Abastecimento emergencial em barragem de Tobias Barreto é suspenso 

com as chuvas, nível da barragem subiu 6 metros (Foto: ANS)

Em razão das fortes chuvas ocorridas no Centro-Sul e Agreste sergipano, houve recarga significativa na barragem do Jabiberi, no município de Tobias Barreto. O nível da barragem, que estava em 8,75 m, subiu 6 m com as chuvas, faltando apenas 2,75 m para verter. Por essa razão, em conjunto com a Deso, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec/Seit) decidiu pelo encerramento gradativo das operações emergenciais de fornecimento de água tratada na zona urbana da cidade.

“Iremos reduzir paulatinamente a oferta de água com os caminhões, até que a água da captação esteja decantada e pronta para o consumo”, explica o cel. Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual. Ainda segundo ele, será feita uma nova avaliação da situação da seca no Estado, para então definir sobre a continuidade da Operação Pipa nas demais regiões.

De acordo com Carlos Anderson Silveira Pedreira, diretor de Manutenção e Operação da Deso, foi importante a união de forças entre Deso, Defesa Civil e as prefeituras de Tobias Barreto e Itapicuru na Bahia (vizinha de Tobias Barreto), para o sucesso da operação. “De fato, as chuvas desse final de semana permitiram uma segurança para a decisão em conjunto com a Defesa Civil de descontinuar gradativamente esse serviço emergencial. Porém, reforçamos que a Adutora de Itapicuru é uma ação permanente, com estudos para uma possível ampliação, e que precisamos do apoio constante da população no tocante ao uso consciente dos recursos hídricos”, pontuou.

Sobre as demais regiões, até que se conclua a reavaliação da Defesa Civil, a Operação Pipa permanece nos municípios de Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Gararu, Monte Alegre de Sergipe e N. S. da Glória. O Exército se soma à Defesa Civil nestes municípios e atende, ainda, com a Operação Pipa federal, os municípios de Frei Paulo, Carira, Ribeirópolis, N. S. Aparecida, Pinhão e Poço Verde.

Fonte: Deso

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais