Votação do impeachment pode ser hoje

As exaustivas sessões do Senado no julgamento do impeachment da Presidente D ilma Rousseff estão, afinal, chegando ao fim. O próprio Presidente da sessão, Ricardo Lewandowski, acredita que é possível fazer a votação ainda na noite de hoje, ou, no máximo, até amanhã. O depoimento da presidente afastada, anteontem, chamou a atenção pela memória da Presidente Dilma em citar leis e decretos em sua defesa. Foram mais de doze horas de depoimento, em que ela se mostrou firme e decidida. Dificilmente ai mudar algum voto contra a sua impugnação, mas que ela se saiu razoavelmente bem isto é verdade. Atrapalhou-se com alguns números mas nada  que prejudicasse o seu discurso. A performance de Dilma foi destacada na sessão de ontem da Assembleia Legislativa pela deputada Ana Lúcia, do PT.
Comércio faz convenção em Salvador

A 55ª. Convenção Nacional do Comércio Lojista, organizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (DNDL), começa amanhã, quinta-feira, em Salvador, mais especificamente na Praia do Forte. Vai reunir 3 mil comerciantes para discutir, durante 4 dias, o momento atual do varejo, sucessão nas empresas, desempenho da s empresas, etc. Comerciantes de Aracaju, Estância, Nossa Sra. Da Glória, Itabaiana e Tobias Barreto vão estar presentes ao evento. A finalidade da Convenção é promover o fortalecimento da classe lojista em relação aproveitamento e desenvolvimento de novos negócios, por meio da troca de experiências. O principal debate vai ser em torno da crise que se aprofunda no comércio brasileiro.

Salinização atinge povoados de B. Grande

A deputada Ana Lúcia destacou, em pronunciamento ontem no Legislativo Estadual, a situação gravíssima do município de Brejo Grande, onde vários povoados já estão sem água doce própria para o consumo humano. O processo de sanilização agravou-se este ano e poderá tornar a crise da água mais grave ainda caso a vazão do Rio São Francisco seja reduzida para 700ml  por segundo, conforme pretende a Chesf. Admite-se que esta vazão chegue a 500ml até o final do ano, o que, no dizer de Ana Lúcia, seria um tragédia. A deputada participou ontem a noite em Japaratuba da s comemorações do dia do Rio Japaratuba. “Mas, não há nada para comemorar, porque o Rio Japaratuba é dos mais degradados do Estado”.

Na AL não há quorum

As eleições são municipais, mas a Câmara de Vereadores está funcionando normalmente, com sessões bem movimentadas. Na Assembleia Legislativa é que as sessões são rápida s, geralmente sem número constitucional para funcionar. Desde a semana passada não há deputados suficientes para reunir as comissões técnica s, que chegaram a ser convocadas mas não puderam realizar as sessões, justamente porque não tinha quórum.

Territórios da Educação Patrimonial

As inscrições  para o curso Territórios da Educação Patrimonial em Sergie continuam abertas até esta quinta-feira, 31/08. Para se inscrever, os interessados devem acessar o portal da Secretaria de Estado da Educação e clicar no link do curso. Em seguida, o professor deve confirme sua inscrição junto à Diretoria Regional de Educação na qual está lotado. O curso será ofertado para professores da Rede Estadual em regência de classe e visa promover a formação continuada em Educação Patrimonial na modalidade de Educação à Distancia, com cara horaria de 160 horas/aula, distribuídas em ações presenciais e a distância. A aula inaugural ocorrerá no dia 1º de setembro no auditório da Biblioteca Pública Epifâneo Dória, das 8h às 12h. Será realizada então Mesa de Dialogos, com o tema Territórios da Educação Patrimonial em Sergipe.

Amanhã, o início da Semana da Pátria

Amanhã, em solenidade a se realizar na praça Fausto Cardoso, terá início a comemoração da Semana da Pátria, que prosseguirá até o dia 7 de setembro próximo. Na solenidade de amanhã, será concretizada a 80º. Corrida do Fogo Simbólico. Em decorrência das obras na praça Fausto Cadoso, o palanque para a recepção do Fogo Simbólico vai se instalar  no espaço entre a Escola do Legislativa e o antigo Palácio do Governo. No dia 7 de setembro, haverá o desfile cívico-militar. Participarão 24 escolas, sendo 20 da rede pública estadual e 4 da rede particular de ensino. As bandas escolares serão instadas a executar músicas marciais, deixando de lado os ritmos populares.

          …e para encerrar…

*** Os meus poucos leitores certamente gostam de cinema tanto quanto o escriba. Por isso não hesitamos em indicar-lhes duas estreias da próxima quinta-feira nos cinemas. No Cinema Vitória, entra uma raridade: um filme iraniano, “Nahid, Amor e Liberdade”, que é dirigido por uma mulher, Ida Panahandeh; e no circuito Cinemark, o filme brasileiro, “Aquarius”, dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho, com a internacional Sonia Baga, que foi aplaudido no último Festival de Cannes.

         ***

*** No dia 5 de setembro próximo, as 17h, a Assembleia faz sessão especial para entrega do título de cidadania sergipana, in memorian, ao professor Paulo Freire. A viúva do professor, Ana Fontes, virá a Aracaju para receber a comenda.

         ***

*** O deputado Luciano Pimentel registrou, da tribuna da Assembleia a passagem do dia dos bancários. Ele foi bancário por 36 anos e por isso conhece bem o compromisso do profissional bancário para o desenvolvimento do Estado e do Pais.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais