Uma greve e muitas denúncias

Mais séria do que a greve dos motoristas e cobradores de ônibus de Aracaju, que deixou a cidade sem transporte coletivo desde a última sexta-feira, é a denúncia feita pelo líder do movimento, Marcos Rocha. Segundo ele, as empresas não recolhem o FGTS e o INSS descontados dos trabalhadores. Em sendo isso verdade, é de se perguntar como se permite que concessionárias do serviço público soneguem tributos e continuem tendo uma relação financeira normal como o órgão concedente, a Prefeitura de Aracaju? Aliás, se desconhece providências da SMTT, encarregada de fiscalizar o serviço prestado pelas empresas, visando obrigá-las a substituir por ônibus novos as “carroças” que circulam na cidade. Talvez seja por isso que os aracajuanos, os principais prejudicados pela greve, apoiaram o movimento dos motoristas e cobradores. Só falta as concessionárias solicitarem – e a Prefeitura conceder – um novo reajuste para a tarifa visando atender as reivindicações salariais dos trabalhadores.

 

Preços menores

 

O governo federal deve anunciar hoje pacote fiscal que inclui a redução de impostos sobre materiais de construção. A medida servirá como complemento do pacote habitacional anunciado na semana passada. Outra medida é a prorrogação, por mais três meses, da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos, e um beneficio fiscal também para as motocicletas. Agora vai!

 

Almoço de trabalho

 

Ações prioritárias do Governo. Esse é o tema da palestra que o governador Marcelo Déda (PT) fará nesta terça-feira para os empresários sergipanos. Será às 12h30, no Hotel Aquárius, durante a reunião-almoço promovida pelo Fórum Empresarial de Sergipe, que tem na presidência Geraldo Barreto. O petista deverá anunciar que, apesar da crise, não vai interromper projetos importantes como a construção do hospital de Lagarto, a duplicação da adutora do São Francisco e a barragem do rio Poxim.

 

Mais leitos

 

Aracaju vai ganhar oficialmente amanhã um novo empreendimento hoteleiro de luxo. Trata-se do Radisson Hotel Aracaju, localizado na Orla de Atalaia e que já se encontra funcionando no sistema de soft open. O foco do hotel, segundo a sua gerente geral, Lílian Franco, concentra-se num mix entre turismo de negócios, com ênfase em eventos e hospedagens corporativas, “mas a nossa pretensão é atuar também de maneira consistente no segmento do turismo de lazer”, explica.

 

Akira na Abigás

 

O presidente da Sergipe Gás S.A. (Sergás), Fernando Akira Ota, foi eleito um dos novos diretores da Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). A eleição foi realizada durante a 26° Assembléia Extraordinária da Associação. O mandato da nova Diretoria Executiva é válido até março de 2011. A principal meta da nova gestão é estabelecer uma política efetiva para o gás natural. Entre as ações previstas, estão a realização de debates sobre o custo do produto e a regulamentação da Lei do Gás, sancionada no início deste mês.

 

Comércio virtual

Dos internautas brasileiros acima de 16 anos, 75% recebem até cinco salários mínimos e já representam 51% dos consumidores que compram pela internet. Com base nos números, não é difícil perceber que a base da pirâmide é o futuro do e-commerce. Lamentavelmente, muitas empresas ainda não aprenderam a olhar esses consumidores. Por isso, acabam perdendo um grande mercado, que representa cerca de 85% da população brasileira, detém 76% do consumo, 69% dos cartões de crédito e movimenta R$ 620 bilhões por ano.

Frente Parlamentar

O Grupo de Turismo do Fórum Empresarial de Sergipe, que reúne todas as entidades do trade turístico, vai cria a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Turismo. O grupo está buscando a adesão dos parlamentares sergipanos. Alguns já externaram disposição em participar desta Frente. Novos contatos serão mantidos visando reunir o maior número possível de congressistas para defender o desenvolvimento do turismo através de leis que implementem o crescimento da atividade econômica.

Maquete no Riomar

Os aracajuanos têm uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a história de Aracaju. Está em exposição até o dia 30 de abril, no hall do Shopping Riomar, uma maquete da capital sergipana. É o Museu de Rua, criado e elaborado pela Fundação Cidade de Aracaju (Funcaju). Seu objetivo é de aproximar a população da história da cidade, revelar os monumentos, a arquitetura, os símbolos, e a identidade cultural dos aracajuanos do inicio do século XIX.

Encontro do APL

Membros e parceiros do Núcleo de Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL-SE) estarão reunidos na próxima quarta-feira, no auditório da Codise. O objetivo é avaliar as ações desenvolvidas em 2008 e construir uma agenda de compromissos. O encontro acontecerá as 7h30, sob a coordenação do secretário Jorge Santana, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Os participantes serão informados sobre o Programa de Extensão Industrial nos APLs sergipanos e a contratação de técnicos e gestores para atuarem nessas organizações.

É a crise

 

Só faltou a turma da Seleção Brasileira culpar a crise financeira mundial pela péssima exibição contra o Equador. O colunista nunca viu o nosso selecionado sofrer tanta pressão como no jogo de ontem. Não fosse a bela exibição do goleiro Júlio Cezar, teríamos levado a maior goleada da história. Ninguém da linha jogou nada, estavam perdidos igual cego em tiroteio. Será que deram chá de coca aos meninos? Que vergonha!

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais