Livro sobre artista José Fernandes será lançado nesta quinta, 16

0
José Fernandes sempre retratou temas regionais (Foto: Alvaro Bonfiglio)

O livro ‘José Fernandes’, do autor Marcelo Ribeiro, será lançado nesta quinta-feira, 16, no Museu da Gente Sergipana, pela Editora Oficial do Estado de Sergipe (Edise).

A publicação trata da vida de um dos maiores artistas plásticos do nosso Estado, José Fernandes Alves dos Santos, nascido no município de Lagarto, interior de Sergipe, no ano de 1959. A obra não apenas relata os 40 anos de carreira profissional desse grande desenhista e pintor, mas também fatos sobre a sua vida boêmia. Além do livro, na mesma ocasião será lançado o documentário ‘Zé um sergipano do Brasil’, de Paulo Lobo e Álvaro Bonfilho.

O autor consegue transmitir, com sensibilidade, as dificuldades que o artista enfrentou ao longo da vida até alcançar o reconhecimento e valorização para viver da sua arte. “A intenção foi de, modestamente, contribuir para que haja um maior reconhecimento do grande artista que é. Zé é um grande defensor das Artes (pintura e música, principalmente), uma pessoa extremamente solidária, simples, generosa. Amigo dos amigos. Um cara sempre solícito e bem-humorado”, disse Marcelo Ribeiro. Marcelo Ribeiro complementa dizendo que a obra é uma pequena contribuição para que outras pessoas tenham o privilégio de enxergar a pessoa humana que há por trás do grande artista.

As obras de José Fernandes sempre mantiveram seu foco a temas regionais e a valorização por corpos e rostos femininos, as feiras, os mercados e tudo que engloba esse cenário, como pescadores, peixes, cavalos e galos também estão presentes, e as suas pombas, marca registrada do artista, onde para Zé Fernandes a ave é “o símbolo universal da paz, do amor, da harmonia e da fraternidade”.

Fonte: Ascom Edise

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais