Vem aí o blá-blá-blá!

Os aracajuanos vão começar a torcer pelos candidatos às eleições de outubro próximo. A grande maioria do eleitorado nem conhece ainda os postulantes, porém isso não será problema, pois a propaganda eleitoral gratuita vai apresentá-los como verdadeiros santinhos, recheados de propostas para resolver todos os problemas de Aracaju. Durante a campanha, teremos um desfile de figurinhas carimbadas no rádio e na televisão prometendo mundos e fundos. E os eleitores vão acreditar nas promessas, brigar pelos candidatos e votar neles, na esperança de ver a capital de Sergipe se transformar num paraíso aqui na terra. Nem precisa dizer que apurado os votos, os eleitos decepcionarão mais uma vez, enquanto o povo seguirá reclamando e prometendo se vingar dos demagogos e corruptos nas ainda distantes eleições de 2018.

Mãos ao alto

Uma das últimas vítimas da assustadora violência em Sergipe é o promotor de Justiça Virgílio do Vale Viana. Abordado por criminosos ao chegar em casa, na zona sul de Aracaju, o promotor foi alvejado com um tiro na perna e teve levado o carro e o revolver. Também ontem à noite, uma assessoria do deputado estadual Georgeo Passos (PTC) foi assaltada. Os marginais invadiram a casa dela, ameaçaram até crianças e roubaram vários objetos. Cadê a Polícia?

Tá limpo

A defesa do engenheiro Roberto Bispo (PMDB) garante que ele deixou de ser ficha suja estando, portanto, liberado para disputar a Prefeitura de Itabaiana. O moço foi vitorioso numa ação contra ele que tramitava na 5ª Região do Tribunal Regional Federal. Segundo os advogados Alexandro Argolo e Daniel Haack, com essa vitória, não resta nenhuma dúvida sobre a garantia dos direitos políticos do prefeiturável serrano. Então, tá!

Quem acredita?

Nem as cadeiras do Congresso acreditaram na bazófia contada ontem pelo ainda deputado Eduardo Cunha (PMDB), que não tem nada para delatar. Desde que o peemedebista teve o pedido de cassação aprovado pela Comissão de Ética da Câmara, algumas centenas de políticos não dormem direito. Eles sabem que para escapar da cadeia, Cunha vai dedurar muita gente graúda e metida a honesta. Alguém duvida?

Ingrato

E o deputado André Moura (PSC), líder ficha suja deste governo temerário, foi a ausência mais notada na coletiva do ainda presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Antes carne e unha do peemedebista, que o fez líder deste governo biônico, agora André Moura quer distância de Cunha. Alguém precisa dizer ao parlamentar sergipano que ingratidão tira a feição. Aff Maria!

Agenda eleitoral

De Fortaleza, onde se reuniu com diretores do Banco do Nordeste, o governador Jackson Barreto (PMDB) convocou uma reunião com sua bancada na Assembleia. Marcado para às 9h de amanhã, o encontro tratará sobre as eleições em Aracaju. Há quem garanta que JB vai bater o martelo sobre o pré-candidato a prefeito de sua preferência. No páreo, Zezinho Sobral (PMDB) e Edivaldo Nogueira (PCdoB) aguardam ansiosos pela reunião desta quinta.

Canto da sereia

E a bancada governista na Câmara de Aracaju aprovou ontem o demagógico projeto congelando o exagerado valor do IPTU. Os vereadores que disseram amém a mais essa jogada política do prefeito João Alves Filho (DEM), foram os mesmos que, em 2014, reajustaram o IPTU em mais de 300%. Agora, visando fazer média com o eleitorado, João congelou o valor do tributo, porém nada o impede de descongelar caso seja reeleito. Portanto, abra o olho!

PF no hospital

O que a Polícia Federal foi fazer no Hospital de Urgência de Sergipe quando o senador Eduardo Amorim (PSC) era secretário estadual da saúde? A pergunta está sendo feita nas emissoras de rádio pelo assessor de imprensa da Secretaria, jornalista Alberto Jorge. Alguém tem resposta para essa indigesta interrogação? Cruz credo!

Pires nas mãos

Prefeitos detalharam ontem, a grave crise financeira dos municípios para os conselheiros do Tribunal de Contas de Sergipe. Queixaram-se da queda de receita, do limite prudencial de gastos com pessoal, dos atrasos nos repasses de recursos de programas pela União e pelo Estado, dos débitos de parcelamentos da Previdência e da queda no Fundo de Participação dos Municípios. Apesar de tanto arrocho financeiro, os senhores prefeitos não abrem mão de disputar a reeleição. Quanto espírito público, né?

Pra ser político

Faça discurso bonito,
Diga que ama sem amar,
Coma qualquer porcaria,
Dê com a mão sem precisar,
E sem ter graça ria…
Somente para enganar.

A definição acima está no bem acabado cordel ‘O ladrão e o político’, do poeta José Augusto, de Mossoró (RN).

Saúde parada

E os profissionais de saúde da Prefeitura de Aracaju seguem de braços cruzados. Na próxima segunda-feira, eles promovem um ato público no centro da capital. Deflagrada há 21 dias, a greve cobra o atendimento das reivindicações salariais das categorias. Estão parados os dentistas, médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes de saúde, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e técnicos em nutrição. E os assessores de João Alves ainda dizem que a saúde em Aracaju é de primeiro mundo. Que lorota!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Folha de Sergipe, em 12 de março de 1908.

Resumo dos jornais

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais