76 famílias continuam desabrigadas em Aracaju por conta das chuvas

76 famílias estão desabrigadas em Aracaju (Foto: André Moreira / PMA)

Depois de uma semana de muita chuva, aos poucos a capital vai voltando ao normal. O bairro mais prejudicado por conta das enchentes, o Jabotiana, já está com o trânsito normalizado e o nível da água baixando. De acordo com a Defesa Civil de Aracaju, o Largo da Aparecida continua sendo o local mais afetado, mas a água não está mais dentro das casas, apenas na rua.

“No final de semana a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) abriu uma via para melhorar o acesso da população, mas o nível da água baixou, na Ponte do Santa Lúcia tem pouca água, no JK a água está nas calçadas ainda, mas não mais nas casas, e no Largo da Aparecida a água baixou bastante, saiu das casas, mas ainda temos as ruas cheias. Desde a quarta-feira, 10, que a energia foi desligada, mas hoje já solicitei o religamento no Largo porque já há níveis de segurança para isso”, relata Major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Trânsito no Jabotiana está normalizado (Foto: André Moreira / PMA)

Nos bairros da zona norte, a exemplo do Lamarão, Cidade Nova, Soledade, Porto Dantas, apresentaram situações de deslizamento de terra e desabamento de casas. De acordo com a Defesa Civil, praticamente não há mais desalojados em Aracaju, já desabrigados foram contabilizados 76 famílias.

“Aos poucos tudo vai voltando ao normal, a recuperação é lenta, mas já estamos começando a fase de recuperação. Acreditamos que amanhã ou na quarta-feira o nível da água na Largo da Aparecida já tenha normalizado e vamos começar a fazer o serviço de limpeza na área”, diz.

Major Sílvio orienta a população que ao retornar para suas casas evitem o contato com a água acumulada para evitar a contaminação. “Notamos que as águas estão bastante contaminadas, muitos animais mortos, muito lixo foi trazido com a enchente, então as pessoas devem evitar o contato com essa água infectada. Para as famílias que perderam móveis e eletrodomésticos, separem esse material que as equipes da Emsurb farão o recolhimento para evitar o acumulo de lixo e proliferação de doenças”, explica.

Hoje e amanhã, por volta das 15h, o maré estará alta, chegando a 2.08 metros. A Defesa Civil alerta a população que mora próximo a canais que fiquem atentos. “Com a alta da maré a água pode voltar a ocupar as vias, as pessoas podem achar que a água voltará a invadir as casas, mas assim que a maré baixar o nível da água volta ao normal”, ressalta Major Silvio.

Campanha

A campanha de arrecadação de donativos e vestuário foi encerrada (Foto: André Moreira/ PMA)

A campanha de arrecadação de donativos e vestuário para os desabrigados foi encerrada na capital. De acordo com o Major, a população foi muito generosa e participativa. As doações estavam sendo recebidas na Estação Cidadania, em Aracaju.

“Recebemos muitas doações, todas as famílias desabrigadas receberam os alimentos e roupas, e o que não foi utilizado aqui mandamos para a cidade de Riachuelo que também foi muito prejudicada com a chuva”, conclui.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais