“Foi assustador”, contou Giseli Guimarães, sergipana que mora na cidade de Torres Vedras, distante 50 km de Lisboa, em Portugal, sobre o terremoto registrado na madrugada desta segunda-feira, na costa portuguesa. O abalo sísmico, de magnitude 5.3 na escala de Richter, foi sentido por volta das 5h10.
Gisele contou que estava dormindo na hora em que os tremores iniciaram e, por causa do sono leve, acordou assustada. “Ouvi um barulho, quando acordei e olhei para o lado, as coisas estavam mexendo. Levantei, senti a casa tremendo e, logo em seguida, acordei meu marido. Foi assustador e imediatamente tentamos procurar os nossos agasalhos para sair de casa. O tremor durou de 15 ou 20 segundos”.
A sergipana conta que logo depois do tremor, buscou falar com os vizinhos e amigos, e também saber as notícias. Ela afirmou que muitos conhecidos também sentiram os tremores. “Estava tudo escuro, foi uma sensação de susto mesmo, de [querer] sair correndo, mas correr pra onde?”, completou.
Considerado um dos piores registrados no país na última década, os tremores foram sentidos em várias zonas de Portugal, incluindo a cidade em que a sergipana mora. A Proteção Civil do país confirmou que o abalo foi seguido de três réplicas, mas que não atingiu os critérios para ativação de planos especiais.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B