Chesf anuncia fechamento das comportas nas usinas do Velho Chico

(Foto: André Schuler)

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou na última quinta-feira, 24, após mais de dois meses, o fechamento do vertimento, ou seja, o fechamento das comportas, nas usinas da cascata do Velho Chico. Segundo a Companhia, encerrada a operação especial em Xingó para realização do serviço de reflutuação da Canoa de Tolda – Luzitânia, as vazões passaram a ser praticadas no sentido de recuperar o nível do reservatório de Itaparica.

A partir de agora, segundo explicações da Chesf, as vazões serão totalmente turbinadas, sem vertimento, ou seja, o volume de água de saída do reservatório passará pelas turbinas gerando energia, em vez de passar pelos vertedores. Esse procedimento visa o reenchimento dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica ao final do período úmido, que se encerra no mês de abril.

Ainda de acordo com a Chesf, os reservatórios cheios, representam segurança hídrica para o período seco, que seguirá de maio a novembro, garantindo o atendimento à geração de energia e aos demais usos múltiplos da água na Bacia do São Francisco.

A Chesf ressaltou que a situação hidrológica é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões ora praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

A Companhia chamou atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do rio, durante o período úmido.

Relembre

Em janeiro, a Chesf anunciou o aumento da vazão na Usina de Xingó, na divisa SE/AL, e consequentemente, a cheia do Rio São Francisco. A situação teve relação com as fortes chuvas em Minas Gerais, que deixaram os demais reservatórios ao longo do Velho Chico operando no limite da capacidade. Em Xingó, a vazão chegou a 4.000 m³/s, maior patamar desde 2009. Diversos municípios ribeirinhos em Sergipe foram afetados.

Por Verlane Estácio com informações da Chesf

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais