Aprovados em concurso da guarda prisional pedem apoio dos deputados

Ato ocorre na Alese (Foto: Sindipen)

Aprovados no último Concurso Público para Guarda Prisional de Sergipe realizaram um novo ato na manhã desta terça-feira, 25, em frente a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

De máscaras e munidos de faixas, a categoria solicita a convocação dos novos aprovados no concurso público e durante o ato, pede o apoio dos deputados para a criação de novas vagas no sistema prisional.

No início deste mês, os aprovados realizaram um ato com uma caminhada até o Palácio dos Despachos na avenida Adélia Franco.

De acordo com André Alves que é um dos representantes dos aprovados, o manifesto pede o apoio dos deputados para a criação de novas vagas. “O novo ato é para chamar atenção dos deputados para que o executivo crie novas vagas e mande para a Alese e ocorra a nomeação dos aprovados no concurso de agente prisional. Que o estado chame os concursados conforme sentença judicial que diz que deve ter um policial penal para cada cinco apenado”, conta.

André Alves pede a convocação dos aprovados (Foto: Sindipen)

O ato conta com o apoio do Sindicato dos Policiais Penais de Sergipe (Sindpen). Segundo presidente do Sindipen, Wesley Alves, o sindicato busca ainda a criação da Polícia Penal. “A gente solicita a criação da polícia penal, porque fomos incluído no art 144 desde a promulgação da emenda 104 de dezembro de 2019 e o Estado de Sergipe ainda não se adequou, mesmo tendo criado a comissão para a criação da polícia penal. O sindicato tem o entendimento de que para transformar a carreira dos atuais agente penitenciário em policiais penais não necessitava de criação de comissão e sim de transformar em uma PEC”, conta.

Governo

Por meio de nota, o Governo informou que “todos os candidatos da carreira de guarda prisional aprovados dentro do número de vagas previstas no edital do concurso, já foram convocados. Há uma decisão judicial recomendando que o Estado crie mais vagas, o que somente pode ser feito através de projeto de Lei que deve ser enviado a Assembleia Legislativa, com impactos em cenário fiscal. O Governo está realizando um estudo para definir futuramente tal medida”, concluiu.

O governo instituiu ainda a Comissão de Trabalho Técnico para oficialização da Polícia Penal de Sergipe que está em discussão.

por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais