Valor do debate

A TV Cidade promove hoje à noite debate ao vivo entre os candidatos a prefeito de Aracaju. Será uma grande oportunidade para o eleitor tirar dúvidas, analisar as propostas e escolher aquele que lhe pareça mais preparado para administrar a capital sergipana. Diferente do horário eleitoral, produzido para apresentar o prefeiturável como o mais competente, o debate ao vivo permite ao cidadão observar as reações do candidato, suas surpresa, insegurança, firmeza, serenidade e domínio da situação. Os confrontos de idéias entre adversários desempenham um papel fundamental para a cidadania. Portanto, quem possui propostas concretas não foge de debate, deixando a cadeira vazia. Aquele que faz isso afronta a população, demonstra despreparo e falta de coragem para encarar os opositores, além de levantar a suspeita que tem algo muito grave a esconder. O candidato fujão não merece o respeito nem o voto do eleitor consciente e preocupado com o futuro de sua cidade.

Fórum

Acontece hoje à tarde no Centro de Convenções de Sergipe o Fórum ‘Cenários da Economia Brasileira’. Já confirmaram participações os governadores Marcelo Déda, de Sergipe, e Eduardo Campos, de Pernambuco, os economistas José Pastore e Pablo Castro e o ex-governador Albano Franco. O evento faz parte do programa para lembrar os 100 anos do empresário e ex-governador Augusto Franco, falecido em 2003.

Na frente

Pesquisa feita pelo Instituto Única e divulgada ontem pela TV Atalaia mostra o prefeiturável João Alves Filho na liderança com 54,6%, seguido de Valadares Filho (PSB) com 24,9%. Vera Lúcia (PSTU) está com 4,8%, e Almeida Lima (PPS) só tem 3,2%. Reinaldo Nunes (PV) segura a lanterna com 0,5%. Brancos e nulos são 6,4%, e não sabe 5,0%. 0,6% dos eleitores não quiseram responder. Registrada na Justiça Eleitoral sob o número 00025/2012, a pesquisa tem margem de erro de 5%.

Animado

O resultado da pesquisa feita pelo Única deixou o governador Marcelo Déda (PT) muito animado. Ele postou no twitter que “João cresceu 3,5%. Valadares Filho subiu para 24,9%, o que equivale a 9,2% de aumento. Essa é a grande informação da pesquisa”. Segundo o petista, “para quem sabe ler pesquisa sem paixão, o grande fato é o crescimento de Valadares depois do horário político: quase 10 pontos!”. Por fim, Déda ensina: “Agora é ciência e arte: um olho nas pesquisas outro nas ruas”.

Últimos dias

Hoje é a data limite para verificar as fotos e os dados dos candidatos que aparecerão nas urnas eletrônicas no primeiro e segundo turnos das eleições. Na próxima quinta termina o prazo para os candidatos substituírem a foto e os dados que serão mostrados nas urnas. Até a próxima sexta-feira, os partidos políticos e candidatos são obrigados a divulgar, na internet, relatório discriminando a estimativa de gastos em dinheiro para o financiamento da campanha eleitoral.

Sentiu o golpe

A colega Rita Oliveira publica hoje no Jornal do Dia que o Movimento ‘Aracaju não se Divide’ está incomodando. No domingo, a coligação de João Alves Filho pediu à Justiça que proíba citação do Movimento no programa eleitoral de Valadares Filho (PSB). O objetivo é impedir a divulgação da ação movida por José Carlos Machado (PSDB) para não pagar IPTU em Aracaju, mas em São Cristóvão. Essa posição do tucano acabou chegando ao Supremo, que vai decidir a qual dos dois municípios pertence o Mosqueiro.

Na Polícia

Os professores de Itabaiana colocaram o prefeito e candidato à reeleição Luciano Bispo (PMDB) na Polícia. Sem receber salário há um bom tempo, os educadores informaram na queixa-crime que estão trabalhando sem pagamento e pediram providência contra o peemedebista. Também decidiram cruzar os braços até que a “grana” deles seja depositada. Isso não é nada bom para um prefeito que está em campanha.

Non grata

A Folha de São Paulo publica hoje que advogados do PT fizeram duros ataques aos ministros do Supremo Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa e ao procurador Roberto Gurgel. Para o grupo, o trio subverteu a ordem do STF ao "confundir" seus papéis. "Barbosa ainda não tirou a toga de procurador, Britto virou deputado, ao pretender legislar sobre temas, e o procurador é o próprio advogado de acusação", afirma o coordenador do setorial jurídico petista, Marco Aurélio Carvalho.

Bate forte

O prefeiturável Almeida Lima (PSB) não perde uma chance para bater em Alves Filho (DEM). Almeidinha postou no twitter que os eleitores não devem se indignar com ele, mas “com os corruptos, os ladrões do dinheiro do povo. Se você quer votar em corrupto, fique à vontade. É direito seu, mas o faça constrangido por votar em político processado por corrupção”. Misericórdia!

Do baú político

Derrotada na disputa para o governo de Sergipe em 1962 pelo ex-udenista Seixas Dória, a UDN de Leandro Maciel perdeu todos os espaços no poder. Acostumado a contar com a Polícia para prender desafetos e soltar aliados, o deputado federal e chefe político de Itabaiana, Euclides Paes Mendonça, criou a Guarda Municipal no município. Armados até os dentes e protegidos pelo chefe político, os guardinhas faziam e aconteciam na cidade. Sob o comando do tenente-coronel Solon, um udenista de quatro costados, a Guarda de Euclides vivia desafiando a Polícia Militar, até que um confronto em 1963 deixou feridos a bala Solon e o major Teles, tendo este morrido a caminho de Aracaju. Ponto, estava montado o palco para a tragédia. Dias depois, o filho de Euclides, deputado estadual Antônio Mendonça, tentou impedir uma manifestação estudantil e foi, juntamente com o pai, metralhado pela Polícia Militar. Com estas duas mortes, a Guarda Municipal de Itabaiana foi extinta.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais