Festival Cinema pela Verdade exibe documentário na UFS

Durante os meses de maio e junho, as principais universidades do país serão palco para o primeiro festival ‘Cinema pela Verdade’, realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM) em parceria com o Ministério da Justiça, via Comissão de Anistia. O projeto vai levar para os quatro cantos do Brasil filmes nacionais que têm como tema o período da ditadura militar e suas conseqüências. Ao todo, o festival vai percorrer todas as 27 capitais federativas e passar por 81 universidades, promovendo exibições gratuitas, seguidas de debate com a presença de convidados e diretores/realizadores de cada obra.

Em Sergipe a primeira sessão ocorrerá durante a greve dos professores, no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (ADUFS), na próxima quinta-feira, 31, às 16h, com a exibição do filme Hércules 56. Em seguida haverá debate com a professora Célia Cardoso, do Departamento de História e a professora Ana Ângela, do Departamento de Comunicação Social.

Festival

O ‘Cinema pela Verdade’ foi contemplado pelo edital ‘Marcas da Memória’, da Comissão da Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos em geral com foco no período da ditadura militar no Brasil. O festival é produzido pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP), fundada em 2002. Nascido da bem sucedida experiência do projeto "Cinema em Movimento", rede nacional de agentes culturais, organizada em torno da distribuição gratuita de filmes brasileiros, o ICEM atua em todas as 27 unidades da federação.

Sinopse

Hércules 56 é um documentário de longa metragem sobre a luta armada contra o regime militar, focado no rapto do embaixador Charles Burke Elbrick, ocorrido na Semana da Independência de 1969. Em troca do diplomata foi exigida a divulgação de uma manifesto revolucionário e a libertação de quinze presos políticos, representantes à época de todas as tendências políticas que combatiam a ditadura. Banidos do território nacional e com a nacionalidade cassada, eles foram conduzidos ao México no avião da FAB Hércules 56.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais