demonstraram despreparo para agir sob forte tensão. É lastimável que casos isolados, como a chacina praticada há dias por dois PMs no Hospital de Urgência de Sergipe e agora a prisão do presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Ordem, maculem a imagem de toda a corporação, formada em sua grande maioria por militares que orgulham a sociedade sergipana.

Novo comando

O deputado federal André Moura é o novo presidente estadual do PSC. Ele substitui o senador Eduardo Amorim, que deixou o comando do partido para prestigiar o amigo parlamentar. Ao assumir o partido em Sergipe, André passa a ser um dos principais articuladores dos entendimentos em torno das eleições municipais deste ano. Moura é um dos que defendem que o PSC se alie ao DEM do ex-governador João Alves Filho.

Motonetas

Os vereadores aracajuanos aprovaram finalmente ontem o projeto que regulamenta a venda e uso das perigosas “shinerays”. Caso o prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) sancione a propositura, os condutores de motonetas e ciclomotores terão que possuir habilitação. Tomara que a providência contribua para reduzir o grande número de acidentes envolvendo as “shinerays”.

Veja essa

Com o título acima, a jornalista Rita Oliveira publica hoje no Jornal do Dia a seguinte nota: “Do coordenador de comunicação do senador Eduardo Anorim (PSC), Chiquinho Ferreira, sobre a declaração do deputado federal Mendonça Prado, de que as pessoas só procuram os Amorim por dinheiro: Pelo grande número de lideranças que se aproximam de Edvan e Eduardo Amorim, nem o estoque do Banco Central seria suficiente”.

Apaga velinhas

A TV Atalaia, afiliada da rede Record, está completando hoje 37 anos de fundada. Criada pelo ex-governador e empresário Augusto Franco, a emissora é pioneira na transmissão de imagens em cores no Norte e Nordeste. Para marcar a data, será celebrada às 17h de hoje uma missa em sua sede, no bairro Santo Antônio. Em julho próximo, a TV Atalaia inaugura uma sucursal em Itabaiana.

Marcha lenta

E o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ainda não agendou sua vinda a Sergipe para conhecer de perto o flagelo da seca no sertão sergipano. Caso demore um pouquinho mais, quando chegar no estado a estiagem já acabou e os sertanejos estarão colhendo a safra agrícola. Por falar em seca, o governador Marcelo Déda (PT) vai transferir a sede do governo para Poço Redondo, onde anunciará uma série de medidas visando minorar o sofrimento dos sertanejos.

Vozes da seca

“Seu doutô os nordestino têm muita gratidão/Pelo auxílio dos sulista nessa seca do sertão/ Mas doutô uma esmola a um homem qui é são/ Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão/”. Composta em 1953 por Luiz Gonzaga e Zé Dantas, a música ‘Vozes da seca’ permanece atualíssima. Ó Céus, que miséria!

Abriu mão

O deputado federal Laércio Oliveira (PR) anunciou ontem que abriu mão dos 14º e 15º salários pagos aos parlamentares. Ele é o primeiro de Sergipe e o sétimo do país a desistir da graninha extra. A forte pressão popular contra essa excrescência já fez o Senado aprovar um decreto legislativo extinguindo a mordomia. Resta saber se a Câmara Federal vai fazer o mesmo.

Coiote sutil

Será nesta quinta-feira o lançamento do livro “Coiote sutil”, com poemas e crônicas inéditas do jornalista Cleomar Brandi, falecido no ano passado. A noite de autógrafos acontecerá na Sociedade Semear e contará com a presença do jornalista baiano Chico Ribeiro Brandi, irmão do saudoso Cléo. O evento contará com um recital improvisado. Toda a renda da venda do livro será doada à Associação dos Amigos de Crianças com Autismo em Sergipe. Prestigie!

E o reajuste?

Alguém aí sabe quando os servidores estaduais vão colocar no bolso o minúsculo reajuste salarial? Tomara que não demore muito, pois a galera está com a corda no pescoço. Outro dia, um internauta exagerado escreveu que, para completar o salário de fome do pessoal, o governo deveria incluir todos os servidores no programa Bolsa Família. Que horror!

Do baú político

Num discurso corajoso, feito no Senado seis meses após o golpe militar de 1964, o senador sergipano Eribaldo Vieira (UDN), disse não haver motivos para o Exército manter preso o governador Seixas Dória, pois este sempre esbanjou honestidade. Em dado momento, para exemplificar o rigor como o preso tratava a coisa pública, Eribaldo afirmou: “Escrupuloso, verdadeiro unha-de-fome na poupança do dinheiro público, quando viajava para tratar dos interesses de Sergipe hospedava-se em casa de amigos, não oferecia banquetes e não gastava com propaganda de seu governo. No Estado, andava de jipe, sua mesa era modesta, quase pobre. À noite, saía ele mesmo apagando as luzes do palácio para economizar energia e suprimiu o cafezinho, tão arraigado nos costumes brasileiros. Certo amigo ofereceu-lhe três sacos de café para que fosse restaurado o velho hábito. Seixas Dória encaminhou os três sacos de café para a Legião Brasileira e justificou ao amigo que assim procedera porque ele não mandara também o açúcar”. Será que, em sua cegueira, os militares golpistas cassaram Seixas Dória por excesso de honestidade?

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais