|
Manifestação ocorreu em frente à Catedral Metropolitana (Fotos: Portal Infonet) |
A Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Aracaju (Asapia) realizou nesta terça-feira, 24 – dia do aposentado –, uma manifestação contra o fator previdenciário e pela votação, em âmbito federal, de diversas leis que beneficiariam a categoria.
O fator previdenciário é um mecanismo feito pela Previdência Social para calcular o valor das aposentadorias. Ele leva em conta elementos como a idade do trabalhador, o tempo e a alíquota de contribuição, bem como a expectativa de sobrevida do beneficiado. O Projeto de Lei (PL) 3299/08, do senador Paulo Paim, extinguiria o fator – e é um dos documentos que os aposentados pedem que seja aprovado. O PL 4434/08, que cria um índice de correção que funcionaria acordo com o aumento do valor mínimo da Previdência, também é uma das demandas da Asapia.
|
José Augusto: projetos precisam sair da 'gaveta' |
“Queremos vir a público para que os deputados se sensibilizem e tirem os projetos da gaveta”, disse José Augusto da Silva, presidente da associação. “Se não quebrarem [o fator previdenciário], os que ganham três salários ganharam um em três anos. Todo mundo amanhã será um idoso”, comentou.
Acordados
O protesto ocorreu em frente à Catedral Metropolitana, onde era celebrada uma missa durante a tarde. “A missa é em prol dos aposentados, em comemoração ao dia”, informou o primeiro-secretário da Asapia, José Antonio da Silva. A ocasião acabou se tornando uma oportunidade para divulgar ideias. “O importante é chamar a atenção dos que não estão fazendo parte e mostrar aos políticos que estamos acordados”, acrescentou José Antonio.
A Asaipa foi criada em 23 de dezembro do ano passado – desde lá, já recebeu o pedido de associação de 380 pessoas, aproximadamente. As questões previdenciárias são apenas um dos temas pelos quais os integrantes do grupo se organizam – melhor atendimento em serviços públicos e privados, por exemplo, é um dos outros pleitos.