Os membros do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estarão pela primeira vez em Sergipe reunidos para a assembléia do conselho nesta terça-feira, 9. De acordo com a representante da OAB de Sergipe na instituição, Glícia Salmeron, será discutida nesta visita a questão dos abrigos de crianças e adolescentes e o reordenamento desses espaços. Comissão de políticas públicas do Conanda discute questão da criança
Abrigos
Glícia informa que em Aracaju existem 11 abrigos, geridos pelo governo e por organizações não governamentais, que recebem crianças órfãs ou que estariam em situação de risco convivendo com seus responsáveis. Para ela, há a necessidade de se repensar esses espaços para que eles possam de fato oferecer um ambiente acolhedor para os jovens carentes, ao invés de contribuir para aumentar o trauma já sofrido por essas crianças e adolescentes.
“Os abrigos são lugares onde as crianças são esquecidas. É como se sociedade preferisse esconder o problema do abandono dos jovens jogando o lixo para debaixo do tapete”, avalia a advogada.
Como explica Glícia Salmeron, a assembléia do conselho iniciará seus trabalhos oficialmente a partir das 16h desta terça, 9, em audiência pública no Tribunal de Justiça do Estado. Antes, as três comissões que compõem o Conanda (políticas públicas, mobilização e articulação e orçamento e finanças) se reúnem no auditório da Ordem dos advogados do Brasil (OAB). À tarde, os conselheiros visitarão cinco abrigos públicos da cidade: Fundação Renascer, Cenam, Caçula Barreto, Sorriso e Casa Santa Zita.
A representante do Movimento Nacional de Meninas e Meninos de Rua, que compõe o Conanda, Júlia Deptulski, informa ainda que na quarta-feira, 10, serão iniciados os debates específicos da questão dos abrigos. Ela informa que na quinta-feira, 11, a assembléia será instalada de fato para discutir as questões ordinárias do conselho.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B