Comunicação assertiva é fundamental para o sucesso nas vendas on-line

Empreendedores devem se preparar para usar as mídias digitais para negócios (Foto: Pixabay)

Faz algum tempo que as mídias sociais estão ganhando mais espaço no mundo dos negócios. Ambientes que eram apenas para entretenimento, hoje são responsáveis por boa parte das vendas de uma empresa ou pela totalidade dessas vendas. Com a pandemia, esse processo foi acelerado e a vontade dos empreendedores de entrarem no digital passou a ser necessidade, já que as vendas no e-commerce, segundo dados do MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), aumentaram 73,88% em 2020.

Os empreendedores estão usando cada vez mais as redes sociais para vender seus produtos e serviços, um ambiente que tem a circulação de milhares de pessoas e uma ferramenta acessível, principalmente para quem está começando e não tem muito recurso para investir.

Mas, não basta apenas fazer uma conta na rede social e começar a postar. É preciso se preparar, definir seu nicho de atuação, seu público e saber se comunicar. De acordo com o especialista em oratória e master coach, Anderson Gois, é fundamental ter uma comunicação ativa, clara e direcionada para conseguir chegar ao seu cliente potencial e conseguir vender.

“O palco hoje está na palma da mão. Os empreendedores devem entender, aceitar e se preparar para estar no meio digital. É preciso ter um nicho definido, ter clareza do seu objetivo e deixar isso claro para seu público. É fundamental também estabelecer suas metas, traçar estratégias e investir em ações para alcançar seus objetivos. Por isso, é necessário se preparar”, enfatiza.

Anderson Gois, especialista em oratória, diz que comunicação ativa é fundamental nas mídias sociais (Foto: Arquivo Pessoal)

Nas mídias sociais os vídeos são muito importantes, mas é preciso que o empreendedor saiba se comunicar com seu público para não ter resultados negativos. “É preciso ter cuidado com o que vai falar. Palavras tem cargas emocionais, então é preciso construir uma comunicação agradável para seu público. Eu recomendo para todo mundo que usa as mídias sociais para negócios, que faça um curso de oratória e de técnicas de persuasão, ou compre um livro de persuasão”, orienta Anderson que fala ainda sobre a necessidade de ter voz ativa nas mídias sociais.

“Tenha voz ativa, comunicação clara, assertiva, diga o que você faz. As pessoas não têm que decifrar o que você faz, você tem que dizer. Chame as pessoas para realizar a ação que você deseja. Compre, acesse, assista, leia, enfim, direcione seu público”, aponta.

Timidez

Para perder a vergonha de gravar vídeos, o especialista dá três dicas para melhorar a dicção, pronúncia, pausa entre as palavras e para reduzir os vícios de linguagem. “Um exercício simples que recomenda aos meus alunos é fazer durante 30 dias, uma leitura em voz alta durante 10 minutos, respeitando a pontuação e pronunciando todas as letras e sílabas. Lendo e exercitando a leitura vamos nos disciplinando a ler apenas o que está no texto, sem espaço para pausas e vícios de linguagem”, sugere Anderson que segue dando mais dicas.

“Outro exercício é gravar 10 vídeos por dia, durante sete dias, com o mesmo texto, de preferência um texto pequeno. Existem aplicativos de teleprompter que você vai baixar, colocar o texto e fazer suas gravações. Depois assista aos vídeos e note como você evoluiu do primeiro até o último vídeo. Outra dica é ler histórias infantis. Pega um livro e vai lendo a história de forma dramatizada, interpretando aquela história. Esse exercício te ajuda a ser mais expressivo e dinâmico durante seus vídeos”, garante.

 

Por Karla Pinheiro

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