Votos nulos, velhas práticas e esperança

“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Besta quem pensa que a maioria do eleitorado é besta. A indignação com a classe política está exposta em todo país nas pesquisas de intenção de voto. Os percentuais de votos nulos e brancos serão os maiores da história democrática do país. E a culpa não é do eleitor, mas dos políticos e seus escândalos que nivelou todos por baixo.

E Aracaju não é diferente. As pesquisas, tanto as registradas, como as de consumo interno dos três principais candidatos, mostram a frustração de 

parte do eleitorado. Mostram também que boa parte da intenção de voto não é consistente. Uma parte significativa mostra apenas o nível de conhecimento de alguns candidatos.

Se o número de votos nulos e brancos será altíssimo, por outro lado, um percentual do eleitorado ainda não definiu em quem votará, não só para prefeito, mas para vereador.

O quadro político em todo país mostra que o eleitorado deseja mudanças radicais, segundo as pesquisas qualitativas.  E que está cansado dos velhos nomes, como ocorre em Sergipe, onde grupos políticos se alternam no poder em prefeituras – inclusive em Aracaju – e a toda eleição prometem mudanças que tiveram a oportunidade de realizar, mas nada fizeram.

Está mais do que claro que boa parte do eleitorado está cansada dos velhos políticos e das velhas práticas.

Só em 02 de outubro é que se saberá se as pesquisas qualitativas estão corretas com o eleitorado renovando a esperança e a fé num novo momento político.

Aracaju: Dataform registra pesquisa para dia 12
O Instituto Dataform registrou na última terça-feira, 06, no TSE, uma nova pesquisa para prefeito em Aracaju que será realizada nos dias 08 e 09 e será divulgada no dia 12, consultando 588 eleitores. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto no valor de R$ 5 mil.

Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.
A frase acima serve bem para definir a atuação situação econômica e a necessidade de desapego  do estado como um todo de empresas de algumas áreas. Para fortalecer a ação nas áreas da saúde, educação e segurança, o blog defende sim a privatização do Banese, Deso e Sergás, que já não é toda do governo. Só uma observação para os saudosistas de plantão.

Morre o petista Casagrande
Faleceu ontem, 07, Cícero dos Santos, conhecido como Casagrande, militante petista de Sergipe. Natural de Canhoba, ele era assessor do

Cícero Casagrande (foto retirada do facebook dele)

 deputado Francisco Gualberto, passou mal, foi para o hospital e não resistiu. O corpo está sendo velado no OSAF e o enterro será hoje, 08, às 16h, no cemitério São João Batista em Aracaju.

Atuação
O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, lamentou  o falecimento de Casagrande. “Lamento o falecimento do companheiro Casagrande, militante do PT, muito atuante nas lutas do partido, e me solidarizo com os seus familiares neste momento tão triste", afirmou.

Agenda cancelada
Casagrande, como militante petista, estava participando ativamente da campanha de Edvaldo Nogueira em Aracaju. Ontem, 07, a agenda da noite foi cancelada e também a panfletagem no inicio da manhã de hoje.

Ex-comandante da PM, Yunes desabafa: governo Jackson chegou ao fundo do poço, não existe mais hierarquia e disciplina
Uma declaração forte do ex-comandante da PMSE, coronel Yunes, ontem, 07, na TV Atalaia, balançou os meios políticos, após o desfile de 7 de Setembro. Yunes, que participa de um programa na TV Atalaia disse que o governo Jackson chegou ao fundo do poço e não existe mais hierarquia e disciplina.  No desfile dois principais agrupamentos (RP e COE) não participaram. O comando disse que foi porque eles fariam o policiamento ostensivo, mas a verdade é que os dois grupos também iriam protestar na avenida, como fizeram no treinamento.

Jackson entendeu como normal manifestação de um grupo de militares
Após o desfile, questionado pela imprensa o governador Jackson Barreto disse entender como normal a manifestação de um grupo de militares (policiais e bombeiros). Não se esperava outra coisa, Jackson é um democrata de formação e jamais iria pedir para reprimir ou punir os militares. O vídeo dos militares caminhando (sem marchar e prestar continência) na avenida se espalhou rapidamente pelas redes sociais.

Manifestação Sim! Protesto violento Não!
A Polícia Federal e a Polícia Civil abriram inquéritos para investigar o violento protesto, com agressões, sofridas pelo senador Eduardo Amorim e o deputado federal Jony Marcos no aeroporto de Aracaju na semana passada. O vídeo que circula nas redes sociais é claro que não foi uma manifestação com gritos apenas, teve empurrões e se não fosse a intervenção de um segurança do aeroporto as agressões seriam piores. Sem falar nos ovos jogados. Se isso não for agressão. E alguns dos meliantes já foram identificados. Obs: o direito democrático de expressão não existe para quem não respeita o direito dos outros.

Blog não tem medo de intimidação
Só um detalhe: não pense que usarão as redes sociais para intimidação deste espaço. Não conseguirão. Aliás, um lembrete:  Quem Não concorda com Opinião do Blog Não Precisa seguir não precisa seguir nas redes sociais. Simples, não?

Ex-vereador em presídio militar. Qual o motivo?
E depois de fugir da polícia por muito tempo o ex-vereador de Poço Verde foi recambiado para Sergipe e encontra-se no presídio militar. Qual o motivo? Estranho, muito estranho essa regalia para quem é acusado de vender dinamites para quadrilhas de roubos a caixa eletrônico. Alguém pode explicar?

Alese: Luciano volta com todo status quo, inclusive com subsídio retroativo
Com a recente decisão do STF – colocando limites na competência e alcance das decisões dos tribunais de contas quando se tratar das contas apresentadas por prefeitos (mudança na LC nº 135/2010) – desde a semana passada já era dada como certo o retorno do deputado Luciano Bispo a Assembleia Legislativa. Na terça-feira, 06, ele ganhou recurso ordinário no TSE, por unanimidade, e volta como se diz na linguagem jurídica com todo status quo, ou seja, mandato, cargo de presidência e subsídios retroativos ao período que foi afastado.

Vergonha
De Clarkson Moura: "Ó vergonha, onde estás, neste País, que não nos respondes?!"   (Parafraseando, "mutatis mutandis", a passagem bíblica).

Lagarto: Ex-prefeito Jerônimo Reis assume candidatura
O ex-prefeito de Lagarto, Jerônimo Reis, confirmou em entrevista ao radialista “Prefeitinho”, que será candidato a prefeito no lugar do neto, também Jerônimo que renunciou a candidatura no início desta semana. Toda documentação eleitoral está sendo preparada para o registro no cartório. A legislação prevê que as mudanças podem ocorrer até o dia 12 de setembro.

Lagarto: Valmir Monteiro consegue suspender condenação
Já o outro candidato a prefeito de Lagarto, o deputado estadual Valmir Monteiro, conseguiu no TJSE uma tutela cautelar de urgência suspendendo os efeitos de uma condenação proferida pela Justiça contra o parlamentar. Com isso, Valmir está apto para disputar a eleição enquanto a cautelar não for derrubada.

Em Frei Paulo, MP eleitoral pede impugnação de candidata a vice-prefeita
No município de Frei Paulo, o Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação da candidatura a vice-prefeita Maiza Prado Almeida do PSC. Ela é vice na chapa de Gabriel Lima, sobrinho do atual prefeito. O MP Eleitoral pede a impugnação porque como médica do município ela atendeu pacientes após o prazo de desincompatibilização.

Praça Luciano Barreto Júnior: cheia de cocô de cachorros das madames
Um dos bairros mais valorizados de Aracaju, o Jardins, tem na praça Luciano Barreto Júnior um depósito de cocô diário dos cachorros das madames. Quando não é a dona que passeia, são suas colaboradoras que raramente andam com os saquinhos para recolher as fezes caninas. Não respeitam o espaço público e ainda colaboram para proliferação de doenças. O leitor que tirar uma foto de alguma madame ou colaboradora pode enviar. Quem sabe com a cara de cocô exposta a vergonha chegue para elas.

Laura e Wellington Mangueira: dois sobreviventes da tortura militar no Brasil
No próximo dia 15 de setembro de 2015 acontecerá a palestra “Laura e Wellington Mangueira: dois sobreviventes da tortura militar no Brasil”. O evento será na sala 113 da didática V da UFS das 16:30h às 18:50h.

Núcleo de Estudos
O evento é organizado pelo Núcleo de Estudos sobre o Estado e a Democracia, coordenado pelo professor José Afonso do Nascimento e pelos seguintes organizadores estudantis: Luan Matheus Hora Santos, Italo José Nascimento Santana, Mylena Rodrigues Vieira Santos,Leonardo de Paiva Portugal, Débora Regina Nascimento Oliveira, Raquel Diniz Alves Fonseca, Luiza Oliveira Moraes Coelho e Nayumi Yogo Ferreira.Público-alvo: estudantes, professores, servidores da UFS e quem mais tiver interesse.

Trajetória
Laura e Wellington Mangueira formam um casal que tem uma longa trajetória na história política sergipana e brasileira. Tiveram uma importante militância estudantil secundária e universitária em favor das reformas de base e depois na luta contra o regime militar. Foram presos e barbaramente torturados, física e psicologicamente, em vários estados brasileiros e estiveram exilados na extinta União Soviética, além de terem feito parte da luta pela anistia política no Brasil e terem estado presentes na política progressista de Sergipe até hoje.

Clóvis de Barros irá ministrar palestra em Aracaju
O professor Clóvis de Barros Filho estará em Sergipe no dia 20 de setembro, uma terça feira. Irá ministrar no Iate Clube de Aracaju, a partir das 20h, a palestra Ética e Conduta nas Organizações Empresariais. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Sebrae em prol dos pequenos negócios.

Inovação
Suas palestras são proferidas de forma inovadora, sem uso de aparatos tecnológicos, confiando no seu poder retórico que, entre exemplos do cotidiano e divertidas histórias, consegue passar conteúdos filosóficos importantes de maneira bastante leve. Clóvis de Barros Filho é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país, e também no Uruguai, na França, no México, na Argentina, na Espanha, em Portugal, entre outros países.

Como participar
Quem quiser assistir Clóvis de Barros no Iate Clube de Aracaju deve procurar a Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, telefones (79) 2106-7765, 2106-7767 e 2106-7752, e-mail http://cursos@se.sebrae.com.br , portal http://www.se.sebrae.com.br

Itabaiana
No próximo sábado a cidade de Itabaiana irá receber um grandioso evento de moda, arte e cultura, o Itabaiana Fashion Day, organizada por Iolanda Barreto da Bellatrix Model e o presidente do Sindicato dos Artistas de Sergipe  (Sated) Ivo Adnil. O evento vai acontecer na CDL de Itabaiana no dia 10 de setembro às 19 horas, com apresentação de desfile, teatro e música e o melhor de tudo a entrada é franca!

PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro  Os processos no STF contra os políticos atravessam meses e anos parados. Será que suas excelências pensam 

que ninguém está observando?

www.twitter.com/arielpalacios Aviso 5:Mais uma vez,tenho q repetir q sou jornalista e não psicólogo para atender as neuroses que pipoquem na web(e ainda p/cima,de graça).

www.twitter.com/AllanGois  TSE libera os maus gestores, seria melhor acabar com essa instituição pois sobraria mais grana para os maus gestores.

www.twitter.com/joaocorrrea  Sempre que viajo sozinho sinto falta dos filhos e esposa. Isso é maravilhoso !! Se n sentisse a falta deles algo estaria errado.

NOTA DE FALECIMENTO – CICERO CASAGRANDE 

PELA JUVENTUDE DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE ARACAJU/SE.

Cícero dos Santos, conhecido por todos nós como “Casa Grande” ou “Big House” foi um militante do nosso partido, bastante aguerrido e querido em todos os setores da política Sergipana. Ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores em Sergipe, juntamente com outros companheiros e companheiras de luta. Foi firme em seus posicionamentos, como também foi bastante polêmico. Sempre esteve presente em todas as campanhas eleitorais, contribuindo com sua força de vontade e desejo de mudanças. Seus ideais sempre serão lembrados pelo seu modo singular e como tratava carinhosamente seus companheiros e amigos.

Descanse em paz, nosso amigo, companheiro, militante, forte, aguerrido e fiel ao Partido dos Trabalhadores. Obrigado por toda sua contribuição em vida, sempre presente em nossas atividades da Juventude, levando o seu conhecimento e dividindo conosco suas experiências políticas e humanas. Você irá fazer muita falta, mas sua estrela nunca deixara de brilhar em nossos corações.

#casagrandepresente

Fabiano Sant’Anna Santos

Secretário da JPT Aracaju

— 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DE SERGIPE – AMASE

A Associação dos Magistrados de Sergipe – AMASE, instituição que tem por escopo zelar pela defesa das garantias e prerrogativas da Magistratura de Sergipe e de seus Membros, em razão de notícia veiculada na imprensa acerca de denúncia supostamente ofertada pelo Ministério Público Federal em face de dois membros do Tribunal Regional Eleitoral, vem por esta informar à sociedade o que segue:

Conforme dispõe o artigo 121, § 2º da Constituição, os Tribunais Regionais Eleitorais são compostos por membros temporários, cujos mandatos têm duração de dois a quatro anos.

Cada estado da Federação possui um Tribunal Regional Eleitoral, com sede na capital, composto por dois desembargadores do Tribunal de Justiça, dois juízes de direito, um juiz federal e dois advogados, como preceitua o artigo 120, § 1º da Constituição.

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral citados na imprensa não são desembargadores ou juízes de direito, não fazendo parte, portanto, da Justiça Estadual de Sergipe, cujos membros compõem esta associação de magistrados.

Ressaltamos ainda, que esta nota destina-se apenas a esclarecer a circunstância apontada, sem fazer qualquer juízo de valor quanto ao mérito da notícia veiculada nos órgãos de imprensa; ao tempo que expressamos nossa confiança nas instituições responsáveis pela apuração dos fatos, no sentido de atuarem de forma isenta e célere, assegurando a todos os envolvidos o contraditório e a ampla defesa, sempre alicerçado no princípio constitucional da presunção de inocência.

Aracaju, 7 de setembro de 2016.

Antonio Henrique de Almeida Santos
Presidente da AMASE

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A inveja é assim tão magra e pálida porque morde e não come.” 1645 — Francisco de Quevedo, escritor espanhol, morreu em 08 de Setembro de 1645 (n. 1580).

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais