Traíras em cardume

0

Na campanha eleitoral que se avizinha, vai reaparecer na praça uma espécie que faz muito mal à democracia e causa sérios prejuízos financeiros aos candidatos descuidados. É o vendedor de votos. Ele costuma encher os bolsos praticando um comércio ilegal, que é muito comum no Nordeste brasileiro. Também chamadas de traíras, essas pessoas aproveitam o prestigio político que têm na região onde vivem para faturar com as eleições. Muitos conseguem vender o mesmo curral eleitoral a mais de dois candidatos. Pior é que a vítima não pode se queixar contra os traíras, pois a compra de votos é ilegal e, por isso mesmo, realizada sem recibo. Ademais, político que faz esse tipo de transação merece mesmo ser enganado, para aprender que o povo não é gado para ser vendido.

Prega unidade

O diretório estadual do PT se reuniu sábado passado para discutir as eleições de outubro e empossar os novos coordenadores das comissões setoriais. O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Aracaju, Rogério Carvalho, aproveitou para defender a unidade do partido. “Temos legitimidade para continuar mudando o país, pois foi o nosso partido que fez as maiores transformações no Brasil”, discursou. O PT pretende apresentar candidatos a prefeito em pelo menos 30 municípios sergipanos.

Obra retomada

A Construtora Heleno & Fonseca entrega nesta semana à Secretaria Estadual de Infraestrutura o cronograma de conclusão da ponte Gilberto Amado, que liga povoados de Porto de Cavalo, em Estância, e Terra Caída, em Indiaroba. Orçada em R$ 122 milhões, a obra teve seu ritmo drasticamente reduzido por conta do atraso de repasses de recursos pelo Ministério do Turismo. A previsão é que a ponte seja inaugurada em agosto.

Mais leitos

Localizado na Barra dos Coqueiros, o Hotel Dioro Santa Luzia deve voltar a funcionar em outubro deste ano. A informação foi dada pelo presidente da GJP Participações e sócio da CVC, Guilherme Paulus. Segundo ele, o processo para que o grupo que representa assuma o empreendimento está em suas tratativas finais. Com 208 apartamentos, o hotel foi fechado em junho do ano passado para ser totalmente reformado.

Inovação

O vice-presidente do BNDES, João Carlos Ferraz, fará palestra na próxima sexta-feira em Aracaju sobre “Inovar e Investir para Competir”. Será a partir das 8h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe. Após a explanação, os empreendedores sergipanos participarão de um debate. Na ocasião, também será apresentado o edital Inova-SE 2012.

Tempo quente

Desde o final da tarde de ontem que os reclusos do presídio Santa Maria, em Aracaju, estão rebelados. Entre as exigências feitas por eles está a exoneração do diretor do reformatório penal. Três agentes penitenciários e um grande número de familiares dos presos foram feitos reféns. O blog torce para que a rebelião termine logo e sem deixar vítimas.

Luto

Será sepultado às 9h de hoje no cemitério Santa Izabel, em Aracaju, o corpo de Robson dos Anjos, pioneiro do turismo em Sergipe. Contratado em 1944 pela empresa aérea Panair do Brasil, Robson organizou em 1957 a primeira excursão de Sergipe para os Estados Unidos. Depois que a Panair foi fechada em 1965, ele continuou trabalhando na área, tendo inaugurado em 1976 a empresa Robson Turismo, que ficou sob o seu comando até 1990. Seu Robson morreu ontem aos 90 anos de idade. Que a terra lhe seja leve!

De volta

Após participar nos Estados Unidos de reuniões no Banco Mundial, o governador Marcelo Déda (PT) retornou ontem a Sergipe. Ele reassumiu o cargo ainda no aeroporto de Aracaju. Segundo ele, a viagem foi muito positiva, pois permitiu a assinatura de contratos de financiamento no valor de R$ 3,5 bilhões para obras de infraestrutura, saúde, turismo, saneamento básico.

Operação padrão

Policiais federais vão fazer na próxima quinta-feira uma operação-padrão nos aeroportos. O objetivo é protestar contra as terceirizações em funções exclusivas da PF.  Durante a operação-padrão, os policiais vão alertar a população para a insegurança nos aeroportos e checar a documentação e bagagens de todos os passageiros. Segundo o sindicato dos policiais federais, este trabalho deveria ser rotineiro, porém não é feito por falta de efetivo.

Braços cruzados

Os professores da rede estadual iniciaram hoje uma greve por tempo indeterminado. Eles reclamam que o governo está achatando os salários da categoria. Daqui a pouco os grevistas vão acampar em frente ao prédio da Assembleia. Ainda hoje pela manhã a presidente do Sindicato, Ângela Melo, participar de uma audiência pública na Comissão de Educação do Legislativo. “Não vamos aceitar que a nossa carreira seja destruída”, afirma a líder sindical.

Do baú político

Homenageada em 1991 com o Título de Cidadã Sergipana, a forrozeira Clemilda Ferreira quebrou o sisudo protocolo da Assembleia. Presidida pelo deputado Nicodemos Falcão (DEM), a sessão solene ficou lotada, principalmente de populares, que há quase 50 anos acompanham a bem sucedida carreira da cantora nascida em Palmeiras dos Índios (AL). Após receber o Título, Clemilda subiu à tribuna. Começou afirmando que estava emocionada, agradeceu a homenagem e parou por um instante. Em seguida, disse que não sabia discursar, preferindo se expressar através da música. Para surpresa da maioria, Clemilda começou a cantar um dos seus maiores sucessos: “Seu delegado, prenda o Tadeu/ Ele pegou a minha irmã e…/ Todas as moças da cidade/ já tem medo do Tadeu/ Ele é um animal, mais feroz que já nasceu/ Quem foi na conversa dele geralmente se perdeu.”. Todos aplaudiram Clemilda de pé, contrariando o Regimento Interno da Assembleia, que proíbe qualquer manifestação das galerias durante as sessões.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais