Um supremo “barraco”

Os ministros do Supremo Tribunal Federal passaram o dia de ontem envolvidos numa operação para conter os efeitos do “barraco” promovido pelo ministro Joaquim Barbosa e o presidente da Casa, Gilmar Mendes. Segundo publica hoje o jornal O Estado de São Paulo, os “bombeiros” foram Carlos Ayres Britto e Ricardo Lewandowski. Ontem, Mendes disse que “a imagem do Judiciário é a melhor possível” e negou que haja crise. Já Barbosa não se pronunciou. O “supremo barraco” explicitou a posição de Barbosa, disposto exercer o ofício com base no clamor popular. Por sua vez, Gilmar Mendes é visto no tribunal como “estrela” que age como presidencialista numa Casa que é parlamentarista. Nessa postura, conforme avaliam seus próprios colegas, ele abriu várias frentes de confronto, deixando o STF suscetível a críticas de todos os lados.

 

Mais crédito

 

O valor médio diário dos empréstimos dados pelos bancos como crédito pessoal em março subiu 3,8% sobre fevereiro e 40,1% ante dezembro. No caso de financiamentos para carros, o montante cresceu 13,2% e 48,6%, respectivamente. Já o spread (margem cobrada pelos bancos para emprestar) caiu ao nível anterior à crise. No caso de empresas, a média diária de créditos ainda é 10,1% inferior à de dezembro.

 

Indústria desconfiada

 

Os empresários e executivos da indústria de transformação mantêm desconfiança quanto ao desempenho da economia e à realização de negócios no atual quadro de crise econômica mundial. A avaliação dos representantes da indústria melhorou, mas mantém-se abaixo da média. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o pessimismo refluiu na comparação entre abril e janeiro, mas prevalece no total entre os diferentes ramos e porte das empresas. Neste mês, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) alcançou 49,4 pontos.

 

Registro padrão

 

O novo modelo de certidão de nascimento, com numeração única, estará implantado até o final deste ano. As formas diferenciadas usadas atualmente na confecção do documento facilitam fraudes e irregularidades. Hoje, cerca de 12% das crianças brasileiras não possuem registro de nascimento.

 

Nova capital

 

Nossa Senhora do Socorro será a capital de Sergipe durante esta sexta-feira. É que o governador Marcelo Déda (PT) resolveu transferir simbolicamente a capital de Aracaju para aquele município onde ele passará parte do dia despachando e atendendo lideranças políticas. A “mudança” vai acontecer solenemente em ato marcado para o Centro Administrativo José do Prado Franco Sobrinho. Hoje e amanhã, Socorro estará recebendo o Projeto Sergipe de Todos que leva uma série de serviços à comunidade.

 

Aprendendo a importar

 

Empresários sergipanos prestigiaram ontem a palestra “Facilitação Comercial e Controle Aduaneiro”. O evento foi promovido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe. A palestra objetivou apresentar o papel da Aduana no controle do comércio exterior, informar aos operadores os gerenciais de tempo de despacho da Receita Federal do Brasil e conscientizar os importadores/exportadores sobre a importância do correto preenchimento das Declarações Aduaneiras (DI e DE).

 

Eleições na Petros

 

O sergipano Cláudio Alberto de Souza é candidato a titular do Conselho Deliberativo da PETROS, a poderosa Fundação Petrobras de Seguridade Social, numa eleição que já começou desde o último dia 7 e vai até 29 de abril. Ao todo, são mais de 130 mil votantes, entre trabalhadores da ativa, aposentados e pensionistas do sistema Petrobras em todo o país. Cláudio ingressou na Petrobras em 1978 e ao longo desses últimos 30 anos vem atuando de forma destacada à frente de entidades representativas. Boa sorte!

 

Entregando obras

 

O governador Marcelo Déda estará em Cristinápolis nesta sexta-feira à tarde para realizar uma série de inaugurações. Entre elas está o sistema de abastecimento de água no Povoado Água Branca, que vai beneficiar 1.640 pessoas dos povoados Água Branca, Cajá dos Índios e Zumbi. Déda também vai entregar 144 casas do Conjunto Habitacional ‘Moradas do Sol’, no bairro São Francisco, e inaugurar a base do Samu 192 Sergipe.

 

Mais empregos

 

Uma boa notícia para a economia sergipana: o grupo Wal-Mart, controlador da rede Bompreço, vai construir oito novas lojas na capital e interior. Todas serão inauguradas a partir de julho e vão gerar aproximadamente 500 empregos diretos. Segundo o diretor de Operações do grupo para Sergipe e Bahia, Walter Maciel, as novas lojas serão inauguradas em Aracaju, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Própria e Lagarto. Na capital, as unidades estarão situadas nos bairros Cidade Nova, Ponto Novo, São Conrado e no conjunto Bugio. Legal!

 

Braços cruzados

 

Professores de todo o país, inclusive os de Sergipe, vão paralisar suas atividades hoje para pedir o cumprimento da lei que estabelece o piso de R$ 950 para o magistério. A greve nacional de 24 horas foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A categoria quer que o Supremo Tribunal Federal (STF) retome o mais rápido possível o julgamento de uma ação que questiona a constitucionalidade da lei. Ela determina que, a partir de 2010, nenhum professor da rede pública receba menos de R$ 950 por uma carga-horária de 40 horas semanais.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais