Caranguejo-uçá: primeira fase do defeso inicia no sábado, 11

O defeso inicia neste sábado, 11, e termina na próxima quinta, 16. (Foto: Arquivo / Portal Infonet)

A partir do próximo sábado, 11, se inicia o defeso do caranguejo-uçá em Sergipe e em mais dez estados brasileiros (Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia). Durante o período, considerado o de reprodução, estarão proibidos a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização da espécie no território descrito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Substituto.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Sergipe, o período de defeso durará até a próxima quinta-feira, 16, retornando no dia 10 ao dia 15 de fevereiro e, por último, no intervalo entre os dias 10 e 15 de março. Nesse estágio, é comum encontrar caranguejos machos e fêmeas fora de suas tocas andando pelos manguezais a procura de parceiros para o acasalamento e liberação de ovos.

No caso daqueles que possuem estoques da espécie, é necessário o preenchimento de uma declaração e posterior apresentação na sede do Ibama, localizada na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1548, bairro Capucho, Aracaju.

por Daniel Rezende

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais