Agosto Lilás: feirantes são orientados sobre violência contra mulher

O objetivo da ação é fortalecer a rede de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência (Foto: SMS)

Com o intuito de conscientizar a população para coibir atos de violência doméstica contra a mulher, a Prefeitura de Aracaju, por meio das Secretarias da Saúde (SMS), da Assistência Social e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a Guarda Municipal (GMA), elaborou ações intersetoriais para o Agosto Lilás. Como parte da programação, nesta sexta-feira, 6, foi realizada uma atividade para feirantes e clientes no Mercado Thalles Ferraz.

A proposta dessas ações intersetoriais é promover atividades integradas com o objetivo de fortalecer a rede de proteção e atendimento às mulheres em situação de violência. De acordo com a responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), Lidiane Gonçalves, a educação é uma das principais formas de mudar padrões sexistas.

“A ação de hoje reforça e contempla um dos eixos da Lei Maria da Penha, a prevenção e proteção. Trabalhamos para mudar essa realidade, com orientações seja aos profissionais seja à população sobre as formas de prevenção da violência contra a mulher, divulgando os canais de denúncias e locais para pedir ajuda, mostrando que ela não está sozinha”, explica.

Como denunciar

Para denunciar um caso de violência contra mulher, qualquer pessoa pode ligar para o 180 (Disque Denúncia sobre Violência contra a Mulher), Disque 181 (Disque Denúncia da Polícia Civil SE), Disque 100 (Direitos Humanos, que contempla violência contra Criança, Adolescente e Pessoa Idosa vítimas de violência doméstica) ou o Disque 190, indicado para emergências policiais.

A equipe conversou com feirante do Mercado Thales Ferraz (Foto: SMS)

Segundo a coordenadora de Direitos Humanos da Assistência Social de Aracaju, Edilaine Sena, os tipos de violência contra a mulher são diversos e o homem possui papel fundamental no combate, já que fazem parte deste problema. “Identificamos vários casos de violência, não só a física, mas psicológica, patrimonial e agressão verbal. É essencial orientar os homens sobre este tema, porque como o homem faz parte do problema, ele também precisa fazer parte da solução”, enfatiza.

Aprovação dos feirantes

O feirante Wiliam Silva disse já viu muitos exemplos de violência doméstica e, através das orientações que recebeu hoje, poderá falar a respeito com a sua família e amigos. “Muitas mulheres são agredidas e antes que algo mais grave aconteça é preciso tomar providências. O amor, que é um sentimento tão bom, não pode vir carregado de outros tão mesquinhos como a posse e o ciúme excessivo”, afirma.

A feirante Rosinete de Jesus afirmou que essas ações têm o poder de dar visibilidade à luta das mulheres no enfrentamento à violência. “A sociedade tem sofrido uma época de inúmeros retrocessos relacionados principalmente ao machismo. Essa ação trouxe à luz um problema que a sociedade quer esconder. Que esse mal que assola as casas de muitas mulheres possa ser solucionado”, disse.

Patrulha Maria da Penha

Em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, a Guarda Municipal, com a Patrulha Maria da Penha, criada pela Lei Municipal nº 4.480/2017, realiza visitas periódicas a mulheres que recebem medidas protetivas, configurando-se como mais um dos serviços da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

“Nosso objetivo é assegurar o cumprimento da ordem judicial e evitar a reincidência dos atos abusivos, bem como garantir o encaminhamento dessa mulher aos demais serviços ofertados pela rede. Esta parceria de hoje, vem acrescentar ainda mais o nosso alerta as mulheres”, relata a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Viliane Brito.

A programação das ações do Agosto Lilás terá sequência no dia 10 de agosto, às 9h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Anália Pina, para o grupo de gestantes. Depois será realizada outra atividade no dia 11, às 9h no Cras Santa Maria, agora para as trabalhadoras e usuárias do Centro. E as atividades serão finalizadas no dia 17, às 15h para alunos do Polo da Academia da Cidade no bairro 18 do Forte.

Fonte: SMS

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais