Campanha busca conscientizar homens sobre violência contra a mulher

0
O lançamento da campanha aconteceu na sede do MPE (Foto: Portal Infonet)

Com o objetivo de promover uma conscientização sobre a violência contra a mulher, o Ministério Público Estadual (MPE), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), lançou na manhã desta quarta-feira, 20, uma campanha intitulada “Homens pelo fim da violência contra a Mulher”. O MPE afirma que é de extrema importância campanhas que incentivem o combate ao machismo e todo tido de preconceito e discriminação em relação às mulheres.

A promotora explica a importância da campanha (Foto: Portal Infonet)

Segundo a promotora de Defesa do Consumidor do MPE, Euza Missano, a campanha do laço azul busca promover uma maior participação e conscientização dos homens. “Já que eles são parte do problema também podem ser parte da solução”, destaca. Ainda segundo Missano, embora as mulheres tenham conquistado muitos espaços e direitos ao longo do tempo é necessário reafirmar as conquistas para cada vez mais combate formas de discriminação e preconceito. “Lugar de mulher é onde ela quiser”, destaca a promotora.

Ainda durante o lançamento da campanha, Euza Missano contou um caso que a fez motivá-la a idealizar o projeto. “Por que surgiu essa campanha? No Canadá, um jovem de 25 anos, que morava em Montreal, entrou numa escola politécnica, pediu que todos os homens saíssem e exterminou as mulheres que estavam ali e depois se matou”, relembra. “Antes de se matar, ele deixou uma carta dizendo que no sentir dele mulher não deveria fazer curso de engenharia”, acrescenta. Diante de casos assim, a promotora ressalta que o órgão não pode se calar diante de fatos lamentáveis como este. “Precisamos combater veementemente quaisquer formas de preconceito. A campanha pede esse auxílio aos homens para que, juntos, se unam contra a violência que é diariamente sofrida por muitas mulheres”, enfatiza.

por João Paulo Schneider e Aisla Vasconcelos

Comentários